Prefeitura de Petrolina trabalha para potencializar a abrangência dos CRASs

0
CRAS do N-7 do Perímetro Irrigado Senador Nilo Coelho. (Foto: Divulgação)

A Prefeitura de Petrolina está trabalhando para potencializar a abrangência dos Centros de Referência de Assistência Social (CRASs) da cidade. Para isso, iniciou um importante diálogo com as comunidade assistidas, buscando esclarecer sobre todos os serviços realizados pelas unidades. A ação ocorrerá neste mês de abril e irá reunir lideranças comunitárias e demais moradores interessados no intuito de informar e potencializar a abrangência dos CRASs. Apenas em 2018 foram cerca de 5 mil famílias assistidas e mais de 61 mil atendimentos realizados à população.

Entre os serviços ofertados nos CRASs, há palestras, oficinas, capacitações e acompanhamento de grupos de maior risco social como idosos, crianças e adolescentes. O trabalho desenvolvido também cuida de grupos de risco como crianças em trabalho infantil, crianças em situação de negligência, egressos de medidas socioeducativas, situação de rua, abuso e exploração sexual.

O CRAS é responsável pela oferta de serviços de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) nas áreas de vulnerabilidade. É nele também que a população pode solicitar benefícios eventuais, como Auxílio Funeral e cestas básicas. As unidades também fazem o acompanhamento de benefícios como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC) – o antigo LOAS.

Na semana passada, o distrito de Rajada recebeu a primeira reunião de apresentação. “A missão da gestão do prefeito Miguel Coelho é levar a assistência social aos petrolinenses que necessitam. Estamos convidando todas as lideranças para que que estas possam ser propagadoras dos serviços que a população pode requerer nos CRAS e não faz, muitas vezes, por falta de informação. Queremos aproximar ainda mais a comunidade da gestão e dos benefícios que elas têm direito“, afirma o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Jorge Assunção.

Atuação

Em Petrolina, a prefeitura conta com 10 CRASs nas zonas urbana e rural, cujo objetivo é prevenir situações de vulnerabilidade. Cada unidade conta com uma equipe completa contendo psicólogo; assistente social; educador social; oficineiro; coordenador; entre outros profissionais. O Serviço em Petrolina é companhado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH), através da Secretaria Executiva de Desenvolvimento Social, e está presente nas localidades da Agrovila Massangano, Dom Avelar, Fernando Idalino, Izacolândia, João de Deus, José e Maria, N-7, Rajada, Rio Corrente e Uruás.

O calendário de reuniões é o seguinte:

15/04 – CRAS Uruás às 10h;

16/04 – CRAS  N-7 às 14h;

24/04 – CRAS Izacolândia às  9h;

24/04 – CRAS Rio  Corrente às 9h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome