Na noite de quinta-feira (13), a Secretaria de Ordenamento Público e Habitação de Juazeiro (SOPH) promoveu uma reunião no Centro de Cultura João Gilberto com construtores, despachantes e corretores. Durante o encontro, foram apresentadas melhorias nos processos administrativos e nos trâmites do setor, além de discutidas demandas da categoria.
O secretário de Ordenamento Público e Habitação, Giovanne Silva, destacou a importância da iniciativa: “Precisamos manter essa interação, escutar o que aflige os construtores e trabalhar dentro da nossa metodologia. Já conseguimos identificar avanços e a tendência agora é aumentar a efetividade, com um novo sistema que reduzirá os prazos para emissão de alvarás de construção”.
A construção civil é o pilar dos centros urbanos e um dos maiores geradores de receita para os cofres municipais. Com o imóvel regularizado é fácil dimensionar o valor do IPTU e demais taxas. É estarrecedor o processo burocrático para a obtenção da documentação necessária para regularizar os milhares de imóveis de Juazeiro. Claro que toda a documentação deverá estar alinhada com a legislação, porém, há o vício de receber um valorzinho por fora, sob alegação de que os documentos estão no depósito empoirado, o servidor novo ainda não foi admitido regularmente e precisa de uma ajudinha, o engenheiro/arquiteto cobra para assinar um ART antigo, etc. Sempre foi assim e não devemos ser hipócritas. Mas o pior é quando o interessado mora num condomínio de luxo, aí o valor do “por fora” vai para o espaço. Os coitados dos despachantes ficam constrangidos em relatar isso, mas todos nós sabemos e compactuamos com isso há décadas. Algum gestor tem que raciocinar e acabar (ou reduzir) drasticamente isso. Será que é tão difícil aparelhar a corregedoria e auditoria para acabar com isso de uma vez por todas?