Produção familiar de queijo de cabra será ampliada no Pontal, em Petrolina

0

queijo-de-cabral-pontal

A produção familiar de queijo de cabra no Perímetro de Irrigação Pontal, implantado e gerido pela 3ª Superitendência Regional (SR) da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) na zona rural de Petrolina, será ampliada e fortalecida. A Queijaria Coletiva, da cooperativa de produtores do perímetro, está sendo estruturada com tanques, balança e outros equipamentos. O investimento de R$ 12 mil é oriundo do Orçamento Geral da União e destinado à Codevasf por emenda parlamentar, com vistas ao desenvolvimento regional.

A caprinovinocultura leiteira é desenvolvida por um grupo de 16 mulheres que fazem parte da Cooperativa de Desenvolvimento Agropecuário e extrativista do Projeto Pontal (Coopontal). O projeto começou em 2012, com apoio da Codevasf, que forneceu a assistência técnica e extensão rural (Ater) para qualificar o grupo de produtoras para a atividade.

Entre os equipamentos agora disponíveis às cooperadas estão um tanque de coagulação de leite com capacidade de 100 litros e outro de higienização de equipamentos com capacidade de 300 litros, uma balança eletrônica com capacidade para até 25 kg, lava-botas e lava-mãos individuais e bomba sanitária para transporte de leite.

A miniqueijaria foi implantada no prédio de uma antiga escola desativada. O produto já possui selo de inspeção sanitária municipal, obedecendo a todos os requisitos de vigilância. Como contrapartida à ação da Codevasf, a Coopontal irá fornecer 60 kg de queijo coalho à Escola Municipal Eduardo Souza, localizada no Povoado de Uruás, também na zona rural.

Melhoramento genético

Outra vertente de ação da 3ª SR Codevasf para fortalecer o trabalho da Coopontal é o apoio à estruturação da caprinovinocultura de corte, por meio do melhoramento genético em rebanhos caprinos e ovinos. No ano passado, os produtores da Coopontal receberam da Codevasf reprodutores caprinos e ovinos das raças dorper e boer, um investimento de R$ 3,7 mil oriundo do governo federal. (foto: Ascom Codevasf/divulgação)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome