Projeto do Coletivo Trippé doa livros a instituições e escolas de Juazeiro

por Carlos Britto // 30 de julho de 2021 às 21:34

Foto: divulgação

A coleção de mini livros dançantes ‘Coreografias de Bolso’, do Coletivo Trippé, estará disponível para acesso em bibliotecas públicas e comunitárias de Juazeiro (BA). Foram doados 420 exemplares, que também chegam às escolas municipais e estaduais, além de instituições sociais do município. A distribuição foi realizada ontem (29) pela Pipa Produções.

Folheando as páginas dos minilivros é possível assistir a trechos coreográficos dos espetáculos criados pelo Coletivo Trippé e seus 10 anos de história em formato de  “flipbook” – livrinhos que, ao paginar, revelam um filme analógico. A caixa da coleção também conta com elementos utilizados em cena, como tecidos de figurinos, material de máscaras e cenários, assim o público se aproxima das obras.

Um dos contemplados foi o Instituto Dona Raimunda, que atende 100 crianças no bairro Palmares e vizinhança. A gerente da instituição social Euzirene Oliveira diz que o material será utilizado como instrumento de arte-educação. “A gente acha muito importante receber esse material cultural, até porque pode ser utilizado com as atividades pedagógicas das crianças, é um suporte para as atividades que desenvolvemos. Esses livros com certeza vão ajudar muito”, afirmou após receber dois kits da coleção.

Ressu Barbosa, diretora da Fundação Lar Feliz – que atende 526 crianças em Juazeiro -, celebrou a iniciativa. “É de extrema importância. A gente agradece a doação desses livros que contribuem para a aprendizagem dos nossos alunos, despertando a curiosidade deles. Essa nossa biblioteca tem ajudado muitas crianças na questão da leitura e da interpretação, certamente esse projeto vai enriquecer ainda mais o conhecimento de cada uma delas”, afirmou, ao receber seis kits da coleção.

A Biblioteca Municipal Professor Aristóteles Pires de Carvalho e a biblioteca comunitária do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) receberam cada uma dois kits que ficam disponíveis para acesso da população. A rede municipal e a estadual receberam cada uma 22 kits, além das entregas de dois kits no IFBahia e na Uneb.

Foto: divulgação

Projeto

Para acompanhar as atividades do Coletivo Trippé, o público pode acessar seus perfis no Instagram (@trippecoletivo) e no Facebook (@coletivotrippe). O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *