Prefeitura de Petrolina realizará intervenção no Rio São Francisco e barquinhas não irão funcionar neste domingo

0
Barquinhas fazem a travessia pelo Rio São Francisco, entre Petrolina e Juazeiro. (Foto: Duda Oliveira/Blog do Carlos Britto)

A Prefeitura de Petrolina vai realizar uma intervenção na margem pernambucana do Rio São Francisco, para a continuidade do serviço da travessia das barquinhas. Por conta disso, as embarcações que fazem o trajeto Petrolina-Juazeiro não irão funcionar neste domingo (30). A medida visa a aumentar a profundidade do canal de navegação das embarcações, como forma de evitar encalhamentos causados pela baixa vazão, que sairá de 600 metros cúbicos de água por segundo (m³/s) para 550m³/s, a partir do próximo dia 30. O retorno do serviço das barquinhas está previsto para a segunda-feira (31).

A partir desta terça-feira (25), um aviso sobre a interrupção temporária da travessia já se encontra presente nas embarcações. A decisão foi tomada durante reunião entre representantes da Prefeitura de Petrolina, Marinha do Brasil e Associação Travessia das Barquinhas (ATB).

Com a ideia de causar o menor impacto ambiental possível, a ação está sendo supervisionada pela Agência Municipal do Meio Ambiente de Petrolina (AMMA) e será realizada em parceria com a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM), Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), Agência Fluvial da Marinha do Brasil em Juazeiro e ATB. Neste primeiro momento, será realizada a retirada de areia, pedras e cascalho do fundo do rio, nas imediações do ponto de embarque e desembarque das barquinhas. Para isso, a prefeitura irá ceder um trator esteira, uma escavadeira e uma caçamba. A ATB irá custear a operação de uma retroescavadeira, enquanto a Marinha do Brasil vai promover a segurança do local durante a operação, além de ajudar na divulgação da interrupção do serviço, no domingo, quando se registra um menor número de passageiros.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome