Projeto de vereador pode representar um aumento na passagem de ônibus em Petrolina

por Carlos Britto // 03 de agosto de 2016 às 06:50

ônibus coletivo

Um leitor chamou atenção do Blog para o fato de Geraldo da Acerola (PT), aliado de Odacy Amorim, candidato à prefeitura, ter lamentado a decisão da Câmara de Vereadores de promover uma audiência pública sobre o projeto de lei apresentado por ele. É que o projeto, pelos dados que vêm sendo divulgados em relação ao sistema de transporte de Petrolina, pode representar um aumento de até R$ 0,50 no valor das passagens de ônibus.

O vereador quer obrigar todos os ônibus e vans que circulam na cidade a manter cobradores, mesmo nas linhas dos projetos, o que vai de encontro à decisão tomada pela Prefeitura de Petrolina, quando autorizou o último reajuste de passagens.

Naquela época a prefeitura determinou que as empresas oferecessem um desconto de R$ 0,20 sobre o preço das passagens pagas com o cartão BIP e cobrassem meia passagem aos domingos para quem usar o cartão. Para compensar, autorizou que um terço dos ônibus urbanos e a totalidade dos ônibus da zona rural circulassem sem cobradores. Então, se o projeto for aprovado esse custo seria repassado para a população, como sempre.

Comentário meu:

O projeto vem na contramão das iniciativas que estão sendo tomadas em várias cidades, inclusive no Recife, para reduzir os impactos da crise econômica sobre o valor das passagens. Em São Paulo (SP), governada pelo mesmo partido do vereador, a Prefeitura resolveu pagar essa conta pelo cidadão. Agora, às vésperas das eleições, o vereador propôs reincluir esse custo nas passagens. Assunto para debater na audiência é o que não falta.

Projeto de vereador pode representar um aumento na passagem de ônibus em Petrolina

  1. josefa maria disse:

    Vai procurar o que fazer vereador. Cobradores nas Vans. kkkkkkkkkkkkkkk Piada. Ainda bem que esse ai tá fora mesmo. Fora!

  2. Luiz Carlos disse:

    O povo merece um palhaço desse como vereador.

  3. Paulo Luna disse:

    Lá vem o PT com suas atrapalhadas!!! Isso já é Odacy querendo inventar!!!

  4. Popó disse:

    PTralha nunca mais…..

  5. Cego às avessas disse:

    A prefeitura não vai pagar a passagem pelo cidadão, é o próprio cidadão que vai pagar sua passagem via impostos, e o dinheiro vai sair de algum lugar do orçamento, pois pelo que se vê nas contas públicas da cidade de São Paulo, a coisa tá meio apertada por lá!

  6. pessoa comum disse:

    Na verdade que sobra nesta história de reduzir custos, é o cobrador que fica desempregado e o motorista que vai fazer o trabalho de dirigir e cobrar. Essas empresas de ônibus inventam desculpas de todo tipo pra ferrar com o usuário do coletivo, isso sim. Quem não anda de coletivo todos os dias, não deveria nem dar opinião, melhor calar pra não falar besteira. Impacto da economia e crise, são mais desculpas pro aumento da passagem que os empresários querem a muito tempo. Lembrem-se que a passagem é paga a vista, quando não é paga antecipadamente com os créditos dos cartões (BIP). Tem nada ha ver com politico ou partido, mas todos sabem que empresas de ônibus também financiam campanhas e vocês acham que o dinheiro sai de onde?

  7. roberto Henrique disse:

    Gostaria de informa ao desavisados que as empresas que estão praticando este acumulo de tarefas com os motoristas, estão infringindo a lei do código de transito, outra coisa que os coxinhas não si dão ao trabalho de entender é que as empresas opera em uma concessão publica e existem regras. a empresa que tem esta pratica esta explorando seus motoristas com a dupla função. gostaria destes que estão todos defendendo o contrario do projeto passasse um dia no lugar do motorista. ha não adianta tenta nos calar com palavras e opiniões tentando ridicularizar o vereador que o mesmo vai se manter firme com suas convicções. ha a chamada da matéria e uma afronta a nossa inteligencia quando diz que o projeto do vereador aumentara o valor da passagem. MENTIRA que falou que aumentaria a passagem foi o sindicato das empresas de transporte de Petrolina que sempre defende os reajuste maiores do que no justo, é tanto que das ultimas duas vezes o ministério publico fez o sindicato reduzir o reajuste.

  8. Apoiado disse:

    Devemos reconhecer que o projeto é muito bom, pois visa à SEGURANÇA da população, o que é o mais importante. Quanto ao aumento nos custos, cabe ao prefeito e aos secretários analisar a melhor forma de executar o projeto sem atingir o bolso da população. Não critico, pelo contrário, PARABENIZO o vereador pelo seu posicionamento em favor da população.

    1. Cego às avessas disse:

      É claro que vai atingir o bolso da população, não existe almoço de graça meu amigo, para financiar as passagens ele vai ter que tirar esse dinheiro de outro setor, ou aumentar os impostos de responsabilidade do município!

  9. Bem Atento disse:

    Pessoas, larguem mão das vendas e raciocinem: se tem a função cobrador, tem emprego. Se retiram a função do cobrador são menos vagas de emprego… Analisem a situação como um todo e não foquem afoquemnos gastos. Geraldo da Acerola, vc está de parabéns e realmente trabalha a favor da população!

  10. Beatriz disse:

    O vereador Geraldo da Acerola é e sempre será ao lado do povo. Pra quem opina sem ao menos se inteirar sobre o assunto, sugiro que dê uma lida na CLT e no código brasileiro de trânsito e veja as infrações cometidas ao dirigir e cobrar ao mesmo tempo. É no mínimo inadmissível e desumano, pois coloca em risco a vida do motorista, a segurança de pedestres e dos usuários dos transportes coletivos. A dupla função é ilegal acarretando diversos problemas ao motorista, até mesmo problemas de saúde. Esse acumulo de funções importa sobrecarga, superexploração, além do desemprego dos cobradores. Parabéns ao Vereador pela nobre iniciativa do projeto! Aproveito a oportunidade para parabenizar o Vereador por outra iniciativa louvável, onde o vereador foi autor do Projeto de lei que dispõe sobre critérios para embarque e desembarque de mulheres, fora da parada de ônibus, em período noturno nos veículos de transporte coletivo do Município Petrolina, onde todos os transportes coletivos a partir das 22:00 horas deverão parar para embarque e desembarque de mulheres nos locais indicados por estas, ainda que fora do ponto de parada, desde que respeitando os itinerários originais das linhas e os preceitos decorrentes da correta condução do veículo, esculpidos pelo Código de Trânsito. Sugiro ainda que o blog faça uma matéria para que as mulheres saibam dessa lei que já se encontra em vigor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários