Prefeito de Petrolina receberá comissão para discutir problemas do matadouro

por Carlos Britto // 15 de maio de 2009 às 08:35

dejetos-matadouroO prefeito de Petrolina, Júlio Lóssio, deve receber no próximo dia 25 uma comissão formada por vereadores, marchantes e tratadoras de vísceras (fateiras) para discutir sobre o relatório levantado de todos os problemas que atingem o matadouro público.

A informação foi dada pela vereadora Cristina Costa, ainda ontem (14), durante audiência pública requisitada por ela que abordou o assunto. O encontro acontecerá no Centro de Convenções.

Atualmente o matadouro passa por sérios problemas na maior parte de sua estrutura, que levaram inclusive o Ministério Público (MP) a solicitar sua interdição.

Numa inspeção feita pelo MP, Vigilância Sanitária e 8ª Gerência Regional de Saúde em 2007, constatou-se a infraestrutura precária do matadouro, que não atendia a requisitos mínimos como higiene para o abate, funcionamento dos equipamentos e segurança para os trabalhadores. Diante do quadro encontrado, o MP decidiu só liberar a licença ambiental de funcionamento do matadouro quando a prefeitura solucionar esses problemas.    

Falta por exemplo um sistema de esgotamento adequado dos resíduos dos animais abatidos (como sangue e fezes),  que  ficam expostos atraindo a atenção dos urubus. Isso sem contar em equipamentos sucateados, como a graxaria, onde é feita a separação do sebo e dos ossos dos animais para comercialização de sabão (feito do sebo) e farinha (dos ossos).  

Um dos principais problemas reivindicados pelos marchantes diz respeito à caldeira. O equipamento, em atividade desde 1973, foi reformado na gestão passada. Porém a reforma, que custou em torno de R$ 23,1 deu-se de forma parcial, limitando-se apenas ao forno e à chaminé, segundo relatório levantado pela equipe da vereadora Cristina Costa. Por conta disso a caldeira encontra-se parada.

Com o equipamento sem funcionar, as vísceras dos bovinos, caprinos e suínos que são processadas na caldeira para comercialização e consumo de iguarias como buchada e sarapatel, são jogadas no lixo. Os marchantes reclamam que estão sendo prejudicados com isso, porque pagam taxas de abate dos animais e não podem comercializar as vísceras.

Gilberto de Castro, marchante há 44 anos, é um dos mais antigos atuando em Petrolina. Ele alega que também há problemas de acesso dos veículos que trazem os animais para o abate até os currais, devido ao excesso de lama. Embora o abate de caprinos e bovinos esteja normal no matadouro, o de porcos está suspenso, prejudicando os marchantes. Mas Gilberto se disse otimista numa solução imediata.

“Os marchantes de porcos também são pais de família, estão passando por dificuldades, mas fiquei muito satisfeito com o que foi decidido hoje (ontem)”, afirmou.

Foto: assessoria/vereadora Cristina Costa

Prefeito de Petrolina receberá comissão para discutir problemas do matadouro

  1. Maria Auxiliadora disse:

    Estava nesta sessão e ouvi quando o senhor representate dos feirante da Areia Branca falou que estava surpreso com os Vereadores, por que estavam trabalhando empenhados. Ele disse que ficou surpreso porque a maioria dos vereadores são novatos e ele achava que não iam saber trabalhar. Depois dessa sessão eu vi que com vontade as coisas acontecem. Vamos esperar agora. Parabéns a Cristina Costa

  2. nicolas disse:

    QUANTO A ESTA FORMAÇAO DE COMISSAO ETC ETC. É SO BALELA É EMPURRAR COM A BARRIGA. PORQUE!!

    PORQUE NO INICIO DO SEU GOVERNO O SR. PREFEITO FOI LA COM PROMOTORA ETC ETC ETC ESTE BLOG FALOU POSTOU FOTOS, RADIOS ETC ETC MAS O OBJETIVO ERA MALHAR O JUDAS (ODACY) E FAZER ALGUMA COISA NADA NADA NADA.

    AGORA VEM COM FORMAÇAO DE COMISAO ETC ETC ETC. É UMA VERGONHA.

    E O MINISTERIO PUBLICO OUTRA VERGONHA PRA NOSSA CIDADE, O MINISTERIO PUBLICO ESTEVE NO MATADOURO VIU O ESTADO DE CALAMIDADE E NADA FEZ E SE FEZ FOI MUITO POUCO DIANTE DO QUE PODE SER FEITO.

    DA PRIMEIRA DENUNCIA NOS MEIOS DE COMUNICAÇAO E PELA VISITA DO PREFEITO, DR. ANA RUBIA ETC ETC ETC AO MATADOURO ATE HOJE O POVO PETROLINENSE CONTINUA AI COMENDO SARAPATEL, TRIPAS, BUCHADAS ETC ETC DE ONDE SAO COMPRADAS E DE ONDE SAO FEITO NINGUEM SABE.

    ESTE PREFEITO COM ESTE CASO DO MATADOR SO SABE ENTAO É FALAR FALAR, CHORAR,CHOROR, GRITAR, GRITAR, E NAO FAZER NADA, NADA MESMO. QUE O SR. ODACY NAO FEZ OU DEIXOU DE FAZER TUDO BEM O MALHE POREM PREFEITO EM CONTRA PARTIDA FAÇA ALGUMA COISA PORQUE DO CONTRARIO O SR. ESTA SENDO PIOR DO QUE ELE OU SEJA RECLAMA, FALA, CHORA, DEFAMA, E NAO FAZ NADA. VEJA A NOSSA CIDADE A ESBURACADA, RUAS COM ESGOTOS A CEU ABERTO, MATAGAL AS ALTURAS, COLETA DE LIXO MAL FEITA,ME RESPONDA QUANDO NÓS PETROLINENSES NASCIDOS AQUI FILHO DAQUI VIU TAL ESTADO DE CALAMIDADE.

    RENUNCIE É MAS BONITO. SIGUA O EX. DE JANIOS QUADROS. QUANDO VIU QUE NAO PODIA FAZER NADA. SAIU DE CABEÇA ERGUIA E O POVO RECONHECEU E ENTREGOU O GOVERNO DE SAO PAULO PRA ELE. MAS PARECE QUE O SR. SO ESTA VENDO MESMO O VOSSO SALARIO, AS COMISSOES, SUBVERÇOES, E ESTATUS. QUERENDO ESTOU A VOSSA DISPOSIÇAO PRA GENTE CONVERÇAR.

    NICOLAS_PETROLINA@HOTMAIL.COM

  3. Arrependido pelo voto disse:

    Todos esse pessoal não resolverá o problema. Eles podem até discutir e conversar más não resolvem porque se resolvessem tinham resolvido, eles não estavam lá. O Prefeito não tem solução para o caso. Isso é coisa para quem tem capacidade.

  4. Josué Martins disse:

    e quem tem capacidade?? você??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *