Pesquisador demitido da Embrapa diz ter sido injustiçado

por Carlos Britto // 15 de maio de 2015 às 18:10

LOGO_EmbrapaO Blog recebeu longa mensagem do pesquisador Cherre Sade B. da Silva com críticas à Embrapa e a procedimentos adotados por seus gestores que resultaram na sua demissão, durante o estágio probatório, a apenas três semanas do término do  contrato de experiência de 90 dias. Ao final desse período, ele ganharia o direito de assinar “contrato por tempo indeterminado”.

Conforme Cherre Sade, no período probatório ele teve o desempenho avaliado com base em 8 atividades de campo e laboratório, tanto de pesquisa como de extensão. Segundo afirma, as notas conferidas o atribuíam um excelente desempenho, bem acima da exigência mínima estabelecida – que era de 70%.

Sem maiores explicações, sequer tive a chance de saber quais erros eu porventura cometera, e muito menos tive a chance de corrigi-los, como orientam as regras internas de admissão de novos empregados”, relatou.

O pesquisador informa que é entomologista graduado em biologia pela UPE (Petrolina), com mestrado pela Unesp (Jaboticabal-SP), doutorado pela USP (Piracicaba-SP) e pós-doutorado pela University of California (Davis, CA, EUA).

Ele relata que sua carreira teve início em um estágio na Embrapa Semiárido no ano de 2001. Em três anos como estagiário, diz que publicou “trabalhos científicos o suficiente para me tornar competitivo e ser aprovado na disputa por vagas de mestrado e doutorado de dois dos melhores programas de pós-graduação em Entomologia do Brasil (UNESP e USP)”.

Em 2009, se inscreveu e passou no concurso para trabalhar no centro de pesquisa localizado em Campina Grande (PB), a Embrapa Algodão. Em abril de 2014 diz ter sido convocado para assumir o cargo do qual “fui simplesmente descartado”, garante.

O caminho do pesquisador, então, foi recorrer à Justiça do Trabalho e, em abril de 2015, recebeu parecer favorável à sua readmissão. Contudo, segundo ele, a Embrapa recorreu contra a sentença “estendendo ainda mais esta situação tristemente ilógica e injusta”.

“Não tenho palavras para descrever como é ser demitido injustamente de um emprego para qual tanto trabalhei para conquistar”, lamentou o pesquisador.

Denúncia

Ele relaciona a sua demissão à denúncia que fez de um pesquisador da Embrapa Semiárido por uso sem autorização de trabalhos e de imagens de sua autoria. Na sua mensagem, Cherre explica que fez as denúncias “à Chefia da Embrapa Semiárido” e que alguns dias depois foi informado de que a “Chefia de Pesquisa da Unidade havia iniciado um processo de investigação”.

Garante, porém, que até o momento tem sido ignorado na sua busca por respostas à injustiça, a ponto de precisar recorrer a outras instâncias da Embrapa, em Brasília.

Contactado pelo Blog em busca de esclarecimentos, o chefe geral da Embrapa Semiárido, Pedro Carlos Gama da Silva, nos enviou uma nota dizendo reconhecer a reivindicação, mas prefere não tratar desse assunto de maneira pública, já que está sub judice. “Reconhecemos a legitimidade da livre manifestação do cidadão, reservando-nos o direito de tratar com a devida cautela a questão exposta, por ser matéria sub judice. Esclarecemos que a Empresa acatará qualquer decisão judicial por pautar seus atos pelo princípio da legalidade”.

Pesquisador demitido da Embrapa diz ter sido injustiçado

  1. Paulo Roberto disse:

    Nunca vi uma empresa descartar bons profissionais, se o fez deve ser por um bom motivo. O ambiente de trabalho é tudo numa carreira profissional, acredito não haver mais para este pesquisador, existem outras oportunidades de trabalho..boa sorte!

    1. Cherre disse:

      Permita-me apresentar-lhe Thomas Edison, Steve Jobs, J.K. Rowling, Walt Disney, Oprah Winfrey, Howard Stern, Lady Gaga, entre outros… Todos demitidos por “um bom motivo” após serem julgados incompetentes. (http://thoughtcatalog.com/rachel-hodin/2013/10/35-famous-people-who-were-painfully-rejected-before-making-it-big/)

      Muito obrigado pelos votos de boa sorte.

    2. Michel N disse:

      Caro Sr. Paulo Roberto,

      Em que mundo o Sr. vive? Empresas que descartam bons profissionais e mantem maus profissionais por motivos políticos, ideológicos e por conveniência são mais frequentes do que o Sr. parece imaginar.

      E, no caso exposto, ainda que haja motivo, não houve a demonstração da justificativa em nenhum momento – pelo descrito em todos os canais.

  2. Maria do rosario disse:

    Tenha paciência meu filho. Você não fez nada de errado. Conheci esse chefe e sei como foi o concurso dele. Meu filho ele tá com ciúme de você pois você passou num concurso verdadeiro. Lembro que ele era do quadro paralelo. Não desista meu filho.

    1. Cherre disse:

      Muito obrigado, Maria do Rosario. Seu apoio é muito apreciado. Fique com Deus!

  3. Maria do rosario disse:

    Oxe cade meu comentário

  4. Cherre disse:

    Permita-me apresentar-lhe Thomas Edison, Steve Jobs, J.K. Rowling, Walt Disney, Oprah Winfrey, Howard Stern, Lady Gaga, entre outros… Todos demitidos por “um bom motivo” após serem julgados incompetentes. (http://thoughtcatalog.com/rachel-hodin/2013/10/35-famous-people-who-were-painfully-rejected-before-making-it-big/)

    Muito obrigado pelos votos de boa sorte.

  5. Lima disse:

    Infelizmente no mundo em que vivemos vale mais quem mais tem (diga-se de passagem) publicar material alheio sem permissão e plágio, e ai, quem é mesmo o ruim da historia??? Estranho não!

  6. Carvalho disse:

    Tem algo errado com esss empresas.
    Vejo cotidianamente denúncias contra a CODEVASF, por exemplo, no que se refere à ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural – em que dezenas de terceirizados foram demitidos apesar da situação caótica dos produtores.
    E, para piorar, os 28 ATERs que foram aprovados no último concurso – e que estava sub-júdice – não serão mais contratados.
    A quem interessa esse caos? Eita governo apocalíptico, esse PT…

  7. José Gomes da Silva disse:

    O cidadão se considera competitivo com esse curriculum (Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/1233965363869417). Em qualquer país com ciência aplicada, esse curriculum seria bastante questionável para um profissional com treze anos de “preparação”. Eu me Imagino vendo o do pesquisador a qual ele atribui o uso de suas publicações e imagens? O Sr. Cherre Sade B. da Silva, é atualmente bolsista de PDJ-CNPQ na UFRB e seu endereço profissional é da UC-Davis (EUA). Porque será? Imagino que vergonha de admitir que atualmente é bolsista no interior da Bahia.

    1. Cherre disse:

      Prezado José “da Silva”,

      O que está em questão aqui é a ilegalidade da minha demissão e os casos de plágio que aparentemente estão sendo estimulados pela Embrapa. Meu “questionável” CV já passou por todas as avaliações que tinha que passar, e foi aprovado, não carecendo de seu parecer.

      Plágio não só denota imaturidade e pobreza científicas, mas também falta de ética, além de ser crime.

      Se o sr. tivesse realmente lido o meu CV antes de julgá-lo, teria notado que faço menção à UFRB nas 3 primeiras linhas deste currículo. Assim, de maneira alguma sinto “vergonha” da UFRB ou de ser um “bolsista no interior da Bahia”, e tampouco entendo porquê deveria te-la. E se o sr. acha que eu deveria te-la a vergonha é sua, não minha.

      1. Carolina Ferreira disse:

        Linda resposta. Viva o interior da Bahia.

  8. Tales Kalil disse:

    “Nunca vi uma empresa descartar bons profissionais, se o fez deve ser por um bom motivo” perseguição se encaixa em um BOM motivo?!

    O profissional demitido injustamente demonstrou ser um profissional qualificado para exercer a profissão. Observem rapidamente alguns pontos no currículo que foi mencionado na postagem.

  9. Lira disse:

    Ser demitido sem justa causa, ele com certeza não foi. Para ter sido demito necessariamente teria que estar no quadro da empresa. Ele simplesmente não cumpriu o estágio probatório conforme se esperava. Bom, para ser um bom pesquisador tem que trabalhar e mostrar resultados. Cadê os deles do mestrado, de Doutorado e de Pós Doutorado nos EUA? O cara que trabalha estudando aplicação de produtos químicos pesados à cravo de defunto, chega a ser no mínimo engraçado, não acham? Sr. Cherre, por que você não publica os resultados de suas brilhantes pesquisas? O que busca na justiça? Você é tão jovem, e já traz tantos problemas onde passa. Na Embrapa Semiárido, enquanto bolsista, liderou greve de bolsistas.Imagino que por onde passou, levou mais problemas que soluções. Recentemente você processou a Universidade da Califórnia, onde já recebeu uma boa grana. Assim prejudicando a imagem do estudantes brasileiros naquela instituição. Agora que ficar atirando em tudo e em todos. Imagino que quer mais grana, não? Eu sendo você iria trabalhar como a grande maioria dos pesquisadores da Embrapa faz. Inclusive trazendo soluções para a sociedade e não problemas.

    1. Cherre disse:

      Lira, você disse tudo: “Ele simplesmente não cumpriu o estágio probatório”. Foi exatamente isso que aconteceu. Eu não cumpri porque fui impedido de cumprir, mas logo isso se resolverá.

      Quanto aos resultados das minhas brilhantes pesquisas, você pode ir lendo os que já foram publicados enquanto mais novidades não saem. Mas vou logo avisando que o sr. vai precisar do Google Tradutor.

  10. geraldo moraes disse:

    Publicar na famosa PNAS é pra poucos. Essa revista é mais considerada que Science e a Nature. Parabéns. Contasse nos dedos os da embrapa que tem esse feito.
    Pessoas como Pedro NÉ não entende disso. Vive de promessas e embromação
    Não desista. Vc tem competência. A embrapa nas mãos desse povo tá indo ladeira abaixo. Vivem de chefias.

    1. Cherre disse:

      Geraldo, muito obrigado. Realmente, ter publicado na PNAS é um fato do qual muito me orgulho. Em breve publicarei outros e ficarei contente em informar-lhe. Um abraço.

  11. José Gomes da Silva disse:

    O cara é bolsista no Brasil e tem como endereço profissional a Universidade da Califórnia. Universidade a qual ele processou e levou uma grana. Esse é fera mesmo. Não entendi porque não atualiza eu endereço. Quer aparecer? Já conseguiu. Se ele trabalhasse em prol da comunidade científica, talvez, quem sabe, descobrisse algo interessante, que não processar e atirar pedras nos outros. O comentário do Sr. Geraldo Moraes, reflete bem os fatos, porém mostra que ele é um leigo no assunto e não conhece os fatos. Para quem conhece, foi o primeiro autor quem publicou no PNAS. Esse foi o ex supervisor dele na UC-Davis (EUA). Esse é uma Pernambucano arretado e não “abestado”. Por carona ele foi no artigo (talvez um consolo) para ele ficar calado e não processar a Universidade (fato inevitável). Para conhecer a trajetória do Cherre Sade, basta dar uma breve passada na Unesp em Jaboticabal, na Esalq em Piracicaba e na UC-Davis na Califórnia e perguntar sobre esse cidadão. Só Isso basta.

    1. geraldo moraes disse:

      Tão demitindo o rapaz por perseguição. Se processou a Uc Davis e ganhou é porque tinha razão. Os EUA não é o Brasil. Se publicou na pnas é porque tinha mérito. Coisa que P…ão sabe o que é. Quem fez plágio do trabalho? Algum protegido. A Embrapa ta ladeira abaixo com essa gente.
      Vai ganhar na justiça . Pena que … não vai pagar do bolso dele

    2. Cherre disse:

      José,

      “Pegar carona” em artigo da PNAS? Não, José. Não.

      Considerando o “processo”, o sr. já conhece essa história melhor do que eu, mas deixo os links aqui para os que ainda não sabem do que se trata:

      https://www.newsreview.com/sacramento/union-accuses-uc-davis-of/content?oid=17092187

      http://hosted.verticalresponse.com/979597/93d98b26eb/1440785891/2e10af8496/

      A UCD é uma universidade fantástica, mas cometeu um erro e está pagando por isso. Quanto ao meu ex-supervisor, o “pernambucano arretado”, sempre tive e continuo tendo admiração pelas suas pesquisas. Ele vem fazendo ciência de ponta já algum tempo e foi por isso que decidi trabalhar com ele. Mas ele quebrou muitas regras e também está pagando por isso. Não tenho culpa de nada. Foram ele e a UCD que cometeram erros. Se tivessem respeitado a lei, não precisaria haver punição. Simples assim.

      Lembranças à sua sra., seus filhotes e seus cachorros.

    3. Alyssa disse:

      wow, você não conhecer os fatos totalmente. O trabalho da Cherre elevou a qualidade do artigo, permitindo que o manuscrito fosse publicado em PNAS.

      Cherre merecia estar naquele artigo. Nos EUA nós não colocar os nomes no artigo para manter as pessoas tranquila. É assim que vocês fazem isso no Brasil?

      Se é assim que você publicar artigos e decidir autoria, suas publicações deve ser questionada.

    4. Mariah disse:

      Carona? como é que um pesquisador renomado vai dá carona? EUA não é Brasil não José Gomes da Silva.
      No Brasil predomina trem da alegria um publica e sai puxando o outro. Concorda?
      Se o nome do Sr. Cherre estar no artigo é porque ele participou.

  12. Adriano Romão disse:

    Estava assistindo aos comentários e vejo que, ser comparado com grandes nomes como Thomas Edison, Steve Jobs, Walt Disney entre outros, é querer demais. Com a Lady Gaga tudo bem, fico calado. Essa não tem nada a acrescentar… Estava buscando o grande feito desse renomado cientista e não entendi o porque uma instituição como a Embrapa haveria de contrata-lo. Caso isso for consolidado é a falência da instituição. O Brasil necessita de grandes cabeças pensantes. Ocupar o tempo com fatos como esse, seria perder tempo escrevendo os artigos das grandes descobertas.

  13. Josué Matos disse:

    Pelos comentários, o que se ver é mera inveja e desconhecimento de causa.
    Nenhuma estado probatório de concurso tem a finalidade de investigar os conhecimentos em 3 meses, tais conhecimentos são analisados em PROVA OBJETIVA e ANALISE DE TÍTULOS. Portanto essa retorica de que Dr. Cherre não teve capacidade de desempenhar atribuições durante o estagio é pura balela, quem já passou em concurso sabe dos itens dessa avaliação de estagio probatório: Assiduidade; Disciplina; Capacidade de Iniciativa; Produtividade e Responsabilidade. Nada de cunho de conhecimento técnico, e nem poderia, pois quem faz essa analise são as PROVAS OBJETIVAS.
    Para mim fica claro que é uma retaliação a suas contestações, coisa muito comum no serviço publico, perguntem a algum funcionário publico sobre o “cantinho do esquecimento” principalmente quando da mudança de direções das empresas.
    Fico triste pela demora em resolver a situação, mas a justiça prevalecerá.

    1. Cherre disse:

      Prezado Josué,

      Seu comentário foi muito apreciado. Muito obrigado pelo apoio e peço que não fique triste, pois, como o sr. mesmo afirmou, “a justiça prevalecerá”.

  14. Luanna Dias disse:

    Na minha opinião o Dr. Cherre, foi infeliz em se expôr de tal forma noticiando no blog sua indignação, pois nada de maior irá ocorrer a partir desta notícia. Ele foi imaturo ao denunciar outro renomado pesquisador por plágio, justamente no período probatório…foi um tiro no pé! Como o caso já está na justiça, aguarde a sentença final e se caso não for favorável a vc busque outras oportunidade, pois, afinal vc tem competência para tal. E na verdade nunca sabemos realmente o que está por trás dos desígnios de Deus. Boa sorte em sua jornada!

    1. Mariah disse:

      Renomado? se foi acusado de plágio…

  15. paulo henrique disse:

    Eu creio que o bom pesquiador, so recorre a uma denuncia quando relmente o assunto é importante e com fundamentos, se a justiça deu parecer favoravel ao Cherre é pq a denuncia faz sentido. Se a embrapa recorreu para negar o pedido da justiça, mais parece que o problema é de cunho pessoal por parte de alguem dentro da embrapa e nao por motivos justo.

  16. Adriano Romão disse:

    Pessoal,pronto! Fechado! Nos resta agora torcer para o sucesso do Cherre. Agora entendam, ao que parece, ele não deseja mais trabalhar na Embrapa. Vocês ficam aí torcendo para ele voltar para a Embrapa. Pois entendam (acho que não precisa desenhar). Ele insistentemente se compara com grandes nomes da história mundial, inclusive com a Lady Gaga, que foram demitidos tempos atrás por “um bom motivo” após serem julgados incompetentes. Todos deram a volta por cima. Hoje, sua grande maioria, são exemplo de superação. Quem sabe com tudo isso teremos um Lorde Gaga. Imaginem como o nosso pais seria lembrado em todo o planeta terra?

    1. Cherre disse:

      Adriano,

      O sr. está sendo injusto com a Lady Gaga (e comigo também, a propósito). Ela já foi indicada ao Grammy Awards 16x, tendo ganho 6x. Quando eu for readmitido, darei uma grande festa na qual as canções da Gaga estarão entre as mais tocadas. Desde já o sr. está convidado. Venha ser feliz na minha festa.

      1. Carolina Ferreira disse:

        Me convide please!! :)

  17. euler silva matos disse:

    Quem fez o plágio? Plágio é crime e a Embrapa tem que esclarecer. Se a demissão é resultado da denúncia de plágio, feita em 2009, quem assinou a demissão tem que ser punido. Que a Justiça fique atenta pois esse caso tá muito estranho e pode ter outras denúncias relacionadas ao caso.

  18. Ranieri Rios disse:

    Acredito que o Dr. Cherre agiu eticamente quando tentou relatar o que estava acontecendo com as publicações de sua autoria, e este se sentindo prejudicado resolveu denunciar, e denunciar algo que estar errado tem que ter um tempo certo para isso? Ou seja, você só pode tomar providências quando estiver realmente efetivado? Acredito que todos tenham senso do que é certo ou errado, e se a demissão ocorrida foi por que ele denunciou outro “profissional” renomado, vejo então que todos devemos reaprender sobre o que moralmente está sendo válido para essa empresa, se é o caráter ou tempo de serviço e benefícios trazidos à empresa independente se é de uma forma honesta ou não.

  19. Julio disse:

    Felizmente a justiça tarda mas não falha. É direito de qualquer trabalhador saber o motivo de ser “despedido”, se não houve motivo, nada resta como causa a não ser perseguição. Admiro muito colocar seus princípios acima de suas necessidades Sr. Cherre. Plágio é crime e independente do seu estado probatório, você o denunciou. Parabéns. Se a razão estiver do seu lado, certamente irá vencer.

  20. Robson Junior disse:

    Conheceço Cherre e sei de sua competência e de sua dedicação no desempenho de suas atribuições. Sou mestrando da Univasf e sei que no meio da pesquisa existe uma disputa e inveja desnecessária pois só impede o avanço do conhecimento e deve ser contidas, pois se é um profissional competente não tem a necessidade de derrubar o outro para conseguir seus objetivos.
    Então o que tenho para dizer a meu amigo Cherre continua nessa luta pois a verdade vai aparecer e a justiça será feita.
    Boa sorte e conte comigo!
    Abraços.

  21. Borges disse:

    Lamentável que as coisas tenham chegado a este ponto. As ideias devem ser expostas, mas sem ofensas e picuinhas, não acho que seja o local apropriado para lavar roupa suja.
    Que os fatos sejam apurados de forma correta e justa.
    O que se conhece de Cherre?
    Não estamos aqui para julgar suas qualidades ou defeitos, e sim discutirmos acerca de algo que tornou-se público após relato ao blog.
    Que mal há em fazer o que julgamos certo, justo? Isso não pode ser encarado como problema. Devemos buscar a concretização do que acreditamos ser o melhor para nossas vidas.

  22. Emilene Correia disse:

    Acredito que esse foi o primeiro caso de demissão da Embrapa. Convivo com muitos profissionais públicos e já vi e soube de muitos absurdos que alguns já cometeram, inclusive furto, agressão, uso de drogas, etc, e eles nunca foram demitidos, no máximo são “aposentados”. Esse caso é similar a história de Davi contra Golias e mostra até onde algumas pessoas são capazes de ir e ou fazer para prejudicar os outros (e detalhe é que normalmente essas pessoas são as mais erradas). Infelizmente esse é o nosso país. Ainda somos obrigados a ler postagens de pessoas que fazem comentários julgando o Cherre como “errado” nesse caso. Como alguém que é aprovado em um concurso nacional, passa na avaliação do período probatório é demitido sem justa causa e sem nem uma explicação plausível justificando a demissão, pode ser considerada errada?Me pergunto onde se encontra o senso de moral das pessoas. O Cherre, vem de umas das melhores universidades do país e do mundo, é um pesquisador competente e inovador e apenas está sendo punido, injustamente por ter a coragem de lutar por seus e nossos direitos. Mas enfim, viva a capacidade das pessoas de mover montanhas para prejudicar os outros.

  23. João Gabriel disse:

    Conhecendo o pesquisador Cherre como conheçconterrâneo a sua reputação acadêmica de excelência, devo dizer que ele não faz mais que o que deve ser feito. Aliás, ele cumpre inclusive com sua obrigação, vez que práticas de plágio e demissões ilegais são comuns no Brasil. As pessoas têm mais é que processar mesmo!
    A propósito, analisar a imagem de um pesquisador com base em processos que o mesmo venceu é de uma estranheza tremenda… lembra um patrão que, ao analisar a admissão de determinado empregado que faz valer seus direitos, afamado por processar aqueles que os negam, não o admite. Só teme quem deve. Se ganhou na justiça é porque estava certo.
    Questão de tempo, Dr. Cherre. Tudo será resolvido.
    Obs. Muito me orgulha, como sertanejo, ser conterrâneo de pessoas tão inegavelmente brilhantes como você. Também quero ir à festa onde tocará as músicas da Lady G.
    Abraço forte.

  24. Clóvis Sorgado disse:

    Cherre é um pesquisador fantástico, quem o conhece sabe disso. É um pesquisador jovem e talentoso, se destacando sempre por onde passou. Se foi demitido, é por inveja e perseguição. Mas tudo vai se resolver e a justiça será feita. No fim, Cherre vai voltar a trabalhar na Embrapa, fazendo muitas contribuições à ciência e à sociedade.

    1. Priscilla disse:

      Tive o prazer de conhecer Dr. Cherre e muito me entristece esta situação injusta que o mesmo está vivenciando. Trata-se da prata da casa, que deveria ser valorizado por ter conseguido tantas conquistas por mérito, esforço próprio. Só ele sabe quantas noites de sono teve que perder para se dedicar às pesquisas e aos estudos no geral, para depois disso tudo, ter este resultado; entretanto, acredito na justiça divina e abaixo dela, na justiça dos homens. Você é um homem corajoso e muito. Coragem, característica também presente naqueles personagens talentosíssimos citados acima, inclusive a Lady GaGa, em detrimento da dor de cotovelo de alguns. Comparar características comuns entre vcs é normal… Não estamos falando de deuses e sim de seres humanos que pensaram/pensam fora das caixinhas. Tô torcendo por você.

  25. Ethianny Oliveira. disse:

    Bom dia!!! Conheço Cherre e sei um pouco do fato ocorrido. Tenho certeza que será resolvido. Infelizmente no Brasil são poucos que tem coragem de lutar pelos seus direitos. Por isso vem acontecendo tanta injustiça! Esse cara lindo, espiritualista, inteligente, e novinho. Já é sucesso!!!! PARABÉNS!!!!!!

  26. Ton disse:

    Que a justiça seja feita, apenas. Muito delicada a situação. Só não compreendi como a Embrapa diz que vai cumprir a decisão judicial, mas recorreu quando a mesma deu um parecer favorável ao pesquisador demitido.

  27. Sophia Costa disse:

    Depois de ler alguns comentários cheguei a conclusão de que “os problemas” que Cherre levou são exatamente o que as grandes empresas não querem (gente lutando por seus direitos e pensando fora da caixinha), isso fica muito claro em comentarios de pessoas contra a sua atitude de procurar a justiça, não duvido da capacidade do pós doutor Cherre e, como o grande cientista que é, sei que não vai desistir do seu emprego e “procurar outro trabalho” como lhe foi aconselhado, boa sorte amigo.

  28. Carla Padilha disse:

    Muito me entristece tal matéria. No Brasil, diferentemente de outros lugares do mundo, nao há reconhecimento por meritocracia. Se destaca aquele que caduna com os interesses dos maiores, e nao aqueles que realmente possuem competencia e dedicaçao pra tanto. Conheço a trajetória do Cherre em Pircacicaba, da competencia e inteligencia dele, estou torcedo para que esta injustiça seja desfeita e que ele retome o quanto antes seu cargo. Força e fé.

  29. Juliana Viana disse:

    Todos os dias injustiças acontecem, e é admirável quando vemos que alguém luta contra contra elas.
    Parabéns por todos os seus passos, por toda a sua dedicação. Infelizmente coisas desse tipo acontecem, mas não devem ser aceitas. Com certeza justiça vai falar mais alto!

  30. Víctor C. disse:

    Já estagiei na Embrapa Semi-Árido há um bom tempo e sempre via o esforço e dedicação de Cherre Sade nas pesquisas e na ajuda aos pesquisadores, e isso, ele fazia ainda no tempo de estágio, com seus estudos e sabedoria chegou a passar no mestrado, doutorado e hoje ele é já um Phd, ele é um grande profissional, dedicou muito tempo da sua vida procurando melhorar tudo no ramo das pesquisas naquela empresa, não entendo o pq de estarem fazendo isso com uma pessoa que sempre lutou nesse mundo científico e por aquela empresa que hj não o consideram, a Embrapa está perdendo um grande pesquisador, o mundo científico, sei que não, pois ele tem gabarito para passar em todo concurso que fizer e para entrar em qualquer empresa de renome e que o respeite. Desejo muito sucesso a esse grande doutor e pesquisador que ajudou e ainda está ajudando há muitos estudantes e pesquisadores com as suas pesquisas e trabalhos publicados.

  31. Camila disse:

    Se o estágio probatório era de noventa dias e ele estava apenas no início desse período e tendo avaliações positivas, fica difícil a compreensão de tal demissão. O fato dele ter ganho em primeira instância na justiça comprova que há algo de errado com o caso. Que a justiça seja feita para que outros profissionais não sejam vítimas de retaliação e injustiça.

  32. Elson Rabelo disse:

    Igualmente pouco conheço sobre o caso, mas, conhecendo pessoalmente Cherre e sua trajetória profissional, envio meu apoio. Legalmente, a situação de estágio probatório não impede de fazer denúncia de um plágio, além de que, na minha opinião, nenhuma instituição ou discurso institucional é perfeito ou impassível a críticas. Sucesso a Cherre.

  33. Nivia disse:

    Conheci o pesquisador Cherre Sade durante o doutorado na Esalq.
    Uma das pessoas mais inteligentes que já conheci!
    Profissional de extrema competência. Tenho certeza que ele será readmitido.

  34. Alexandre disse:

    Pude acompanhar praticamente todo seu doutorado, Cherre Sade é um pesquisador extremamente criterioso, criativo e com proatividade, o tipo de profissional necessário para o avanço da ciência brasileira e digno de trabalhar na Embrapa.

  35. João Paulo Jucá disse:

    Muito irônico o Cherre sair da empresa logo após fazer uma denúncia de utilização indevida da sua imagem e trabalho. Cherre, conte conosco. Sabemos que você é honesto e faz seu trabalho com seriedade, afinal não é qualquer um que tem as qualificações que tu tens.
    Força, vai dar certo!

  36. Fernanda disse:

    Cherre é um pesquisador inteligente, dedicado e apaixonado pela ciência. Acredito que a Embrapa deveria se ater a essas qualidades importantes e considerar a investigacao de plágio de maneira neutra. Ao que parece existe uma briga interna (envolvendo vaidade e poder) desnecessária e que não deveria estar em questão. Espero que esse processo seja resolvido de maneira justa e imparcial.

  37. Jaboticabal disse:

    Tive o prazer de acompanhar parte da carreira do pesquisador Cherre. Dedicado, estudioso, esforçado, honesto, humano e brilhante em tudo que faz. Sempre se preocupou em se aperfeiçoar, vindo ao estado de São Paulo, estudando entre as mais renomadas Universidades e posteriormente indo ao exterior. Ganhou o prêmio de primeiro lugar de melhor apresentação de trabalho oral no Congresso Brasileiro de Entomologia, entre outros prêmios. Seus artigos contribuem e sempre contribuirão para o avanço da ciência no Brasil. Continue na pesquisa que é seu lugar.

  38. Lucas disse:

    Vixe…o Doutor Cherre gostar de Lady Gaga…kkk…sei não viu?

  39. Luanna Dias disse:

    Pessoal, só falei que ele deveria ter esperado mais um pouco pq nós moramos no Brasil e aqui o pau só quebra pro lado mais fraco….

  40. Alyssa disse:

    Como um ex-colega de Cherre de nos EUA, eu atestar que ele é um pesquisador brilhante e muito digno das publicações de prestígio ele alcançados na época ele estava em nosso laboratório. Embrapa cometeu um erro ao demitir de um investigador altamente motivada e produtiva. Eu gostaria que ele voltaria para os EUA, onde qualquer empresa iria sentir muita sorte para obter um entomologista tão talentoso.

    Com base na injustiça causado a ele na Embrapa e neste fórum realmente me deixa triste para o país do Brasil. O plágio é uma grande ofensa, digno de punição nos EUA. O fato de que um cientista mais velho e experiente ter cometido tal ato não seria tolerado nos EUA, especialmente não em um laboratório do governo, onde os cientistas devem ser mantidos a um nível muito mais elevado.

    Sim, ele processou a Universidade da Califórnia (onde trabalho) e os tribunais concordou com ele, concedendo-lhe a vitória no caso. Ao contrário do Brasil, nos EUA tomamos o assunto de abuso muito a sério e vai a tribunal para determinar justiça.

    Brasil rescindido Cherre porque se recusam a tomar a difícil decisão de buscar a justiça e fazer a coisa certa. Aprendemos que fazer a coisa certa nunca é fácil.

    Se o Brasil permite que questões como estas (plágio e retaliação/demissão) ocorrer, em seguida, a sua integridade em uma escala global será comprometida.

    Os EUA e outros países de ciência top vai ser muito felizes em oferecer cientistas como Cherre suas melhores posições.

    Desculpa pelos erros, obviamente eu não ser uma falante de português

  41. Erik Almeida disse:

    Qualquer um que tenha um currículo brilhante ficaria estarrecido em ser demitido sem mais nem menos. É gritante o quanto esta causa necessita de justiça, e logo! Mando-lhe vibrações positivas, Cherre! Boa sorte, não tenha medo de lutar a favor do que é seu.

  42. Thais disse:

    Cherre é uma pessoa muito inteligente, dedicado, honesto e excelente profissional!! Tive o prazer de trabalhar junto com ele na UNESP Jaboticabal durante o seu mestrado. É uma pessoa de índole.

    Sei o quanto é apaixonado pelo trabalho. Podemos ver pela sua trajetória nas mas renomadas universidades. Será resolvido tudo isso sem grandes problemas.

    Sucesso Cherre!! A pesquisa precisa de pessoas como você!!

  43. Carla Sandra disse:

    De perto ou longe sempre acompanhei a pessoa e profissional que é o Cherre. É um apaixonado pelo que faz, do contrário não teria avançado e/ou se destacado tanto como pesquisador. Apesar de viver em um país onde a justiça corre a passos de tartaruga, creio que sairá vitorioso. Admiro sua força e coragem para lutar e não desistir do que por direito é seu. Quanto mais nos calarmos diante das injustiças, mais estaremos mostrando o quanto somos coniventes com os erros. Estamos contigo!

  44. Mariana disse:

    Trabalhei com o Cherre, uma pessoa maravilhosa, inteligente, prestativo, dedicado ao trabalho, uma pessoa muito profissional.

  45. Emerson disse:

    Pelo que percebi dos comentários acima me parece que há pessoas complacentes com a impunidade. O Dr. Cherre foi aprovado no concurso e isso é fato. A justiça deu causa favorável ao candidato após analisar as provas, o que indica irregularidade na demissão. Assim, os culpados pela demissão, caso confirme-se irregular, devem ser responsabilizados. Infelizmente os concursos para pesquisadores e professores universitários ainda são muito subjetivos e situações como essa ou parecidas ainda ocorrem.

  46. Tales Kalil disse:

    Além de um grande e respeitado pesquisador… Cherre Sade é uma pessoa que conquista todos ao seu redor. Meu amigo, estarei sempre ao seu lado e acreditando na pessoa extraordinária que você é. Você é bom naquilo que faz.. e isso desperta a inveja dos ruins e incompetentes. Injustiça e perseguição resume esse caso lamentável.

  47. Ianna Barreto disse:

    Alguns comentários simplesmente lamentáveis! Porém, não façamos propaganda para o que é da ordem do insignificante…
    Dr. Cherre Sade, tens meu apoio e com certeza de todos aqueles que, em algum momento, já fizeram parte da sua vida enquanto estudante e/ou profissional.
    Quem aprendeu a brigar por seus ideais desde muito cedo, jamais se deixará abater ou ser injustiçado sem ir à luta. Te admiro por isso!

    Não acomode-se jamais com as INJUSTIÇAS! Mas… acostume-se aos boicotes, ainda sofrerá vários. Com o currículo que tens, o que não faltarão são “profissionais” embriagados de inveja e medo…

    Boa sorte!
    Sempre na torcida,
    Ianna Barreto.

  48. Davi Alencar disse:

    Pelo pouco que o conheço, vi que ele é uma pessoa íntegra e não faria isso se não estivesse com a razão, tanto que a justiça deu ganho de causa a ele. Boa sorte Cherre nesse seu embate.

  49. Rosamara Coelho disse:

    Desde o início da graduação, na Universidade de Pernambuco Campus Petrolina, ouvi diversos professores falarem do excelente desempenho e dos méritos adquirido por Cherre, de modo a nos motivar na nossa caminhada acadêmica. Em muitas aulas, das mais diversas disciplinas, escutava atentamente os meus professores falarem que deveríamos perseverar, que mesmo com as dificuldades nós tínhamos um exemplo a ser seguido, que os nossos objetivos poderiam sim ser alcançados. Durante o meu estágio de iniciação científica na Embrapa Semiárido, ouvi muitos profissionais falarem positivamente do querido Cherre, de tal maneira que adquiri uma imensa admiração e respeito por todo o seu trabalho. Tive o imenso prazer em conhece-lo, ainda na Embrapa Semiárido, e pude então confirmar que todos aqueles elogios que eu ouvia do Dr. Cherre eram de fato verdadeiros. Me alegro com suas conquistas e não consigo compreender tamanha injustiça. O que eu posso dizer Cherre é que conheço seu potencial e que você é digno de toda a minha admiração. Se eu for um pouquinho do que você é hoje, estarei bastante satisfeita. Que o Pai Celestial nos guie e defenda!

  50. Susana disse:

    Dr. Cherre Sade é uma pessoa estudiosa e dedicada. Sempre teve compromisso em tudo o que faz. Acompanho a sua trajetória e sei o quanto ele é altamente competente. Sempre se destacou em seus estudos, alcançando êxito em seus projetos. Altamente profissional. Entrou na Embrapa porque foi aprovado. Torço para que a justiça seja feita e todos os julgamentos imerecidos sejam retratados.

  51. Cândida Lima disse:

    Externo aqui minha tristeza em ver essa situação injusta. No Brasil, ser inteligente, dedicado e prestativo parece ser um defeito, tal motivo levou o D. CHerre etá longe do que é seu por direito.
    Vejo com isso a decadência que o Brasil se encontra na ciência. Parece ser mais proveitoso para uma empresa renomada como a Embrapa, permitir que COPIAS de trabalho sejam publicados a permitir que novas pesquisas sejam realizadas por um excelente pesquisador como o D. Cherre.
    Infelizmente a perseguição politica, a inveja, a falta de foco nas coisas importantes fazem com que a sociedade perca cada vez mais a oportunidade de ter bons pesquisadores, trabalhos que contribuam com a a ciência brasileira e internacional…
    É lamentável, a injustiça que estão fazendo com você Cherre, mas não tenha duvida, que a Embrapa perde muito mais.
    Sorte meu amigo, tudo vai dá certo!

  52. Cândida Lima disse:

    Retificação da frase : Os referidos plágios estão disponíveis na internet, ou seja, a “justiça” nem se quer fez o favor de solicitar a continuação da divulgação!

    Para: Os referidos plágios estão disponíveis na internet, ou seja, a “justiça” nem se quer fez o favor de solicitar a SUSPENSÃO da continuação de divulgação do material!

  53. marcos disse:

    Estava olhando esta matéria e é nítido que o tal pesquisador demitido fica fazendo comentários e respondendo-os achando que os leitores sao débeis mentais..este cara deve se tratar antes de querer trabalhar com pesquisa. Ridículo esta atitude de tentar enganar os leitores se faz isso com suas pesquisas a embrapa fez correto em expulsar profissional mau do seu quadro. Parabéns a embrapa.

  54. Paula disse:

    Fiquei indignada quando soube a história do Dr. Cherre. Alguns ignorantes acima estão discutindo sobre currículo, processo nos EUA, comparações com gênios ou gosto musical, coisas extremamente irrelevantes em relação ao fato de uma demissão efetuada por uma empresa brasileira do porte da EMBRAPA. Ele cumpriu com todas as obrigações enquanto estudante e teve capacidade de passar num concurso considerado difícil e para o cargo de pesquisador. Se passou, tem total direito de trabalhar na empresa. Muito me admira um pesquisador ser demitido antes de finalizar o estágio probatório, sem justa causa, por ter feito uma denúncia de plágio. Os dirigentes desta renomada empresa deveriam se orgulhar de terem em seu quadro, pessoas íntegras como Dr. Cherre. É uma vergonha a EMBRAPA recorrer de uma ação judicial que deu ganho de causa à vítima. Lamentável!

  55. Marcele disse:

    vaga conquistada por concurso público, mérito do candidato, não pode ser tirada sem nenhuma explicação, mas atitudes como essa mostram que as instituições públicas estão cheias de mentes fechadas e que acreditam que podem tudo, mas estão enganados, tenho certeza que a justiça será feita.

  56. Herica disse:

    Não tenho dúvidas da integridade moral e honestidade do Dr Cherre Sade. Não se chegaria tão longe , quanto ele chegou, sem ser pela meritrocracia. Infelizmente, nesse país as coisas não funciona como deveria, e não tenho dúvidas Dr Cherre que sairá vitorioso.

  57. Jaime Pereira disse:

    É Preciso ver essa situação de um ponto de vista mais crítico,
    Não se trata de uma relação patrão/empregado
    Onde o empregado tem que bajular o patrão ou caso contrário perde o emprego,
    Estamos falando de uma empresa com 40 anos de história, uma instituição pública respeitada por suas pesquisas e pesquisadores no mundo inteiro,
    E é justamente por isso que uma situação como está não pode ficar assim,
    Pois ela afeta você, seus filhos, e todos nós concurseiros,
    Não é fácil chegar aonde ele chegou, eu bem sei, quem estuda sabe!
    Imagina seu filho estudar, 5 anos ou mais, se dedicar, investir em cursinhos, livros, cursos e mais cursos, depois fazer uma prova competindo com outros jovens que com certeza também estudaram e sonham com o prazer de poder demostrar o seu conhecimento em uma instituição respeitada como a Embrapa, e depois sentir a frustração de ter o sonho interrompido sem sequer saber o motivo,
    Ai fico a me questionar palavras que meu pai sempre me falou,
    “não existe meio certo ou meio errado filho, o que é certo é certo
    e o que é errado é errado.”
    Independentemente de você gostar ou não de Cherre, cabe a você pensar…
    Está certo o que estão fazendo com ele?
    Estaria certo se fosse você ou seu filho?
    Uma coisa é certa, e não podemos negar, se ele chegou aonde chegou,
    é por mérito dele, do seu esforço e de sua capacidade,
    Ele não quer a oportunidade de ser amigo de ninguém,
    Afinal não foi para isso que ele estudou,
    Ele quer a oportunidade de poder desempenhar o seu papel como doutor e pesquisador, e como bem sabemos ele passou em um concurso, isso por si só já é uma prova convicta de sua capacidade intelectual.
    O que não podemos permitir, é o precedente criado por essa situação,
    E fico a me colocar no lugar dele, invejo a forma na qual ele relata a situação, falando de festa e de Lady gaga, qualquer outra pessoa já estaria em depressão, sem rumo.
    Pelo menos eu acho que estaria, se fosse comigo ou com um filho meu.
    Como concurseiro eu estou e acho que todos os concurseiros deveriam ficar de olho no desfecho dessa situação, não podemos permitir que isso aconteça de forma alguma, seja na Embrapa ou qualquer outra instituição pública.
    Não podemos permitir que o nosso sonho, o sonho de todos os jovens e brasileiros, seja alvo de intriga ou perseguições,
    Principalmente em uma empresa séria como a Embrapa.
    Vou deixar aqui registrado Cherre Sade, que mesmo sem o conhecer já o admiro por sua capacidade de trazer a tona esse problema, que como falei, afeta a todos nós que sonhamos em um dia ter a alegria que você teve ao passar no concurso,
    e que vou fazer o que puder para divulgar a sua frustração como sendo minha, para que isso de forma alguma volte a acontecer, vou repassar para todos os concurseiros que conheço, advogados e promotores com o objetivo de que se faça a justiça, e que mais que isso, que situações como estas não se tornem práticas comuns, afinal estamos falando do meu, do seu e do sonhos de todos que estudam , se dedicam e sonham em um dia se tornar policiais, pesquisadores, professores, juízes, com o objetivo comum de fazer o melhor por sua cidade, pelo seu país e pelo seu povo. Estamos juntos rapaz, não desanime! estamos de olho!
    estamos de olho!

  58. Mariana disse:

    Cherre é um dos profissionais mais direitos que já vi! Pesquisador inteligente e criativo! Não reluta em ajudar um colega de trabalho ou um amigo! Realmente esta situação é bastante incomoda, porém, desde já, nos faz abrir os olhos e deixar a ilusão de lado. Toda instituição tem problemas e é tomando consciência deles que podemos fazer algo a respeito. Te admiro muito, Cherre, pela sua coragem e paciência! Tudo de bom e que ocorra o melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários