Preço do gás cai a partir de fevereiro

por Carlos Britto // 24 de dezembro de 2008 às 09:30

Aldo Guedes, presidente da Copergás, diz que empresa investirá no consumo residencial

Queda de preço é sempre uma boa notícia, ainda mais em tempos de crise. Pois conversei hoje pela manhã com o presidente da Copergás, Aldo Guedes, que me previu a redução do preço do produto já a partir de 1º de fevereiro. Ele aposta na queda do preço internacional do petróleo como principal elemento que definirá a nova tabela. Essa novidade pode ser um alento aos proprietários de carros convertidos em GNV (gás natural veicular).

O GNV armagou um aumento acumulado de 36% só em 2008, determinado pela Petrobras. Quem investiu quase 3 mil reais para instalar os tais kits de conversão, deve ter ficado fulo da vida ao ver o preço do gás subir às alturas. Hoje, é muito mais vantajoso abastecer com álcool que investir no tal kit.

Consumo residencial

Os planos da Copergás para 2009 é avançar no atendimento ao consumidor residencial. Hoje, Recife tem ridículos 800 residências recebendo gás que passam por debaixo da cidade. A Copergás já licitou equipamento para 6 mil novos clientes e quer fechar o ano que vem com 9 mil clientes residenciais. A partide de 2010, a meta é fornecer para 12 mil novas unidades residenciais por ano.

Para o consumir, significa gás mais barato e mais seguro que o embutijado (que sempre tem o risco de explosão).

Os consumidores de baixa renda deverão ter uma tarifa social, a exemplo do que ocorre com a energia elétrica. Um projeto piloto já está em andamento nas antigas favelas do V8 e V9, em Olinda. Mas, para isso acontecer, tem que haver a requalificação urbana do espaço, como está sendo feito em Olinda com recursos do PAC. Com os barracos dando lugar a casas de alveraria, pode-se conectar a tubulação.

Até medidores pré-pagos serão oferecidos para cativar essa faixa da população.

Fonte:Acerto de Contas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.