Professores já podem solicitar computador

por Carlos Britto // 23 de dezembro de 2008 às 06:00

Programa lançado pelo governo de Pernambuco começa a valer a partir de hoje. Os 26 mil docentes da rede estadual têm bônus de R$ 2.300 para comprar notebook. Procedimento é feito pela internet

A partir de hoje, os 26 mil professores da rede estadual de Pernambuco começam a escolher seus notebooks. Os computadores portáteis estão sendo disponibilizados pelo Programa Professor Conectado, que garantiu aos docentes bônus de R$ 2.300 no contracheque de dezembro. Mestres interessados em adquirir o equipamento devem acessar o endereço eletrônico www.portaldoservidor.pe.gov.br para selecionar uma máquina que atenda às suas necessidades. A professora de matemática Lucélia Amorim, 27, servidora do Estado há três anos, não vê a hora de comprar o notebook. A aquisição de uma máquina portátil já estava em seus planos, mas o alto custo adiava a compra. “Eu já estava pensando em adquirir o equipamento, mas andava meio sufocada”, disse ela, que leciona na Escola Estadual Engenheiro Lauro Diniz, no Ipsep, Zona Sul do Recife.

Lucélia enumera os benefícios que o computador trará na sua atividade profissional. “Vai me servir para digitar provas, organizar fichas para os alunos e preparar apresentações em datashow. Além disso, poderei fazer planilhas com notas. Com o recurso do notebook, a gente abre caminho para se livrar das cadernetas, pois o computador armazena tudo.” Segundo ela, os docentes ganharão em praticidade. “Antes eu fazia isso tudo somente em casa. Agora, vou aproveitar melhor meu tempo livre. Será muito mais prático”, comemorou.

O presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI), Joaquim Costa, informou que o procedimento de inscrição para solicitação do computador é simples. Para se cadastrar, os professores precisam da senha do PE Consig – a mesma utilizada para fazer empréstimo consignado. “Basta entrar no Portal do Servidor, clicar no link do Programa Professor Conectado, escolher a solução preferida entre as disponíveis e colocar o endereço residencial. Os professores receberão o notebook em casa. Eles fornecem o e-mail corporativo e recebem uma mensagem avisando a data de entrega”, explicou. A Secretaria Estadual de Educação (Seduc) montará pontos de apoio nas 17 Gerências Regionais, para que os docentes que ainda não têm senha possam fazer o cadastro. “É o maior projeto de inclusão digital do Brasil”, destacou.

Os fornecedores estão sendo cadastrados na ATI. De acordo com Joaquim Costa, mais de 15 empresas já demonstraram interesse em oferecer seus produtos. Para isso, é preciso assinar termo de adesão ao regulamento e anexar a documentação exigida. Cada empresa pode ofertar duas alternativas de computadores ao cliente. A portaria que regulamenta o credenciamento das empresas foi publicada no Diário Oficial do último dia 17.

Os computadores precisam ter no mínimo dois gigabyte de RAM, 80 de HD, teclado configurado no padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), placa de rede, leitor e gravador de DVD e índice de performance Sysmark Overall de 170, para garantir que os programas a serem instalados funcionem de maneira correta. Entre os softwares que devem ser instalados estão a licença do Educandus, a Enciclopédia Digital Multimídia UNO e o Dicionário Houaiss Eletrônico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *