Prefeitura leva orientação sobre importância da alimentação saudável para mães e filhos no bairro Pedro Raimundo

0
(Foto: Jonas Santos/Divulgação)

O desenvolvimento de uma criança está diretamente associado aos alimentos oferecidos para ela. Uma ação integrada entre a Prefeitura de Petrolina e o programa ‘Crescer Saudável’ está visitando comunidades e orientando pais sobre nutrição e a segurança alimentar para crianças de 0 a 5 anos e suas mães e cuidadores. No último sábado (23), as equipes estiveram no bairro Pedro Raimundo, zona oeste.

O encontro, promovido na unidade do Nova Semente Cícera Maria da Silva, reuniu mais de vinte pais da comunidade e de bairros vizinhos. A programação, que inicialmente era voltada somente para mães, atraiu também alguns pais de alunos da unidade de ensino. Ao longo da manhã, eles assistiram a uma palestra sobre nutrição e saúde preventiva, participaram de uma oficina sobre horta doméstica e passaram por uma avaliação individual do Índice de Massa Corpórea (IMC). As mães receberam também guias para realização de exames de sangue na Unidade de Saúde do bairro, garantindo assim, uma avaliação mais completa pela equipe de nutricionistas.

As crianças presentes também participaram de atividades nas quais o tema da alimentação saudável era abordado de forma lúdica. Ao final da ação, as mães receberam ainda sementes de hortaliças, participaram do sorteio de uma cesta com produtos saudáveis e degustaram um lanche rico em nutrientes.

Através dessas ações e do trabalho desenvolvido diariamente nas unidades, a gestão municipal está propondo aos pais uma mudança de comportamento a longo prazo, possibilitando que essas famílias executem o que aprenderam e que multipliquem esse conhecimento. Em 2017, quando assumimos a coordenação da Primeira Infância no município, identificamos vários pontos que precisavam ser corrigidos no cardápio das crianças assistidas pelas creches de Petrolina. Através do acompanhamento nutricional e do dialogo com os pais, estamos mudando essa realidade”, pontuou Poliana de Castro, secretária executiva da Primeira Infância.

Próximos encontros

As mães residentes nas imediações do CMEI Washington Barros, no bairro Areia Branca e CMEI CAIC, na Cohab IV, já podem se programar. No próximo sábado (30) os encontros serão realizados nas unidades de ensino das comunidades, das 8h às 12h, de forma gratuita, promovidos por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes e do Programa ‘Crescer Saudável’, coordenado pela Monsanto Fund e a INMED Brasil.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome