Prefeitura de Juazeiro anuncia que atendimentos clínicos adulto da UPA serão transferidos para Hospital Promatre

1
Foto: Ascom

Nesta quinta-feira (7), durante coletiva à imprensa no Paço Municipal, o prefeito de Juazeiro Paulo Bomfim e a Secretária da Saúde Fabíola Ribeiro, anunciaram mais uma medida de proteção contra o novo coronavírus (covid-19), que é a transferência dos atendimentos clínicos de urgência emergência, antes realizados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), para o Hospital Promatre, na área central da cidade. A medida adotada tem como objetivo atender as demais necessidades clínicas em unidade que não seja referência em atendimentos a pacientes com suspeita da Covid-19 e/ou H1N1. Os atendimentos terão início na nova referência na próxima segunda-feira (11).

Assim como aconteceu com a transferência dos atendimentos pediátricos, os adultos também serão direcionados para uma rede de assistência particular na cidade. A Prefeitura ressalta que estes atendimentos serão via Sistema Único de Saúde (SUS), com uma ala exclusiva para este serviço público.

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ficará como referência para assistência a pacientes com síndrome gripal, estas relacionadas à Covid-19, H1N1 ou outro sintoma respiratório. Juazeiro declarou transmissão comunitária no dia 11 de abril e, a partir disso, inúmeras outras medidas para prevenir a população desse vírus foram e estão sendo adotadas pela gestão municipal através do Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo coronavírus e H1N1.

“É um dever e obrigação que temos com a população e os profissionais de Juazeiro. Fomos a primeira cidade a definir medidas de proteção, fizemos a transferência dos atendimentos pediátricos da UPA para uma ala do Hospital São Lucas, e está sendo muito bem avaliado pelas mães que precisam de atendimento para seus filhos. Estamos reformando e climatizando o térreo do Hospital Materno Infantil para transformar em área exclusiva para atendimento de gestantes com sintomas de gripe, estamos adequando e climatizando a UPA que vamos transformar em referência para sintomáticos respiratórios. Estamos preparando nossa rede também para uma assistência com qualidade e conforto para os munícipes”, destacou Paulo Bomfim.

Para a secretária de Saúde, Fabíola Ribeiro a transferência é importante para preservar os pacientes que necessitam de outra assistência e que não esteja relacionada à síndrome gripal. “Precisamos garantir aos demais munícipes uma assistência clínica com segurança. A partir disso, vimos que o melhor lugar para transferir os atendimentos de urgência e emergência adulta 24h era o Hospital Promatre, que já é um prestador de serviço do município, e detentor de uma rede estruturada, com leitos e equipamentos aptos para atender. Estamos vivendo um momento de pandemia e precisamos cuidar das pessoas em suas diferentes necessidades, garantindo a cada uma segurança, qualidade e conforto”, enfatizou.

Coletiva

Durante a coletiva de imprensa, foram seguidos os padrões de segurança sanitária, com distanciamento entre repórteres, uso obrigatório de máscaras e disponibilização de álcool líquido e em gel 70% para os participantes.

1 COMENTÁRIO

  1. Upa não têm estrutura para isso, não existe capacitação para os funcionários atenderem pacientes com covid-19 , esse prefeito passou a gestão toda fazendo puxadinhos nessa UPA, primeiro o fez referência para ortopedista , pediatria até para pacientes psiquiátricos, sempre no arrumadinho. Agora vai colocar covid-19 na unidade sem estrutura real para isso. Cadê o dinheiro da pandemia ? Cadê os testes rápidos, cadê o hospital de campanha cara? Petrolina já vai fazer o segundo hospital de campanha, é Juazeiro fazendo arrumadinho na UPA sem estrutura. Se necessita que os testes rápidos sejam feitos em massa no município, muitos profissionais suspeitos de contaminação , cadê sua humanidade, (Sé é que você têm) que ainda não afastou quando o seu Dr. Infectologista anúncio que era transmissão comunitária o afastamento do servidor grupo de risco? Seus demagogos. Povo de Juazeiro vocês não têm lugar para se tratarem de covid-19, abram os olhos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome