Professores de Petrolina lançam crônica poética sobre a pandemia

1

Os professores Roberto Remígio e Vlader Nobre tiveram a ideia de lançar um livro reunindo depoimentos, em forma poética, de várias pessoas em diversos segmentos, sobre o momento mais dramático da história atual da humanidade: a pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Os dois trazem, para o Blog, os detalhes dessa obra. Boa leitura:

Em momentos de crise, há uma extraordinária oportunidade de nos ressignificarmos. A partir disso, como resultado de uma experiência de um tempo ímpar em nossas vidas, foi lançado um livro de poemas que tem se tornado um marco literário para a região do Vale do São Francisco. Trata-se da antologia de poemas intitulada ‘Versos em Pandemia: Retalhos de um Tempo’, idealizada e organizada pelos professores de Literatura Roberto Remígio, do IF Sertão-PE; e Vlader Nobre, da Universidade de Pernambuco (UPE).

No dia 16 de julho, o livro foi lançado oficialmente em uma Live no canal PROFVLADERNOBRE, disponível no Youtube.

A ideia inicial era reunir um grupo de pessoas que falassem, poeticamente, sobre seus sentimentos e suas percepções como recorte de um momento de conflito: a maior pandemia da história contemporânea. O objetivo do projeto era registrar um olhar sobre um tempo, os convites foram realizados pelas redes sociais, e, imediatamente, centenas de textos foram enviados, advindos de diversas cidades de muitas cidades que compõem o Vale do São Francisco. Em tais escritos, os autores expressaram sua visão a respeito do momento presente, um tempo de incertezas, marcado pela pandemia, pela avalanche de informações, notícias e boatos e, principalmente, pelo isolamento social que desencadeou diversas novas percepções sobre o modo de vida em sociedade.

A obra é uma síntese de vozes e estilos bastante heterogêneos: Poetas já com obras publicadas, Professores, Estudantes, Profissionais Liberais, Comerciários, Engenheiros, Jornalistas, Agricultores, Donas de Casa, Enfim, Poetas e Poetisas cidadãos do dia a dia, que, na experiência do isolamento, buscaram o alumbramento poético como refúgio para não no tempo perecer, para não enlouquecer, para continuar sendo e seguindo em frente.

Não é fácil enfrentar o absurdo desses terríveis dias de pandemia: muitas mortes por dia, incertezas políticas, caos socioeconômico, além dos efeitos psicológicos e existenciais (medo, angústia, tensão, ansiedade, depressão, solidão, distúrbio do sono, estresse, isolamento social).

A versão digital do livro (e-book) está disponível gratuitamente para acervos de bibliotecas públicas, escolas, universidades, entidades socioculturais, clubes de leitura e demais interessados. Quanto à obra física, o livro está sendo comercializado pelos autores ao preço de R$ 25,00, através de entrega no estilo drive-thru, e os endereços para contato são as redes sociais de Roberto Remígio e Vlader Nobre, pelo Facebook, Instagram, blog etnolinguagens.webnode.com ou ainda pelo telefone e WhatsApp (87) 98853-7110. (Texto: Roberto Remígio e Vlader Nobre)

1 COMENTÁRIO

  1. Eu me sinto feliz, grata, honrada. Por fazer parte dessa coletânea de poemas. Na qual deixamos nossas impressões , sentimentos e inquietações, desse momento que vivemos, onde alterou todo o percurso e sentido das nossas vidas. Adquiram, leiam! Prestigiem ! Abraços

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome