Prefeitura de Lagoa Grande afirma que números do Ideb refletem gestão passada

por Carlos Britto // 09 de julho de 2010 às 21:36

L Grande 2Os números do Índice de Educação Básica (Ideb) – divulgados a cada dois anos e que deixaram Lagoa Grande (PE), município do sertão do São Francisco, numa situação desconfortável – refletem o trabalho da gestão anterior desenvolvido em 2007 e 2008. É o que afirma, em nota à imprensa, a prefeitura municipal.

A nota também esclarece que, apesar de não ter sido números tão positivos, a meta (projeção) estipulada para o município em 2009 foi alcançada, estando entre as cidades de Pernambuco, que continua com números em crescimento.

Segundo a secretária de Educação, Maria Aparecida Diniz, no intuito de alcançar metas ainda maiores, Lagoa Grande vem desenvolvendo desde 2009 diversos programas e projetos pedagógicos que visam a melhorias na qualidade da educação, preocupação estendida também ao ensino de 5ª a 8ª séries, que até 2008 não foram avaliadas no município.

“As intervenções e trabalhos pedagógicos que vêm sendo desenvolvidos pela a administração atual serão refletidos com maior ênfase no Ideb de 2011, cujos resultados serão avaliados”, ressaltou Maria Aparecida.

Foto: Ascom PMLG/divulgação

Prefeitura de Lagoa Grande afirma que números do Ideb refletem gestão passada

  1. Comentarista disse:

    Isso é a razão da educação não avançar. Você achar que com uma gestão de 4 anos se pode revolucionar a educação. Melhorias na educação só são alcançadas com décadas de investimento, sempre aprimorando e nunca desfazendo o que já está sendo feito. Mas, infelizmente, isso sempre acontece. É uma pena.

  2. LAURO disse:

    Esperar que alguma coisa se desenvolva em Lagoa Grande com a prefeita Rosy Shopping Garziera é coisa de sonhador. Ela e o marido só pensam em si mesmos. São destrambelhados!

  3. Nolasco disse:

    A nota Informativa do IDEB 2009, do Instituto Nacional de Estudo e Pesquisa Educacional Anísio Teixeira – INEP e Ministério da Educação os resultados do IDEB 2009 para escola, município, unidade da Federação, região e Brasil são calculados a partir do desempenho obtido pelos alunos que participaram da Prova Brasil/SAEB 2009 e das taxas de aprovação, calculadas com base nas informações prestadas no Censo Escolar 2009. Dessa forma, cada uma dessas unidades de agregação tem seu próprio IDEB e metas estabelecidas ao longo do horizonte do PDE, ou seja, até 2021.

    Mais uma vez a prefeitura tenta atribuir a gestão anterior a suas responsabilidades sem mesmo saber o que foi avaliado pelo o Instituto, bem nos anos de 2005 e 2007 foi avaliado apenas as escolas estaduais e no ano de 2009 foram avaliadas duas escola estadual (Santa Maria e Antonio Amorim) e duas municipal (Arco Iris, Vermelho e Tarcilia Araújo, Jutaí).

    Veja como a má assessoria funciona, para as pesquisa realizada em Lagoa Grande para a Escola Estadual Santa Maria ela obteve o IDEB 2005 (2,0), 2007 (2,5) e 2009 (3,3) para Escola Antonio Amorim o IDEB 2005 (1,9), 2007 (2,7) e 2009 (3,6). As escolas municipais só foram avaliadas a partir de 2009 e que obtiveram as seguintes avaliações Escola Arco Iris o IDEB 2005 (-), 2007 (-) e 2009 (2,6) e a Escola Tarcilia Araújo teve os índices do IDEB 2005 (-), 2007 (-) e 2009 (2,4).

    Como só foi possível comparar os dados das escolas estaduais e acredito que estes dados não refletem ação municipal e se refletir e melhor trazer a gestão anterior de volta porque mesmo fora do poder conseguir elevar os índices escolares em Lagoa Grande.

    Os índices médios gerais do IDEB em Lagoa Grande foram os seguintes na rede Estadual em 2005 (1,9), 2007 (2,5) em 2009 (3,4). Quanto que na rede Municipal o IDEB em 2005 (1,8), 2007 (2,6) em 2009 (3,2).

    Fonte: MEC/INEP

  4. DOIDAI disse:

    Prezados,

    Fico chateado e ao mesmo tempo triste em saber que em 2007 e 2008 à gestão passada do ex prefeito de Lagoa Grande-PE o senhor Robson Amorim deixou o nosso município em relação ao (Ideb) Índice de Educação Básica numa situação desconfortável.

    Por outro lado, fico alegre que apesar de não ser tão positivo, mas é alguma coisa, pois quando se trata em educação tudo é levado em conta, pois, em 2009 foi alcançado de forma eficaz por parte dos professores e dos alunos o Ideb crescente, estando Lagoa Grande-PE, entre as cidades de Pernambuco, que continua com números em crescimento e, isso de fato é trabalho é, compromisso com a nossa gente, com o nosso povo, com os nossos jovens que buscam na educação uma das formas para vencer na vida.

    Sou construtivista, e sinto e sei que a senhora Maria Aparecida Diniz está no caminho certo e juntos, vamos construir um novo projeto político pedagógico para nossa cidade. E que venha o IDEB 2011.

    Fábio Cardoso.

  5. Nolasco disse:

    Mais uma vez, Fábio você não presta nem para ser comentarista de “baba” criticar a gestão A ou B não vai contribuir em nada com as obrigações da prefeita e dos seus secretariados. O IDEB alcançado em relação ao previsto para 2007 que estava era de 2,7 e alcançou 3,0, no que refere-se até a 4a série o IDEB foi alcançado, com relação ao IDEB para 5a a 8a série está previsto 3,1 e alcançou 2,3 na rede municipal. Com relação ao ano de 2009 a situação era a seguinte: previsto 3,0 e alcançou 3,1 no que refere-se até a 4a série, com relação a 5a a 8a série está previsto 3,5 e alcançou 2,6 na rede municipal.

    Observando os dados de 2007 gestão mostra que a gestão anterior deixou a educação muito bem e dados são parecido a atual gestão uma vez que essa fase a maioria dos alunos são adultos e existe problemas que precisam ser visto mais isso é na questão de formação do aluno na fase da 1a a 4a o que reflete na fase da 5a a 8a e preciso mais investimento nos educadores nos seus trinamentos, salários dignos, melhor condições de trabalho.

  6. Fiscais de tributos de Lagoa Grande=PE disse:

    Gestor público de visão é aquele que busca na sua própria arrecadação (Receitas originárias e derivadas) o maior desempenho possível para conclusão de projetos viáveis para o município, Mas, a visão da gestão Garziera é o oposto disto, contrariando a lei 8429/92 art 10 inc,X (negligência na arrecadação) e, pagando um salário miserável aos fiscais de rendas., e o pior é a constante mendicância em Brasília de recursos, sabe-se lá o tamanho da retaliação deles ao chegar ao município. Tá na hora de acordar prefeita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários