Projeto ‘Afro Coletividade’ é encerrado em Petrolina com participação de integrantes na Casa Plínio Amorim

0

encerramento-afro-coletividade-casa-plinio-amorim

Um evento realizado na manhã desta terça-feira (29), durante a sessão da Casa Plínio Amorim, marcou o encerramento do 1º Projeto ‘Afro Coletividade’, idealizado em homenagem ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro). A iniciativa consistiu de várias atividades culturais como forma de estimular o debate em relação ao papel do povo negro na sociedade.

Representantes de vários segmentos do movimento negro de Petrolina – entre estudantes e líderes de entidades e conselheiros – compareceram ao evento, que foi proposto pela vereadora Cristina Costa (PT).

Cristina destacou a importância do Afro Coletividade, que segunda ela “veio para ficar”, sobretudo diante do atual momento do país. “A gente está vendo as políticas sociais, especialmente aquelas voltadas para a comunidade afro, serem desrespeitadas, e vendo crescer o preconceito no país. Temos de enxergar o negro como um ser humano que ele é. E nada poderia culminar com esse evento no Poder Legislativo para chamar a atenção dos vereadores para debater junto ao governo municipal, e principalmente o orçamento para o festival Afro Coletividade, que veio para ficar”, ponderou.

Avaliação

Idealizadora do projeto, a presidente da Fundação Afromoja e da Marcha das Mulheres Negras, Viviane Costa, reforçou as palavras da vereadora. Avaliando positivamente o evento, ela disse essa iniciativa partiu da comunidade negra e da sociedade civil organizada, e conseguiu atingir seu objetivo. “Durante todo o festival tivemos a oportunidade de pautar as necessidades da população negra em Petrolina. E essa culminância hoje, na Câmara, só veio enfatizar isso. Viemos apresentar nossas propostas”, concluiu.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome