Programa direcionado a empreendedores realiza mutirão daqui a pouco em Juazeiro

por Carlos Britto // 31 de outubro de 2019 às 07:40

Centro de Juazeiro-BA. (Foto: Ascom PMJ/Divulgação)

A Associação das Cooperativas de Apoio a Economia Familiar (Ascoob), através da Cooperativa de crédito Ascoob Itapicuru, realizará em Juazeiro nesta quinta-feira (31) mutirão de cadastro para o programa ‘Ascoob Fortalece’. O estande será montado na Praça José Inácio (Praça da Misericórdia, no Centro) com atendimento a partir das 9h.

Os agentes também vão percorrer o Centro da cidade divulgando o Programa, que é uma forma de garantir crédito para comerciantes e empreendedores dos mais diversos segmentos. Trata-se de um microcrédito que pode ser usado como capital de giro, investimentos, aquisição de matérias-primas, equipamentos, visando a incrementar a produção nas propriedades rurais ou empreendimento na área urbana.

O acesso ao crédito pode se dar por meio de pessoa física ou jurídica, de forma individual, através de grupo comunitário (de 8 a 25 empreendedores) ou grupo solidário (de 3 a 7 empreendedores/as). O valor do crédito varia entre R$ 1.050 e R$ 5 mil, podendo ser pago em seis ou até 20 parcelas. Para realizar o cadastro é necessário apresentação de documentos pessoais, comprovante de residência e comprovante de renda.

Ascoob

A Ascoob foi criada em 1999 com o apoio das entidades ligadas aos movimentos sociais do estado da Bahia, a exemplo do Movimento de Organização Comunitária (MOC), Associações dos Pequenos Agricultores (Apaeb’s), dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Instituto de Cooperação Belgo-brasileiro para o Desenvolvimento Social (Disop Brasil). O objetivo é unir forças para o cumprimento dos princípios do cooperativismo de crédito, tendo por base o fortalecimento da economia familiar rural.

Já a Ascoob Itapicuru foi criada em 2000 e hoje tem atuação em algumas regiões do estado da Bahia. Em Juazeiro, a Cooperativa chegou em abril deste ano, por meio de Convênio do projeto de microcrédito em parceria com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia (Setre) e parceria com a Prefeitura de Juazeiro e Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários