Programa ‘Orla Nossa’ melhora, em menos de 4 anos, oxigenação da água do Velho Chico em 600%

3
Foto: Ascom PMP/divulgação

Há quase quatro anos o cenário de poluição no Rio São Francisco vem mudando a partir do Programa ‘Orla Nossa’, implantado na atual gestão municipal. Com o trabalho de melhoria da qualidade do solo nas margens, a retirada de esgotos e o manejo do solo, o nível de oxigenação da água melhorou 600%. Isso possibilitou um ambiente mais favorável para a reprodução e manutenção da fauna local.

Para chegar a esse resultado, a Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) fechou 70% dos esgotos clandestinos. Ao longo do projeto, a prefeitura pode perceber um aumento no número de espécies de aves, além de capivaras e jacarés do papo amarelo, que são encontrados e se reproduzem no trecho – além das ações de peixamento em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf).

No início do projeto, em 2017, um índice alarmante de oxigênio diluído era de 1,3 mg/L; após tratamento realizado subiu para 8.1 mg/L. O índice adequado pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) é de, no mínimo, 6 mg/L.

O trabalho iniciou com 5 quilômetros de extensão, mas atualmente a prefeitura cuida de cerca de 12 quilômetros de faixa de terra ribeirinha, além de monitorar a qualidade da água e realizar peixamentos que ajudam a restabelecer o equilíbrio natural do trecho do Velho Chico.

Foto: Ascom PMP/divulgação

3 COMENTÁRIOS

  1. Esta matéria merece chamada nacional. A TV Grande Rio deve submeter à Globo esta reportagem. É um tema de interesse nacional, diria, mundial: o combate à poluição dos nossos rios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome