Professor e escritor de Serra Talhada lança livro de contos e prosas e lamenta falta de incentivo à literatura

por Carlos Britto // 02 de julho de 2016 às 21:35

Será lançado neste mês o mais novo livro do professor e escritor Paulo César Gomes, intitulado “As Duas Pedras” – sexto livro de autoria do serra-talhadense. A publicação traz uma coletânea de contos e de prosas escritas pelo autor ao longo da sua adolescência. “Para que a obra tivesse uma dimensão ficcional, utópica e metafórica, busquei em um monumento histórico o encaixe perfeito para concretizar esse simples trabalho. A Pedra do Reino, conhecida através do romance de Ariana Suassuna e pelo fanatismo sanguinário do movimento sebastianista, em meados do XIX, levou a barbárie ao Sertão pernambucano. A pedra foi o nexo poético que permitiu que os contos fossem publicados ao lado das prosas“, esclarece Gomes.

Conforme relato do professor Dierson Ribeiro, presidente da Academia Serra-talhadense de Letras e autor do prefácio, o livro traz à tona um gênero inédito na literatura nacional, que é o conto. “Prefaciar está obra é uma honra, um privilégio. É sobretudo uma grande responsabilidade, principalmente quando o autor vem se revelando como o grande nome da literatura e da pesquisa atuais de Serra Talhada“, comenta Ribeiro.

A publicação conta com o patrocínio cultural do empresário João Duque de Souza Filho, o ‘Duquinho’. A ideia inicial é que parte dos exemplares seja destinada a alunos do 3º ano do ensino médio.

Desabafo

Paulo César aproveita para desabafar em relação à falta de incentivo à literatura. Por este motivo, também vai destinar parte dos exemplares gratuitamente a bibliotecas de escolas públicas e a alunos do 3º ano do ensino médio.  “Infelizmente observamos que os jovens e a grande parte da população não conhecem as obras dos escritores de nossa cidade. A falta de políticas públicas que tornem esses trabalhos acessíveis acaba impedindo que a nossa literatura possa mostra a sua força e a sua qualidade. Por isso, parte dos exemplares serão doados gratuitamente às escolas, o que pra gente é mais um grito dos excluídos“, afirma. Mais informações pelos telefones (87) 99668-3435/99938-0839 e pelo e-mail: pcgomes-st@bol.com.br. (foto/divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários