Pré-candidato a deputado estadual, neto de Ariano Suassuna fala em “renovação e transparência” e ressalta suas pretensões na política pernambucana

0
João Suassuna. (Foto: Arquivo Pessoal)

Neto mais velho do escritor Ariano Suassuna, João Suassuna (PSB), de 32 anos, é mais um que corre trecho em busca de uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe). Professor e advogado, ele foi secretário-executivo de Políticas para a Criança e Juventude de Pernambuco, de janeiro de 2015 a abril de 2018. Ele destacou essa passagem como “uma experiência marcante na qual pude desenvolver projetos importantes, nas áreas de educação, primeira infância e juventude”.

João também foi Presidente do Conselho Estadual de Juventude e, desde março de 2018, tornou-se Líder RenovaBR, uma aceleradora de novas lideranças políticas no Brasil. Em entrevista a este Blog, João falou em “renovação e transparência” e ressaltou suas pretensões na política pernambucana.

Acompanhe:

Blog: Quais são as principais linhas programáticas de seu partido, quais suas figuras públicas mais conhecidas e seus valores ético-políticos?

João – Sou do PSB, o Partido Socialista Brasileiro, que possui 70 anos de história. Com ele, aprendo todos os dias , a partir das suas diretrizes, que a democracia e a vontade de servir devem sempre nos nortear. O PSB carrega em sua história líderes que marcaram gerações como Miguel Arraes, na defesa do homem do campo, Eduardo Campos, governador premiado na ONU e meu avô, Ariano Suassuna, grande defensor da nossa cultura e do povo brasileiro. Ariano, por sinal, foi Presidente de Honra do PSB.

Blog: Como o pré-candidato pretende contribuir para superar os graves problemas enfrentados em nível de estado atualmente, a exemplo de segurança pública?

João – A construção de respostas para problemas como a segurança pública, que aflige todo o país, passa, sobretudo, pela educação. E em Pernambuco temos percorrido um excelente caminho, quando saímos da 21º colocação do IDEB e hoje estamos em 1º colocado. Além disso, como gestor público, cuidei diariamente de projetos voltados aos jovens que pudessem fortalecer a prevenção social e combater a vulnerabilidade.

Blog: Qual o posicionamento de João Suassuna em relação ao atual governo de Pernambuco e com quem pretende seguir?

JoãoSabemos que o país atravessa uma das maiores crises socioeconômicas da sua história e, logicamente, Pernambuco não deixou de ser afetado. No entanto, diferente de outros estados, a partir de uma gestão séria, estamos retornando ao crescimento, gerando empregos, diminuindo desigualdades e aumentando, como deve ser, a qualidade da nossa educação pública. Precisamos avançar muito. Há um longo caminho pela frente, mas na certeza que a trajetória certa existe e a estamos percorrendo.

Blog: Como se posiciona em relação aos recorrentes escândalos nacionais de corrupção, e que papel seu partido tem no combate a esses crimes e aos políticos que os cometem?

João – Acredito que a ética, em todos os momentos da vida, é um valor inegociável. Aprendi com o meu avô e grande defensor do nosso povo, Ariano Suassuna. Por isso, estou propondo em minha pré-candidatura a “transparência total”, que tem como objetivo a criação de um portal e aplicativo para maior interação e participação das pessoas em relação ao mandato, pois notamos que existe um grande distanciamento dos deputados com a população. Mostraremos que é possível atuar de forma coletiva, compartilhada e transparente. Além de opinar nas ações desenvolvidas, inclusive projetos de lei, será possível acompanhar todos os gastos legislativos.

Blog: Como ele está desenvolvendo sua pré-campanha?

João – Muitos fazem a campanha da estrutura, estamos fazendo a campanha da postura. Andando por Pernambuco, conversando com as pessoas, escutando as demandas, falando a verdade. A renovação precisa ser não apenas idade, mas pelas atitudes, pelas práticas políticas.

Blog: Quais suas propostas concretas para as políticas públicas mais importantes no Estado?

João – Cultura em Movimento em espaços públicos.

Criaremos o Projeto “Cultura em Movimento”, para que cada vez mais as pessoas possam viver a cidade, de forma a utilizar os espaços públicos com atividades culturais, artísticas e lúdicas, escolhidas pela população local, em parceria com o Poder Executivo Estadual / Municipal / Entidades / Associações. Com isso, fomentaremos a cultura e a economia, por meio da música, dança, poesia, contação de causos e histórias, artes plásticas, artesanato, grafitagem, fotografia, atividades lúdicas e de lazer, meio ambiente e sustentabilidade, entre outros. Com esse Projeto, será possível disseminar a produção cultural local, além de gerar um Movimento de maior apropriação e pertencimento das pessoas em relação aos espaços e à nossa Cultura. Diminuição de gastos no legislativo, maior retorno social dos tributos.

Blog: Por fim, destaca o que achar importante frisar.

João – Importante começar dando o exemplo, por isso, assumo o compromisso de estabelecer planejamento e metas para adequação dos recursos públicos e diminuição dos gastos excessivos, reduzindo verbas de gabinete, assessorias (sem impacto na produção legislativa), de modo a extinguir privilégios e benefícios dispensáveis, durante todo o mandato parlamentar. Ao prezarmos pela eficiência e economia das despesas de nosso mandato, daremos o exemplo objetivando melhorar a qualidade dos serviços públicos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome