Professor detona diretoria da Facape por realizar debate após assassinato de aluna: “Não tem sentimento, nem respeito”

18

celso francaEm e-mail enviado a este Blog, o professor da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), Celso Franca, detona a direção da instituição, que segundo ele, “não tem sentimento, nem respeito pela memória” da aluna Bruna Torres, de 19 anos, que foi brutalmente assassinada, juntamente com uma colega, ontem (5), numa área próxima ao Distrito Industrial de Petrolina. Consternado com o ocorrido, Franca diz que “falta serenidade, humanidade e até ‘simancol’ por parte da direção da Facape”, pois manterá hoje a faculdade na sua normalidade e promove, às 19 horas, um debate político com os candidatos a prefeito.

Acompanhem:

Eu, Celso Franca, professor da Facape, venho me consternar publicamente aos familiares das jovens Taiane e Bruna pelo brutal assassinato que ocorreu em nossa cidade.

O prefeito Julio Lossio baixou decreto com três dias de luto, e a Facape, através da sua direção, parece faltar com sentimento e respeito à memória da nossa aluna e seus familiares, quando mantém hoje a faculdade na sua normalidade e promove, às 19 horas, um debate político com os candidatos a prefeito.

Falta serenidade, humanidade e até ‘simancol’ por parte da direção da Facape. A faculdade precisa é dar explicações à sociedade para barbaridades que existem lá, como mensalidades absurdamente caras, repressão a alunos e professores, facilidades e vantagens estranhas para a direção, entre outros desmandos. Nesse momento que Petrolina chora, a faculdade chora por essas duas jovens, na qual uma delas era aluna e estagiária para pagar o curso, esse pessoal aproveita para aparecer e sair bem na foto. Pasmem com esse absurdo.

É por essas e outras que os alunos estão revoltados e admitem até mesmo invadir, para não deixar o debate acontecer. Eu só tenho a lamentar.

Celso Franca/Professor

18 COMENTÁRIOS

  1. O debate já estava marcado. O assassinato é assunto de polícia. São coisas distintas. Quer dizer então que, se ele morrer, a facape tem de ficar de luto por 3 dias e não dar aula? Dispensar os seguranças e tudo o mais pois, afinal, eles também estariam trabalhando lá dentro.

    • Concordo. E infelizmente isso vai acontecer mais vezes. E a FACAPE ou o Brasil vão parar ? O shopping fechou hoje sentindo dor ? Ou lojistas estão mais interessados nas vendas deles ?

  2. Acho que a manchete está equivocada. Dá uma ideia que o debate já ocorreu. O mais adequado não seria “manter o debate” ao invés de “realizar debate”?
    Cabe informar também que a Direção da Facape já suspendeu o debate, informou nesta manhã somente pq aguardava articular com os representantes dos candidatos a prefeito.

  3. Pedro, quem quer aparecer é você. Seu ridiculo!!!!! Tenha um pouco de compaixão nesse coração vazio e estúpido que você carrega. Ninguém poderia prever esse crime que infelizmente aconteceu. Deixar de dar aula e remarcar o debate é uma atitude totalmente humana que a instituição deveria ter. Respeito as pessoas é o que falta nessa sociedade. Que infelizmente está cheia de pessoas como você. Estúpidas e desnecessárias.

  4. Na verdade, desde ontem membros da Diretoria da Facape tem corrido, no sentido de prestar apoio às famílias, inclusive com intervenções junto ao IML e policia técnica. Pelo que me consta o evento estava marcado e hoje logo pela manhã foi cancelado, antes mesmo dessa notícia, justamente porque dependia de contatar as equipes dos candidatos. Acredito que o momento seja de união no sentido de prestar uma verdadeira solidariedade às famílias enlutadas.

  5. É com constrangimento que vejo a atitude de um professor (e de Sociologia) que se autodeclara candidato a cargo eletivo na Facape tentando fazer uso de um momento trágico como este. “Simancol”, Professor Celso, quem não tem é VSa. Respeite o clima de consternação da Instituição, dos seus colegas professores, dos alunos e principalmente das famílias das jovens assassinadas..

  6. A impressão que um cara desse passa é que fica sabendo do assassinato de uma aluna e imediatamente pensa “eh, beleza, vou lavar a jega, vou descascar a direção da faculdade, fazer discurso, melhorar a campanha…”

  7. Parabéns ao professor Celso Franca, pela sua coerência. Coerência essa que falta em muitos desses comentaristas, provavelmente, ligados a direção da faculdade que tanto o persegue pela sua coragem de bater de frente com a cúpula dos poderosos.

  8. O professor está corretissimo e respeita os alunos o que já não acontece com essa já falida “administração” que se não for renovada imediatamente tende fechar a Facape que hoje os financiadores pobres alunos pagam um absurdo nos poucos cursos que restam. Por ser uma autarquia e não pagar impostos como as particulares é inaceitavel continuar com mensalidades altissimas como Direito por exemplo que custa mais de 720,00 por mês. Acredito que essa faculdade está fora do objetivo social proposto . Os alunos estão cansados de tanto descaso e incompetencia, nepotismo e panelinhas enquanto o conceito no MEC está abaixo da media minima ou até foi reprovada no Enade. . É lamentavel que em um momento de luto necessário tenha esse tipo de discursão e gere tantos problemas . Precisamos de propostas concretas e respeito aos estudantes que muitas vezes são titulados como burros por professores pedantes e nada humanos e que não melhoram em nada a cada ano . PROPOSTAS para que a facape seja recuperada ou então ela vai FECHAR mesmo se continuar nesse ritmo que está.

  9. Corretíssima a atitude do professor. A vida tem mais valor que essa politicagem. Meus pêsames a família e vou torcer para que não seja mais um caso sem solução.

  10. Ta complicado essa Facape e sem rumo mesmo pois so vejo descaso e falta de comprometimento e quem chega para mudar para melhor é visto como uma ameaça. Os alunos estão organizados e agora exigem o que é de direito mesmo. Não é particular mas cobra como particular e para que diabos esse nome de autarquia ? É so fachada mesmo pelo jeito. Ta na hora de outra faculdade com direito e cursos melhores entrar na cidade mesmo pois somente a concorrência acabaria com isso tudo. Luto sim pelas meninas que infelizmente se foram e que Deus o tenha.

  11. Parabéns pela atitude Prof. Celso.
    Só depois que o Sr. sinalizou sobre o debate que aconteceria mesmo após a tragédia com nossa colega que a direção tomou a iniciativa de suspender o debate!
    Atitude corretíssima da sua parte!

  12. Facape ta com dias contados pois não tem direção e somente serve para poucos que beneficiam os amigos … criou-se ali uma especie de empresa particular para poucos. Pessoal despreparaddo e cheio de direitos e cargos acumulados e remunerados e os alunos pagam tudo isso. Ta na hora do Miguel mudar para valer isso pois esse que ta ai não é comprometido com o social e com os estudantes menos favorecidos que lutam por uma profissão. É uma autarquia com um fim social mas atua como particular e não paga impostos como uma faculdade particular.. Cursos estão caros para a realidade atual e notas do Enade são abaixo da média porque o ensino está em segundo plano mesmo por la . Vamos ver o que o novo prefeito vai mudar nisso tudo e tornar a instituição mais humana e decente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome