Prefeitura de Petrolina e Corpo de Bombeiros definem estratégias para reforçar a segurança de frequentadores das ilhas da cidade

por Carlos Britto // 05 de novembro de 2015 às 06:40

A prefeitura de Petrolina e o Corpo de Bombeiros já definiram as estratégias para alertar os frequentadores dos balneários da cidade: as Ilhas do Fogo, do Massangano e Rodeadouro e Pedrinhas. As medidas têm como objetivo evitar o número preocupante de afogamentos em trechos perigosos do Rio São Francisco, delimitando um ponto-limite para os banhistas.

Para definir um plano de gerenciamento estratégico de risco das ilhas, ontem (4), foi realizada uma reunião entre representantes das secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão e de Turismo e o comando do Corpo de Bombeiros, representado pelo Tenente Coronel Luiz Cláudio, o major Weltman Lima e o Capitão Oliveira. Durante o encontro o Corpo de Bombeiros apresentou um mapeamento da zona de risco da Ilha do Fogo. O mesmo material será produzido com análise de outros balneários do município.

reunião geraldo - iuric - bombeirosDe acordo com o secretário de Planejamento, Geraldo Júnior, a reunião de ontem marcou o início de uma atuação mais estratégica com relação aos balneários. Geraldo salientou que a Prefeitura solicitará do Governo de Pernambuco aumento do efetivo do Corpo de Bombeiros em Petrolina e convidará a Marinha do Brasil para implantar um plano de tráfego para as embarcações que circulam no entorno da Ilha do Fogo, a exemplo dos caiaques e motos aquáticas.

O Tenente Coronel Luiz Cláudio falou sobre as outras medidas que ficaram acertadas durante o encontro. “No plano de gerenciamento ficou certo que serão implantadas placas e boias de sinalização nos balneários; identificaremos os locais de risco e vamos sugerir os locais para banho. Tudo pensado para oferecer segurança para o banhista”, informou.

O secretário-executivo de Turismo, Iuric Pires, pontuou também outras questões, como a tentativa do retorno de salva vidas para a Ilha e lembrou que essa medida faz parte de um conjunto de iniciativas que já foram implantadas no município.

Criação de Convênio

O resultado da reunião, de acordo com os secretários, foi a criação do Convênio de Cooperação Técnica entre o município de Petrolina e Corpo de Bombeiro, que no futuro deve contar com o apoio da Marinha do Brasil e a Prefeitura Municipal de Juazeiro. (foto 2/divulgação)

Prefeitura de Petrolina e Corpo de Bombeiros definem estratégias para reforçar a segurança de frequentadores das ilhas da cidade

  1. John medrado disse:

    Essa ideia das boias de demarcação ja foi feita, jutamente com os guarda vida voluntarios que trabalhavam sem nenhum recurso e de graça, so para diminuir os afogamentos que vinha acontecendo na ilha do fogo….
    Agora esperamos um posição das autoridades das cidades responsavel que saiba reconhecer o que esses guerreiros fizeram para população, e contrate e de o valor devido a cada um deles…..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários