Programa ‘Consultórios Itinerantes’ do HU/Univasf colhe bons resultados no Vale do São Francisco

1

programa-hu-univasf

Fruto de uma parceria entre o Hospital Universitário (HU)/Univasf e os Ministérios da Educação e da Saúde, o Programa Consultórios Itinerantes (PCI) vem conseguindo bons resultados na região. Criado em 2013, o projeto garante atendimento oftalmológico e odontológico a estudantes da rede pública no Vale do São Francisco. Para colocar a iniciativa em prática, o HU/Univasf recebeu um dos 71 contêineres destinados pelo governo federal a universidades federais do país. O equipamento funciona como consultório, onde são realizados os atendimentos.

O PCI beneficia estudantes dos programas de educação ‘Brasil Alfabetizado’ e ‘Mais Educação’. O objetivo é identificar precocemente problemas na visão e garantir a saúde bucal de crianças e adolescentes. O HU-Univasf recebeu oito consultórios e possui uma equipe formada por odontólogo, médico oftalmologista, técnico em saúde bucal, técnico de ótica e assistente administrativo. Além das consultas, o projeto ainda distribui óculos gratuitamente.

No mês de setembro os profissionais do PCI foram até o município de Lagoa Grande (PE), Sertão do São Francisco, em conjunto com estudantes do curso de Medicina da Univasf, e atenderam 81 alunos na escola Municipal Nossa Senhora Auxiliadora. Em Petrolina, a equipe visitou a Escola Eliete Araújo, onde foram atendidas 175 estudantes. As escolas municipais Ana Leopoldina, Paulo Freire e Luíza de Castro brevemente também receberão o projeto.

Já em Juazeiro (BA), desde o mês de junho último a equipe vem colaborando com as ações do ‘Caravanas da Saúde’ – projeto da Secretaria Municipal de Saúde que leva vários serviços aos bairros e distritos. Até o mês de outubro, foram realizadas 1.076 consultas. No dia 11 do mesmo mês foi realizada uma cerimônia para a entrega de 166 óculos a crianças e adolescentes atendidas pelo projeto. O evento aconteceu na Prefeitura de Juazeiro e contou com a participação do prefeito Isaac Carvalho, do vice-reitor da Univasf, Télio Leite, do gerente de Ensino e Pesquisa e do chefe da Unidade de Planejamento do HU, respectivamente Ricardo Santana e Thiago Amaral. Ainda estão em fase de elaboração mais 326 óculos, que estão sendo fabricados pela equipe do PCI, junto com o colegiado de Engenharia de Produção da Univasf.

1 COMENTÁRIO

  1. Infelizmente tem muito terceirizados, oculpando vaga de direito dos candidatos aprovados para Assitente Administrativo no concurso de 2014 que foi renovado por mais dois anos , isso é uma vergonha! Espero que alguém do HU possa dar alguma resposta sobre essa situação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome