Prefeitura e Compesa fazem apelo sobre descarte de lixo em tubulações

por Carlos Britto // 09 de dezembro de 2021 às 11:10

Por conta da chuva forte que caiu em Petrolina na manhã desta quinta-feira (9), a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e a Prefeitura Municipal emitiram um alerta, pedindo que a população não jogue lixo em tubulações e também não abram as tampas de galerias pluviais, na tentativa de escoar a água, pois essas atitudes só irão piorar a situação- segundo os órgãos.

A Compesa informou que os sistemas de esgotamento sanitário estão sobrecarregados pelo elevado volume de água das chuvas, devido à ausência e/ou deficiência do sistema de drenagem, cuja competência seria do poder público municipal.

Já a prefeitura declarou que várias equipes estão nas ruas de Petrolina desde a madrugada desta quinta-feira, mapeando os locais mais críticos, e faz um apelo para que os moradores não abram as tampas das galerias. “É inadmissível a quantidade de lixo que estamos encontrando em galerias pluviais. Nós pedimos que as pessoas parem com esta atitude, pois só piora a situação. Ressaltamos que já estamos elaborando o Plano Diretor da cidade, para poder minimizar os transtornos causados pelas chuvas”, declarou o secretário de Infraestrutura, Fred Machado.

A Compesa disse que é fundamental que a população colabore não jogando lixo nas tubulações, não retirando as tampas dos poços de visita (PVs) – equipamentos por onde são realizados os serviços de manutenção – e nem realizando ligações de água de chuva na rede de esgoto, pois isso agravará mais ainda a situação, devido ao acúmulo de areia e lixo dentro das redes coletoras, o que danifica todo sistema e prejudica o tratamento adequado do esgoto.

A população pode entrar em contato pelos canais de atendimento da Compesa (0800 081 0195), pelo site www.compesa.com.br ou pelo aplicativo Compesa Mobile. A prefeitura reforça também os contatos da Central de Operações da Defesa Civil (153) ou (87) 9 8106-7310 (WhatsApp) e do Programa Mais Luz: 0800 608 1022 (24 horas).

Prefeitura e Compesa fazem apelo sobre descarte de lixo em tubulações

  1. Pé no Saco disse:

    Vamos fazer asfaltos para enganar os bestas e esquecer do principal que é a drenagem,a prefeitura chega metendo a máquina joga um asfalto o povo fica aplaudindo aí invés da poeira ficam dentro dá água e chorando.

  2. Maria disse:

    Na Avenida São Francisco, na Areia Branca, está com vários pontos de alagamento acredito que as obras recente da prefeitura deve ter tampado a drenagem que foi feito na gestão de Odaci Amorim.
    Mas, asfalto, maquiagem e vitrine é mais importante pois é visível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *