Especialistas da região alertam contra acidentes com queimaduras durante época junina

2

UpaeCom a proximidade do São João, comemorado no dia 24 de junho, a Unidade de Pronto Atendimento e de Atenção Especializada de Petrolina (UPAE), juntamente com os Hospitais Dom Malan (HDM) e Regional de Juazeiro (HRJ) – amos geridos pelo Imip -, reforçam o alerta à população sobre os cuidados, formas de prevenção e o que se deve fazer em casos de queimaduras provenientes dos fogos de artifício e fogueiras.

Segundo a médica da UPAE, Monaise Leal, durante os festejos juninos a incidência de queimaduras aumenta nas emergências, principalmente com crianças, que ficam mais vulneráveis, assim como com os idosos e pessoas alcoolizadas. “Em casos de acidentes fazemos a abordagem com o paciente, classificamos se a queimadura é de 1º, 2º ou 3º grau, aplicamos a medicação para aliviar a dor, em alguns casos fazemos a hidratação venosa. Depois observamos se houve comprometimento de outros órgãos, em especial o pulmão. Todo o tratamento é feito de acordo com a lesão, extensão e gravidade“, avalia.

O HRJ é referência neste tipo de atendimento na região. A clínica de Queimados da unidade recebeu 144 pacientes durante o ano de 2013. Desse total, 62 foram crianças. Nos primeiros meses deste ano já foram 46 pacientes internados para tratamento por conta de queimaduras. De acordo com o coordenador do setor, Hermes Willer, são justamente as crianças as mais expostas aos riscos. “As queimaduras em crianças representam 50% dos casos, e em sua maioria, acontecem em ambiente doméstico. A prevenção ainda é a melhor maneira de evitar este tipo de acidente.”, relata. (Foto: Ascom UPAE/divulgação)

2 COMENTÁRIOS

  1. SALÁRIO DIGNO PARA TODOS

    A verdade é que deveria ter respeito e valorização dos nossos profissionais, salário digno é assim:

    Graduado… Dr. Médico – 100%
    Graduado… Dr. Enfermeiro – 70% do Dr. Médico
    Graduado… Outros Doutores da saúde 70% do Dr. Enfermeiro
    Nível Médio – Técnico de Enfermagem ou outros da saúde – 50% dos outros Doutores da saúde
    Ensino fundamental – Auxiliar de Enfermagem ou outros da saúde – 70% do Técnico de Enfermagem ou outros da saúde.

    30 HORAS JÁ: ENFERMAGEM E TODOS – ÁREA DE SAÚDE

  2. NÃO SOMOS MACACOS!

    SOMOS TODOS DOUTORES…

    NÃO É ESQUISITO… Se colocam no crachá e na escala de serviço, Doutor antes do nome do médico, porque também nos outros DOUTORES (que tem Doutorado e/ou Resolução) não é feito igual? NÃO É MESMO ESQUISITO ?
    Não Sejam Preconceituosos e Injustos, RESPEITE-OS!
    O CERTO É ASSIM:
    Dr. José
    Biomédico

    Drª. Maria
    Enfermeira

    Dr. José
    Médico

    PRECONCEITO NUNCA MAIS!

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome