Prefeitura de Petrolina promove capacitação de profissionais de saúde para atendimentos a casos suspeitos de coronavírus

0
Foto: Ascom PMP/SMS divulgação

A Prefeitura de Petrolina reforçou as medidas de segurança e prevenção do seu Plano de Contingência, caso o município venha a registrar  algum eventual caso suspeito do novo coronavírus. Depois de realizar encontros com representantes de hospitais públicos e privados da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde reuniu na quarta-feira (4) profissionais de saúde da rede municipal para uma capacitação sobre manejo clínico do coronavírus.

O objetivo foi apresentar o fluxo mediante suspeita de casos da doença na cidade, bem como hospitais de referência no Recife (PE), e a utilização correta dos equipamentos de proteção individuais (EPIs). Além disso, também foram apresentados os critérios para identificação de possíveis casos do coronavírus e apresentação do protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS) e Organização Mundial da Saúde (OMS). Também foi emitida uma nota técnica, pela Pasta, baseada no material divulgado pelo governo federal. Médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) participaram da reunião, que aconteceu no auditório da Secretaria de Saúde.

O plano da prefeitura tem como prioridade instrumentalizar os serviços de vigilância em saúde para ações de prevenção, controle e monitoramento dos possíveis casos, estruturar a assistência à saúde e todos os profissionais para atendimento, estabelecer a utilização de protocolos e procedimentos padronizados de acordo com o Ministério da Saúde, além de definir a estratégia de atuação dos nossos profissionais frente a ocorrência de um caso suspeito ou confirmado e instituir e intensificar medidas para evitar a disseminação”, explica a secretária de Saúde, Magnilde Albuquerque.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome