Projeto de lei pretende incluir surdos no programa Bolsa-atleta do governo federal

0
Foto: Agência Senado

Um projeto de lei de autoria da senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP) pretende incluir as modalidades esportivas para surdos no programa Bolsa-Atleta do governo federal. A proposta está tramitando na Comissão de Educação, Cultura e Esporte.

“O objetivo é corrigir a falta de isonomia no tratamento das diversas modalidades esportivas de inclusão de pessoas com deficiência, sejam elas modalidade paralímpicas ou surdolímpicas”, explicou a autora.

Hoje, os atletas surdos não participam de competições Paralimpíadas, eles competem em um evento especial. A parlamentar explicou que o acordo entre o Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Comitê Paralímpico Internacional (PC), em 2001, para que as cidades-sede dos jogos olímpicos recebam também os paralímpicos, deixou de fora os surdos. O que segundo ela, não justifica a exclusão desses atletas de serem beneficiados pelo programa, já que a proposta não gera aumento de despesa. “Consideremos que tanto os atletas paralímpicos quanto os atletas surdolímpicos devem possuir as mesmas oportunidades de inclusão por meio do esporte”, declarou. (Fonte: Agência Senado)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome