Presidente do Sindilojas de Petrolina ameniza maioria de feriados em 2021 caindo nos dias úteis

por Carlos Britto // 29 de dezembro de 2020 às 21:40

Foto: WhatsApp/Blog do Carlos Britto

O ano de 2021 em Petrolina trará 16 feriados entre datas de abrangência nacional, estadual e municipal. Destes, apenas quatro cairão entre sábados e domingos: a Data Magna de Pernambuco (6 de março/ sábado), Dia do Trabalho (1 de maio /sábado), Padroeira de Petrolina (15 de agosto /domingo) e Natal (25 de dezembro/sábado).

Para o presidente do Sindilojas, Joaquim de Castro, o número de feriados, ao contrário do que se costuma imaginar, não causa tanto impacto negativo nas atividades econômicas. “Essa questão dos feriados já está incorporada na cultura do brasileiro. Desta forma, tanto o consumidor quanto o empresário já se preparam para isso. Além disso, através da Convenção Coletiva, há a flexibilização para que atividades do comércio funcionem em 12 feriados, destes 16. Então, com planejamento é possível não sentir o impacto dos dias parados“, avalia.

Segundo Castro, os feriados estimulam setores como o do Turismo, por exemplo. “Principalmente naqueles feriados que ficam próximos aos finais de semana, a gente sabe que o fluxo de turistas aumenta na cidade, os próprios moradores também passam a frequentar mais os restaurantes, pontos turísticos. Ou seja, aí movimenta o hotel, os transportes de passageiros, restaurantes. Além disso, os feriados também servem como uma pausa para o bem estar de colaboradores e dos próprios empresários“, acredita Castro.

Dos 16 feriados que constam no calendário oficial, em apenas quatro o comércio não pode abrir : Dia do Trabalho, Dia do Comerciário ( terceira segunda feira de outubro), Natal e 1 de janeiro (Confraternização Universal). Vale lembrar que o Carnaval – evento que sempre causa muitas dúvidas – não é feriado em nenhuma das esferas: nacional, estadual e municipal. No entanto, o comércio costuma fechar as portas na terça da folia por uma questão de tradição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários