Programação do centenário da diocese é divulgada por Dom Francisco Palhano e Padre Givanildo José

por Antonio Carlos Miranda // 25 de setembro de 2023 às 21:16

Foto: Blog do Carlos Britto

A comunidade católica de Petrolina viverá um momento histórico neste ano, por ocasião do jubileu centenário da Diocese. A vasta programação, que acontecerá de 20 a 26 de novembro, foi divulgada na manhã desta segunda-feira (25) pelo bispo Dom Francisco Canindé Palhano e pelo responsável por todo o roteiro de atividades, Padre Givanildo José, em entrevista coletiva realizada na Cúria Diocesana, Centro da cidade.

A programação homenageará importantes personalidades que marcaram a história da Igreja Católica em Petrolina, a exemplo da Irmã Dourado, do Monsenhor Bernardino Padilha e do Padre Manoel de Paiva Neto. Os polos onde haverá vários encontros temáticos levarão os nomes dos religiosos.

Além dos momentos de fé e louvor com o congresso eucarístico, a diocese preparou também uma ação social que acontecerá na praça Dom Malan. A semana do jubileu será marcada ainda por missas, shows e alvorada festiva.  Comitivas de fiéis das 28 paróquias integrantes da Diocese, bispos, arcebispos e cardeais de todo o país devem vir a Petrolina para as festividades.

Já sendo chamado de “o bispo do centenário”, Dom Francisco Palhano se diz “um privilegiado” por presidir todo esse caminho, que culmina com o jubileu. “Estamos felizes em poder divulgar uma programação festiva que possibilitará a todos a emoção de ver os frutos da semeadura do Evangelho por uma Diocese centenária. Petrolina já se prepara com muita alegria para celebrar junto com seus filhos e todos aqueles que virão de outros lugares prestigiar o Jubileu do Centenário”, pontuou o líder religioso.

Logomarca

Durante a coletiva, Dom Francisco também apresentou a logomarca comemorativa do centenário da diocese. Inspirado no cruzeiro localizado na Praça Pio XII (mais conhecida como Praça do Galo), o brasão reúne cores distintas, fazendo uma alusão os continentes. Estão lá também as setas representando as paróquias; o Espírito Santo; o Sagrado Coração de Jesus; São José, o Patrono da Igreja; e Nossa Senhora Rainha dos Anjos. De acordo com o bispo, essa logomarca vai perdurar até agosto de 2024, mês de instalação da diocese (este ano as comemorações se referem ao centenário de criação).

Shows

Quanto aos shows, cujo palco será a Concha Acústica, atrações renomadas já confirmaram presença, a exemplo de Ana Clara Rocha e Ítalo Poeta, do Exército de Deus; Irmã Kelly Patrícia; Geraldinho e Comunidade Missão Resgate. Segundo o Padre Givanildo José, os artistas sondados já tinham conquistado espaço nas redes sociais, sobretudo durante o período da pandemia, levando a evangelização através de suas canções – o que facilitou fazer uma escuta junto à comunidade católica. “Não foi ideia minha, nem do bispo, mas nasceu de uma escuta sinodal de muitas pessoas”, revelou o padre, referindo-se à escolha desses nomes. “A Irmã Kelly Patrícia, mesmo, todo mundo queria que ela voltasse. Ela já esteve em Petrolina e faz um trabalho muito bonito nas redes sociais“, completou.

A programação na íntegra do centenário pode ser conferida pelas redes sociais (@diocesedepetrolina) ou no site da diocese, no link disponibilizado pelo Blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários