Programa de Intercâmbio na Europa abre inscrições para estudantes, professores e técnicos da região

por Carlos Britto // 13 de janeiro de 2016 às 18:02

O projeto Ibrasil, que integra o programa ‘Erasmus Mundus – Ação 2’, está com inscrições abertas até 14 de fevereiro para estudantes, professores e técnicos interessados em realizar intercâmbio para cursar graduação, pós-graduação e capacitações técnicas na Europa. Os cursos disponíveis são nas áreas de Educação e Formação de Professores, e Engenharia e Tecnologia – além de áreas específicas para técnicos administrativos. O projeto conta com a participação de nove instituições de ensino superior europeias e 11 brasileiras, entre as quais a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).

Os interessados devem submeter suas candidaturas no site do Erasmus Mundus, em formulário próprio, que pode ser preenchido em inglês ou português. Na Página também está disponível o guia do candidato. As vagas são distribuídas em cinco categorias: graduação, doutorado, pós-doutorado, e qualificação para docentes e equipe administrativa. No ato da inscrição, o candidato deverá escolher uma modalidade de bolsa e até três instituições europeias de ensino que sejam membros do consórcio.

Para se inscrever, o candidato deve observar o Grupo de Destino ao qual pertence. O primeiro grupo é para estudantes de universidades membros do consórcio Ibrasil; o segundo, para os participantes em que a instituição não é membro; e o terceiro, para candidatos em situação vulnerável por motivos sociais e políticos. De acordo com a assistente de Relações Internacionais da Univasf, Célia Virgínia de Souza, o consórcio do projeto Ibrasil prevê três chamadas. Esta é a última.

Custeio

Todos os candidatos selecionados receberão um subsídio mensal para cobrir os custos, uma passagem aérea de ida e volta, seguro saúde, de acidentes e de viagem válido durante o período de mobilidade na Europa. Os valores do apoio financeiro são os seguintes:

Valores das bolsas
Estudantes de graduação – 1.000 euros/mês
Estudantes de doutorado – 1.500 euros/mês
Pesquisadores de pós-doutorado – 1.800 euros/mês
Membros da equipe – 2.500 euros/mês

Mais informações podem ser obtidas junto à assessoria de Relações Internacionais da Univasf, pelos telefones (74) 2102-7650/2102-7608.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários