Prazo para propostas da Transnordestina encerra dia 20/05

por Carlos Britto // 30 de abril de 2024 às 11:00

Foto: Reprodução Folha PE

O Ministério dos Transportes do Governo Federal deu início ao processo de implantação da ferrovia Transnordestina em Pernambuco. O edital para a contratação da empresa que será responsável pela elaboração do projeto básico/executivo de engenharia foi publicado no Diário Oficial da União, no último dia 26 de abril, e estabelece o prazo limite para o recebimento de propostas até o dia 20 de maio deste ano. A ferrovia, que ligará dois municípios pernambucanos, terá uma extensão de aproximadamente 520 km.

A informação foi confirmada pelo superintendente da Sudene, Danilo Cabral (foto). Ele destacou que a obra é um compromisso do presidente Lula com o povo pernambucano e que, juntamente com o trecho cearense da obra, a Transnordestina promoverá um avanço significativo na infraestrutura da região.

O trecho pernambucano da Transnordestina será inicialmente financiado com recursos da União. No Novo PAC, foram reservados R$ 450 milhões para a obra, conforme declarou o ministro dos Transportes, Renan Filho, em visita ao estado. Já o trecho do Ceará está sendo construído pela TLSA, com um financiamento de R$ 3,9 bilhões do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), administrado pela Sudene. Atualmente, o governo federal e a concessionária estão em discussão para garantir um novo financiamento para a conclusão da obra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. Era tão articulado que foi eleito sem voto pelos militares. Não ganhou por mérito próprio, foi imposto.