Pré-candidata a estadual, Professora Socorro Lacerda compara ‘Escola sem Partido’ a AI-5

5

O Programa ‘Escola sem Partido’ – projeto de lei de autoria do vereador Osinaldo Souza (PTB), recém-aprovado na Câmara Municipal de Petrolina – foi um dos alvos de um ato público em prol da educação, realizado na manhã desta sexta-feira (29) na Praça do Bambuzinho, Avenida Souza Filho, no Centro da cidade. A polêmica proposta, que só depende do prefeito Miguel Coelho para virar lei, determina uma neutralidade político-ideológica e até de cunho religioso dentro das salas de aula, o que revoltou os educadores do município.

Para a professora e pré-candidata a deputada estadual Socorro Lacerda (PCdoB), a matéria é inconstitucional, porque a prerrogativa para deliberar sobre políticas educacionais é do Ministério da Educação. Mas segundo Socorro, esse item ainda fica abaixo do que considera a questão mais crucial da proposta.

“O problema principal é essa visão estreita, fascista, de que a escola não deve ser plural como prevê a Constituição. Essa onda fascista que o Brasil vivencia, fruto desse golpe que está em curso em nosso país, é mais uma forma de limitar, de cercear a liberdade, de impor medo aos trabalhadores e trabalhadoras em educação”, alfinetou.

A pré-candidata do PCdoB disse ainda não ter dúvidas de que, se o projeto de Osinaldo fosse debatido com antecedência no meio escolar de Petrolina, jamais teria sido respaldado. Socorro acredita que essa proposta um retrocesso à classe dos professores, além de ir de encontro ao que já prevê a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) do país. “O projeto tolhe o trabalho do professor”, avaliou Socorro. Ela chegou a comparar a ‘Escola sem Partido’ ao Ato Inconstitucional (AI) nº 5, de 1968, em pleno auge da Ditadura Militar, que restringiu violentamente a liberdade de expressão no país.

5 COMENTÁRIOS

  1. Sequer leu o projeto, como todos os desonestos intelectuais que o combatem. E se incomoda os comunistas notadamente é um ÓTIMO PROJETO. PARABÉNS, OSINALDO. FORA HEGEMONIA COMUNISTA NA EDUCAÇÃO !!!!

  2. Por que será que só os comunistas são contra o escola sem partido? A verdade é que os adeptos dessa seita chamada comunismo, juntamente com os seus gurus, estão vendo o terreno fértil onde sempre utilizaram para propagarem suas doutrinas e dogmas, com sério risco de acabar! O “escola sem partido” parte do clamor de grande maioria de pais que não querem ter seus filhos contaminados por essas vãs filosofias covardemente inculcadas na mente deles. Há um patrulhamento ideológico ferrenho por parte de professores que adotaram um lado político, na sua maioria esquerdista, que ridicularizam, assediam e até intimidam qualquer aluno que ouse discordar de seu posicionamento político partidário. Isso tem que acabar! Parabéns por essa lei.

  3. Essa “professora” deve ser um daquelas que doutrinam seus alunos. AI-5 é justamente o modelo atual, onde professores doutrinam descaradamente seus alunos com base em suas posições ideológicas, valendo- se da condição de vulnerabilidade e ingenuidade de seus alunos. O “escola sem partido” vem justamente acabar com esses abusos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome