Prefeitura de Petrolina reforçará estratégias de vacinação contra sarampo no período pré-carnavalesco

por Carlos Britto // 04 de fevereiro de 2020 às 13:28

Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

A Prefeitura de Petrolina está reforçando estratégias de vacinação contra o sarampo no período que antecede o Carnaval, tanto na cidade, quanto na vizinha Juazeiro (BA), que começa a folia neste final de semana. “O alerta foi dado porque o Carnaval tem grande circulação de pessoas e aglomerações e os casos de sarampo aumentaram no país. A Secretaria de Saúde destaca que não há caso de sarampo em Petrolina, mas a cidade vizinha de Juazeiro tem um caso confirmado e o Carnaval do município baiano é antecipado”, explica a secretária executiva de Vigilância em Saúde, Marlene Leandro.

A ação da Secretaria de Saúde vai iniciar nesta quarta (5), das 12h às 18h, no River Shopping. Nesta quinta (6) e sexta-feira (7) o posto de atendimento será montado no Aeroporto Internacional Senador Nilo Coelho, também das 12h às 18h.

Até o final de fevereiro, o esquema ficará assim: segundas, quartas e sextas no shopping e terças e quintas no aeroporto. “Vale lembrar que não se trata de uma campanha, nossa intenção é criar uma barreira contra o sarampo na cidade, vacinando as pessoas que ainda não foram imunizadas. Apesar desse reforço estratégico, a gente destaca que a vacina está disponível durante o ano todo nas Unidades Básicas de Saúde do município, e os profissionais desses estabelecimentos também estão orientados a realizar outras ações dentro da comunidade“, frisa Marlene.

O público-alvo são pessoas na faixa etária de bebês de seis meses a adultos de 49 anos que não receberam a vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, rubéola e caxumba. Nos pontos móveis da prefeitura uma equipe de profissionais fará a avaliação da situação vacinal e a recomendação é para que a população apresente, preferencialmente, um documento de identidade e a carteira de vacinação, caso possuam.

Doença

O sarampo é uma doença viral, transmissível e contagiosa, que pode evoluir com complicações e óbitos. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias. Vale destacar que, manter o cartão de vacina atualizado, seja de criança ou adulto, é fundamental para a prevenção de doenças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários