Projeto do IF-Sertão em Ouricuri ajuda escolas municipais a construírem Projetos Políticos Pedagógicos

0
Foto: Lídio Parente

O projeto de extensão ‘Assessoria às Escolas Municipais de Ouricuri para a elaboração de seus Projetos Políticos Pedagógicos’, orientado pelo professor de História do campus local do IF Sertão-PE, Andrey Borges Bernardes, foi concluído recentemente. Iniciado em 2019, teve duração de 18 meses, mas Bernardes tem trabalhado a elaboração de um Projeto Político Pedagógico (PPP) desde 2016 – através de outros projetos de extensão que contaram, ao todo, com três alunos bolsistas -, tendo a escola Pedro Teles de Oliveira, no povoado Passagem de Pedras, como a primeira unidade escolar assessorada por ele. Como obteve sucesso, o docente foi convidado pela Secretaria Municipal de Educação para expandir o projeto para outras 19 escolas municipais de Ouricuri.

De acordo com Bernardes, 20 escolas municipais concluíram parcialmente o PPP, contudo ele informou que o documento elaborado deve ser revisado periodicamente e, por isso, nunca será finalizado. O professor contou também que, após ouvir solicitações capacitações nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática foram realizadas pelos professores do campus Ouricuri, Elias Coelho (Língua Portuguesa), Jairo Quintans e Rivânia Lima (Matemática), para educadores das unidades escolares municipais. Houve também um registro fotográfico das escolas e material gráfico produzidos, respectivamente, por Lídio Parente e Milena Monteiro.

Bernardes não esconde a alegria pelo resultado do projeto. “Pessoalmente fiquei muito satisfeito. Em primeiro lugar, porque me permitiu conhecer mais profundamente a realidade municipal, incluindo os povoados da zona rural. […] Também foi positivo, pois houve envolvimento das equipes gestoras e sinto que o trabalho foi importante e significativo para muitas delas. Este tipo de coisa não tem como mensurar, mas a confiança, o respeito e a relação que estabeleci com algumas delas são, para mim, evidência da relevância do trabalho”. O docente também aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os servidores da Instituição que auxiliaram o projeto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome