Praça pública vira ‘propriedade’ particular na Areia Branca e gera controvérsia

por Carlos Britto // 20 de fevereiro de 2015 às 10:30

praça areia brancaAté onde se sabe, praças públicas são patrimônio da população. Mas no bairro Areia, Branca, zona leste de Petrolina, não é bem isso que acontece.

Uma praça situada na Rua José Francisco Gama Filho, entre a Escola Maroquinha e a Otacílio Nunes (na Rua Tchecoslováquia) vem virando alvo de uma grande controvérsia na comunidade.

O motivo, segundo informações recebidas pelo WhatsApp do Blog, é que o equipamento transformou-se em ‘propriedade’ particular, quando deveria servir ao coletivo. A reclamação é de que uma senhora, proprietária de um bar em frente à praça, está passando a corrente e trancando no cadeado os aparelhos de ginástica e os de lazer das crianças, a exemplo dos balanços.

A praça foi batizada com o nome do pai da comunitária, mas moradores da vizinhança questionam se isso é suficiente para que ela se sinta a ‘dona’ do espaço. A polêmica está formada.

Praça pública vira ‘propriedade’ particular na Areia Branca e gera controvérsia

  1. ito disse:

    conheço o problema e a reportagem esta correta,esta mesma senhora esta tirando proveito pois libera apenas pra quem ela quer,principalmente a seus clientes

    1. kekis disse:

      voçê não conhece niguem, pois a senhora tem é bar e não uma Escola

  2. ivan disse:

    O termo já diz,”praça pública”,é de todos e para todos,independente de quem foi dado o nome ao local…

  3. Ana Adilia Amariz disse:

    Sou moradora da Rua Felicidade Viana em frente à referida praça e posso afirmar que é pura mentira, o que se está fazendo é que depois das 23 h realmente se passa uma corrente para que não seja destruída, pois temos presenciado adultos usando os balanços que deveriam ser das crianças, para mim que nasci e me criei ali é a realização de sonho ver aquela praça tão bela. Infelizmente nem Jesus agradou todo mundo. O que estamos vendo é cuidado das pessoas que tem se dado a cuidar daquele espaço, pois por pensarem que é pública tem que destruir.

  4. ana maria disse:

    O melhor agora é investigar.

  5. Moradora indignada disse:

    Essa praça, devia ter o nome de Praça da Discórdia, pois nunca vi tanta confusão!! Esse espaço, era para ser um local de lazer para as crianças… No entanto, tem gerado brigas e aborrecimentos.
    Moro nessa rua, e confirmo que o que foi denunciado nessa matéria é verdade!!

    Lamento muito, tudo que está acontecendo, pois a comunidade, há muito tempo desejava um espaço de lazer, pois tem muita criança por aqui… O ideal mesmo, era que tivesse sido construído uma quadra esportiva, mas a prefeitura, infelizmente, não procurou saber a necessidade da comunidade.

    Espero, não só eu, mas a maioria dos moradores, que este problema seja resolvido. Que as crianças possam brincar à vontade, não só as crianças

    Que 3 0u 4 pessoas dessa rua, ENTENDAM que este espaço é de TODOS, espaço público, não uma extensão das suas casas.

  6. cacia disse:

    É cada uma!…….o melhor mesmo é fazer uma investigação.!

  7. Carlos José da Silva disse:

    A praça ficou ótima, Petrolina tem muitas quadras,às escolas particulares providencie suas quadras.para dar lazer os seus alunos.

    1. murilo disse:

      A praça ficou ótima, mas dois aparelhos são acorrentados o tempo inteiro. Quem tem o poder e o direto de fazer isso? Isso pode Sr. CARLOS?Apoio o cuidado de todas. Mas, se tornar dona doa aparelhos já é demais!

  8. indiajara dos anjos disse:

    Pelo visto na Areia Branca tem muito disso…
    uma outra praça, na av do cajueiro se encontra mais ou menos nesse caso.
    Não reclamo se uma pessoa por conta própria quiser cuidar, já que os responsáveis não fazem isso que nesse caso seria a prefeitura e que também algumas pessoas nem cuida e ainda reclama quando alguém faz alguma coisa. Mas pegar um espaço PÚBLICO e tomar posse ilegalmente para se ganhar proveito financeiro, é outra coisa totalmente diferente.
    Mas, cadê a ordem pública? Só sabe pegar no pé dos “pequenos”.

  9. Karla Amariz disse:

    Consideremos:

    1 – A luta por essa praça é histórica, há muitos anos os moradores ansiavam por ela, quadra nunca foi da vontade da maioria, até porque na Rua da Alemanha tem uma, se as crianças da referida rua podem usufruir da praça, o contrário também pode acontecer;
    2 – Qualquer excesso de zelo é perfeitamente justificável e deve ser compreendido, pois o que se viu de 3 ou 4 pessoas e não da maioria foi uma celeuma desnecessária, inclusive incitando a discórdia e a desordem por parte de quem devia educar;
    3 – Brinquedo é pra criança e não pra homem feito, portanto 23:00h não tem mais crianças em praça brincando;
    4 – Ninguém fala que no excesso de zelo da Sra. Lucia tem limpeza, cuidado com os canteiros e etc e que quem é contra (ratifico 3 ou 4) não é capaz de adotar um canteiro sequer;
    5 – O bem público é para o bem da maioria e deve sim nos fazer se sentir em casa.
    6 – O jornalismo sério se faz ouvindo as partes e quem denuncia se assuma, não se esconda atras de pseudônimo.

    VAMOS CONSTRUIR!!!

    1. aparelho ficam o tempo todo no cadeado. disse:

      Certíssima em dizer q ninguém vai depois de 11:00. Mas dois aparelhos de ginástica ficam o tempo todo trancados. Ou seja, virou particular.

    2. Indignado disse:

      Rua da Alemanha?os moradores de la ja espalharam vidros para nos crianças nao jogarmos

  10. kekis disse:

    A discordia esta havendo porque alguns moradores queriam uma quadra esportiva para beneficio próprio de sua instituição.A moradora que esta colocando cadeado nos brinquedos,ás 23:00 esta correta e autorizada pelas autoridades competentes.Agora pergunto qual a criança que irá brincar após as 23:00?

  11. kekis disse:

    Minha gente depois 23:00,só quem se beneficia de praça é vagabondo. Kkkkkk.

    1. kekis disse:

      Desculpe é vagabundo.

  12. Cezari disse:

    A corrente e colocada pela manhã pela tarde mas se você quiser usar e só pedir a chave a moradora dona do bar

  13. Moradora esperançosa disse:

    Nessa praça fazíamos um belíssimo S. João. Diversas vezes interditamos a rua para várias programações escolares. Hoje, infelizmente, a praça serve somente a algumas pessoas

    1. Maria disse:

      Isso daí sim é interesse particular e o problema desde o início é esse, pq ela servia pra depósito de entulho e para a escola fazer festa junina, educação física e etc. Alguém um clube. A praça é do povo!!!

      1. Maria disse:

        Corrigindo: ALUGUEM!!!

    2. kekis disse:

      Voçê esta correta servia pra o são joão da escola e não para os moradores.

  14. Moradora satisfeita disse:

    A praça João Vitorino é uma grande conquista da comunidade. É uma excelente opção para jovens e anciãos, muitos deles cuidam cuidadosamente do jardim. Gostei muito dessa pracinha.

  15. Durvalsantos.cem@hotmail.com disse:

    Sr Carlos bom dia ,concordo com a limpeza ,organização e preservação da praça até porque os brinquedos fomos nós que conseguimos a praça e da comunidade e temos que preservar, quanto a sua colocação com relação escola privada ter sua quadra,a anos nos temos um contrato com um ginásio na cidade para recreação e prática de esporte dos nossos alunos,apenas queríamos um pequeno espaço para que nossos filhos tivessem recreação e não se deslocar para outra quadra aqui próxima onde as vezes são rejeitados,a escola não quer ter BENEFÍCIO próprio porque até HOJE ela andou c as suas próprias pernas.parabenizo a todos e podem contar comigo para preservar a NOSSA praça ,até porque e fruto dos nossos impostos.

  16. Durvalsantos.cem@hotmail.com disse:

    Sr ou sra kekis está convidada para conhecer o ginásio o qual falei em um outro comentário bom dia,

  17. Maria disse:

    Não é um simples cadeado que vai evitar de quebrarem o equipamento. Se vê, claramente, que é particular querendo tomar posse do que é público. Muito bem lembrado a sra. Indiajara dos Anjos ao relatar sobre a praça na Av. Cajueiro. Cadê a Prefeitura?

  18. Andréa Kalienne disse:

    Ninguém deve usar a maioria da rua como referência, e sim assumir sua identidade e deixar que os demais se manifestem. Porque sou moradora da Rua Felicidade Viana desde que nasci, cresci brincando na terra e sempre ficávamos sonhando como poderia ser aproveitado aquele espaço. As correntes e cadeados assustam, mas são necessários pois ainda existem os adultos com idade infantil que se acham pequeninos em balanços e esquecem que todo excesso causam estragos. Sou contra que eles fiquem durante o dia pq ai realmente seria levar a praça sua academia particular. Assim, como sou contra o q outra moradora faz de colocar caqueiros com espinhos para que as crianças não brinquem e nem passem pelo seu canteiro, e continuo dizendo ninguem pode fazer das praça o seu jardim particular. Mas, estou satisfeita ficou um ambiente para todos os gostos que poderiam ser gregos e troianos. Porque assim como tem crianças tem muitos idosos e adultos, o que vejo dos insatisfeitos foi a busca pela construção de uma quadra e que mesmo assim seria de discórdia já que serviria em benefício de muitos alunos e poucos moradores. O empenho em manter a praça limpa e bonita tem sido de poucos. Existem exageros? Pode ser, mas nao os vejo como particular e sim cuidado já que o que podemos ver das demais praças é um verdadeiro abondono. Vamos libertar as mentes de falso juízo e vamos agradecer pelo o bem que adquirimos porque pior seria se continuasse como era. O patrimônio é público, a praça é nossa e nada vai mudar, mas que este assunto deveria ser tratado como adultos e não brincadeira de crianças. Querem as chaves dos cadeados conversem, revejam os horarios, dialoguem, ajudem também porque o belo também é bem quisto e visto. VAMOS Páscoa e deixar a discórdia de lado e não vamos deixar que correntes e cadeados preencham o nossos corações com rancor porque além de moradores somos irmãos de vida. Que busquemos a paz, a união e o amor como fonte de semear o bem.

    1. Karla disse:

      Admirável comentário Andreia, aprovo letra por letra. VC me representa! O diálogo é a solução!!

  19. Criança Brincalhona disse:

    A Sra Lúcia foi um anjinho que meu Deus colocou no caminho dessa comunidade. Ela sempre foi muito delicada, e dedicada. Ela é muito zelosa e faz com que o funcionamento da praça ocorra com total harmonia entre os seres humanos aqui transeuntes . Eu, como frequentadora assídua da nossa digníssima praça, rogo à Papai do Céu, que a nossa cuidadora permaneça firme e forte, sã e salva, livre de mau olhado e com muita paz no coração como sempre teve e transmitiu à nós.

    1. arnaldo disse:

      Kd a prefeitura pra dizer o q pode e o q não pode e caso de ministério público.

    2. cicero disse:

      Vamos lembrar que o projeto foi mudado pq queriam diminuir o espaço das crianças. A influênciafoi conseguir academia, por ela os brinquedos nem existiam. Sejam honestos e admitam que os cadeados representam posse e poder.

  20. Alto Lar! disse:

    Conheço essa inspetora há 40 e tantos anos, é honesta, é firme, é forte. Apesar de tudo isso, espero que ela recolha os cadeados e tranque os portões de sua residência. Ensejando assim, uma diversão muito feliz, para travessa criançada.

  21. paz disse:

    Vamos resumir esse assunto….o que é certo é certo …a praça é pública e é direito de todos tem que tirar sim esses cadeados….criança tem que brincar e esses adultos que são infantis ao extremo procure o que vc ao invés de ta fazendo confusão…e pelo visto não entenderam a matéria…tão levando p uma briga pessoal…a matéria está falando dos cadeados….e não de briga de vizinho.

  22. Andréa Kalienne disse:

    Devemos agradecer pelo bem que adquirimos foi bom para todo mundo. Que as discórdias sejam resolvidas e que a praça seja um brincar para as criança assim como o de se cuidar para adultos e idosos. Como disse antes, sou contra os codeados durante o dia principalmente na academia eles devem ter acesso livre. Lembrem-se que como lembrou Durval o bem público é nosso, advém de nossos suado dinheiro nos pagamentos de impostos. Assim, vamos procurar viver bem para que a praça seja bem aproveitada e cuidada. Já venho dizendo território público jamais deve ter domínio particular.

  23. Cezari disse:

    Anjo não xinga nem põe o dedo na cara de crianças

    1. Criança Brincalhona disse:

      Anjos são justos.

  24. claudia disse:

    É humilhante ficar pedindo as chaves para usar um aparelho que deveria está livre para ser usado. O que está acontecendo é confusão na denominação de cuidado com privado. Assim, como sabemos que pra elas é um tormento ter os brinquedos.

  25. ana claudia disse:

    A senhora não deixa as crianças passar de bicicleta pelo canteiro dela, como falou a leitora anterior é verdadeiro não bastasse os bastantes canteiros que existem na praça colocou dois caqueiros com cactos para impedir a passagem das crianças. Quero só ver qdo machucar alguma criança. É um absurdo achar que e privado um espaço público.

  26. vanessa disse:

    Sou de outra rua. Passei hj pela praça os brinquedos estavam liberados, mas tinha cadeados em dois aparelhos e ai? Isso pode? Quer dizer q precisa pedir autorização de alguém pra usar? E se ela não gostar de mim? Se ela não estiver? Se não atender a porta? Onde fica meu direito de usar já que é público. A praca ficou linda e bem cuidada, mas nao se pode deixar presoo q eé do povo.

  27. adalberto marinho dos anjos disse:

    O céu é dos Urubus, como a praça é dos carros, Brincadeira á parte, o que está acontecendo é aquele velho rancor desnecessário, despeito, que infelicita a todos nós. Cheguei aqui na COHAB, que se chamava Vila da Cohab em 1967,houve muita promessas para fazer uma praça nenhuma cumprida, só um Vereador conseguiu, já faz alguns anos, um Poste de Iluminação, que, ainda, continua com novas lâmpadas mais potentes. Então a Praça chegou em um bom momento, logicamente, que houve o empenho de pessoas que tinham uma maior aproximação com o Prefeito e os Secretários da área e a construção da Praça se concretizou, ficou muito bonita e algumas pessoas adotaram uns canteiros para cuidar, molhar as Plantas,LÚCIA, Dona Valdeci, Dona Detinha e outras pessoas da Felicidade Viana. Havia O São João, realizado pela Escola Ester Martins.mas que há muito tempo migrou para espaços alugados. Se, voltar tem a Rua José Francisco Gama e as Ruas Laterais, que dá muito bem para fazer os festejos juninos e tem o espaço particular da escola para vender as iguarias juninas. Quanto aos Cadeados em Horários que protegem os brinquedos é tão somente visando a conservá – los, em razão que alguns por falta de maturidade, tentam destruí -los.

    1. Francisco Barbosa dos Santos disse:

      Meu parente do Capim, Dr. Adalberto – grande talento desde garoto. Francisco Barbosa – São Paulo

      1. adalberto marinho dos anjos disse:

        FRANCISCO, MEU PARENTE, QUEM SÃO TEUS PAIS NO NO CAPIM? MUITO OBRIGADO PELOS ELOGIOS. APAREÇA O CAPIM TÁ NEVANDO…………….

  28. Império disse:

    Como diz Théo Pereira: Curuzes… Que mundiça

  29. Nome da Rua está errado! disse:

    O senhor devia se informar mais antes de botar uma reportagem no blog, pegue todos os dados direito e confira pelo menos o nome da rua! O nome é Rua José Francisco da Gama, e não tem esse “Filho” no final.

    1. Stefani Germanotta disse:

      quem devia se informa era você, o nome da rua q você colocou é q está errado, porque essa rua se encontra no caminho do sol e não no bairro areia branca, hahaha. a rua do bairro areia branca se chama JOSÉ FRANCISCO GAMA e não tem esse “da”.

  30. Moradora Cuidadosa disse:

    Entendo o empenho de conservação da praça, mas por favor, tirem esses cactos antes que ceguem alguma criança!

  31. maria mariana disse:

    gente alem de tudo isso (cadeados correntes horários descriminados para brincar e se exercitar caqueiros com plantas de espinhos para evitar a passagem de bicicletas não quer que nós moradores dessa rua coloquemos nosso carro em frente ao canteiro que diz ser dela

  32. Maria de Lourdes Silva, rua José Francisco da Gama disse:

    Parabenizo nosso grande advogado, Dr. ADalberto pelas lúcidas palavras que sendo um grande intelectual é uma pessoa humilde e sempre disponível a ajudar.

  33. TAVARES disse:

    Acho isso um absurdo,a praça é PUBLICA,e de toda a população,para todos usarem a hora que quiserem poder ser de manhã a tarde a noite ou até de madrugada,cadeados e correntes

  34. Margarida Maria do Nascimento. disse:

    A Praça sempre foi um sonho que a gente tinha há muito tempo e agora foi realizado. Pena que ninguém faz um acordo pra viver em união. Eu concordo com o uso do cadeado, por que depois de 23h não é mais hora de criança estar na rua. E também temos que conservar a nossa praça. Tem plantas muito bonitas, mas algumas tem espinhos que podem machucar as crianças, também os pais deveriam ter mais cuidado, e não deixar as crianças invadirem os jardins pra destruir.
    Os adultos não deveriam se balançar nos brinquedos das crianças porque já tem os aparelhos dos adultos, e vice-versa. Eu concordo com o trabalho de Lúcia, porque se for pedir a chave ela dá, sempre está disposta e não faz questão de fornecer.
    A praça foi uma conquista e deveria estar unindo a comunidade, não com discórdia, como estão fazendo.

  35. Moradora Realista disse:

    A verdade é que antes da iniciativa da prefeitura, essa praça era só um pedaço de terra, cheio de entulho, que só servia de benefício para a escola! Quantas vezes já fui barrada e fiquei sem poder entrar nesse “belíssimo” São João?! Quantas vezes as meninas deixaram de ir para a praça pois só os meninos ficaram lá jogando bola ?! A Quadra só favoreceria a escola, e o resto da comunidade, como fica? A praça uniu muito as pessoas, só que há quem só vê os problemas.
    Os balanços ficam presos justamente para não serem quebrados, já que há adultos com idade mental de 3 anos que deixa as crianças esperando para sentar no balanço, ficam usando. Antes de reclamar, as pessoas deveriam ficar de olho era nos seus próprios filhos, que tentam prejudicar a praça, usando o balanço de forma errada e não ceder espaço para outras pessoas, quebrar as plantas, sujar os canteiros…
    Quem mais reclama é quem mais deixa o filho ir lá! Aceitem que isso foi um avanço! Sabe por que uma vez prenderam o aparelho? Por que uma criança que não estava sendo supervisionada pelo responsável, ficou usando o aparelho de forma errada e caiu! Como era que a quadra iria ajudar os moradores? Os idosos iriam ficar correndo como barata tonta lá? Sejam realistas! Acordem pra vida! Antes de reclamarem, aprendam cumprimentar o próximo, ensinem os seus filhos a terem educação!
    Dona Lúcia está muito certa, e quem discorda deveria alugar um canteiro e se responsabilizar.

  36. Roseni Alves disse:

    As mãos que digitam e as reflexões analisadas após ler todos os comentários são de uma gestora, uma EDUCADORA, uma MÃE (ROSENI ALVES), moradora e além de tudo uma cidadã. Que depois de inauguração, fui orientada e aconselhada a não mais me envolver com um espaço que ao meu OLHAR, que é muito apurado tinha muitos detalhes que poderiam ser melhorados.
    Não compreendo o porque que citam tanto quadra e escola. Nunca tive interesse em quadra para benefício. Essa promessa foi feita por canditado, quando abraçava as crianças e prometia a tão sonhada quadra. E por elas, eu sugeri. Mas fiquei conformada logo que soube que não tínhamos espaço suficiente.
    Os anos que o Arrastapé foi realizado, encaminhávamos o ofício para a Ordem Pública e demais órgãos. Peço desculpas aos moradores, pois não imaginava que uma noite de alegria causava tantos transtornos. Queria lembrar que muito antes de construção, já tínhamos realizado nosso Arrastapé em Clube Privado. Voltamos a pedido de moradores. Peço DESCULPAS novamente. Esse ano já está agendado, convido a moradora que diz ter sido barrada. Sua MESA já está garantida, só não sei como você foi barrada. Pois o espaço sempre foi aberto. Procure os GESTORES para receber senha.
    Quero deixar claro e FINALIZADO minhas preocupações e o que eu também sonhei, pois TAMBÉM MORO E ASSISTO DE CAMAROTE os acontecimentos POSITIVOS E NEGATIVOS antes, durante e após realização desta praça.
    Fui na prefeitura, conversei com engenheiro, com secretária sobre:
    Altura dos canteiros, Acesso para limpeza, iluminação,lixeiros, desperdícios de água, . local para colocar brinquedos e material dos mesmos, pois até então eu achava que eles não eram mais aceitos(Para não serem instalados no concreto, pois o centro eliminou acesso de cadeirantes, balanço instalados na frente de um poste. Pensava que o CENTRO livre, poderíamos ter aula de zumba, como acontecesse em outro espaço, local para oficina de leitura, que já foi realizada, quando tinha apenas a terra e as árvores destinados às crianças que moram na comunidade, NUNCA FALEI DE QUADRA,depois do projeto. ANTES SIM, pois como MÃE, batalhei pois é melhor termos crianças brincando, do que crianças ociosas, e não era só quadra, era MELHOR APROVEITAMENTO DE UM ESPAÇO PÚBLICO.
    A escola HÁ ANOS dispõe de GINÁSIO PRIVADO PARA NOSSOS ALUNOS. Momentos de lazer, eles são direcionados para outro local. Pois meus alunos e professores não eram BEM VINDOS!
    PARABENIZO AS PESSOAS QUE ESTÃO CUIDANDO!
    LAMENTO POR CADA SITUAÇÃO. PENSEI NAS ANGÚSTIAS QUE CHEGAVAM AO MEU OUVIDO, DEVIA TER PENSADO REALMENTE NA ESCOLA, SE TIVESSE FEITO, ELA NÃO ESTARIA TÃO EXPOSTA, POR PESSOAS QUE NÃO SABEM OU NÃO ME CONHECEM E TEM JULGADO A SITUAÇÃO.
    Quanto a incompetência que eu citei do projeto, foi direcionado a falta de visão futurista. NÃO À PESSOA QUE ME RECEBEU. As aposentadorias estão ficando mais tardia e as próximas gerações não tem sido educada para dar continuidade ao projeto. Julgam que elas danificam. Parem de insinuar ausência de pais. NOSSAS CRIANÇAS SÃO LINDAS e TODAS TEM SUAS FAMÍLIAS. EVOLUÍMOS!
    A sociedade devia deixar de PENSAR que a PRAÇA foi um favor, ou uma conquista de poucos. ELA É UMA OBRIGAÇÃO
    ENCERRANDO: MINHA ESCOLA JÁ É ABENÇOADA E BENEFICIADA, ESTÁ LOCALIZADA NO CORAÇÃO DA AREIA BRANCA E DO NOSSO SENHOR.
    Dúvidas e sugestões: ROSENI ALVES

    1. Moradora realista disse:

      Querida Roseni, não quis magoar você, por isso não me identifiquei, sempre nos demos muito bem. Você é uma esselente educadora. Quanto as senhas que você nos prometeu, vou estar passando ainda essa semana com meus meninos, o maridão para receber. Vamos esquecer a discórdia, e viver em paz. Até breve querida!

      1. Criança Brincalhona disse:

        Ah, se for de graça eu quero também! Essa semana mesmo vou ligar para confirmar minha ida com minhas primas e amigas.

  37. A na Bela disse:

    O certo e que praça e um bem publico, essa praça só beneficia a alguns, nunca vi colocar cadeados em brinquedos, será que as crianças dessa rua são destruidoras?? criança gosta de espaço, liberdade se uma criança se machucar com esses caqueiros cheios de espinhos quem vai se responsabilizar??? Pessoas maduras se comportando como crianças cheias de direitos….querendo um brinquedo pra si,…. PRAÇA E UM BEM PUBLICO!!!!!!

  38. Praça da União disse:

    Que linda foto! Nossa praça está abençoada e maravilhosa!

  39. deusa disse:

    A praça tá bem cuidada. Mas, estão exagerando nas discórdia o que falta e comunicação. a comunidade deve ser reunir e estabelecer regras, principalmente quanto aos horários. Mesmo que LÚCIA esteja sempre disponível ela não deve manter o aparelhos sobre sua detenção. Vamos libertar a praça de dia.

  40. maria disse:

    Que dizer que se eu for 05:00 da manhã usar os aparelhos eu preciso bater na porta da moradora? Isso pode?

  41. isa disse:

    Ontem as 18:00, não são 23:00 tinha cadeados nos aparelhos… exagero no cuidado.

    1. garoto boleiro disse:

      realmente,fecham muito cedo,e exageram ao dizer que é apenas após 23:00,ontem presenciei 21:30,pois não pude chegar mais cedo!

  42. Fabiola Gomes disse:

    Fabíola Gomes
    Fico muito entristecida com tantas discórdias, uma pracinha que por muitos anos foi almejada pelos moradores que ali vivem. Fui moradora da rua Felicidade Viana por 28 anos, passei minha infância sonhando com essa pracinha. Hoje o que podemos ver, é que a tão sonhada pracinha tornou-se um ato de polêmicas sem sentidos.

  43. garoto boleiro disse:

    Ontem,estava observando a praça a noite,e as 21:30 estavam fechados os ambos brinquedos,nunca fecham 23:00,fecham sempre mais cedo,estão aumentando as coisas,e essa senhora que tranca os brinquedos,chega até a xingar algumas crianças,são palavras fortes,isso é a realidade,ela já desejou ate que jovens caiam dos balanços,apenas por conta que ela não queria que eles brincassem ,não irei citar os nomes que ela disse,pois é muito feio.
    Lembro então,quando era apenas areia esse espaço,jogava bastante bola,e NENHUMA pessoa ligava para o espaço,nessa época o doutor Julio Lócio nos prometeu uma campinho para podermos jogar futebol,pois jogavamos,em um local,onde possuia pedras,vidros,lixos…Após isso,foram construir a praça,logo então fiquemos sem um local para jogar bola,começamos a andar de bicicletas,ao redor da praça.E antes de colocarem os brinquedos e as demais coisas no centro da praça,tentavamos jogar bola la,e assim os idosos nos repreendia ,e brigavam conosco,ou seja,os moradores so ligaram para a praça,depois que ‘arrumaram’,mas as crianças sempre se importaram com todo o espaço!Agora temos que se deslocar para uma praça distante,onde as vezes somos rejeitados,e ficamos sem lazer!Essa é a realidade.

  44. Ana Bela disse:

    Como tem pessoas falsas nessa rua afffffff

  45. Adriana disse:

    Saudades do meu tempo de criança nessa praça qndo nao era nada, apenas terra.. Neta do senhor, Joao Vitorino, meu amado voinho….

  46. Moradora da paz disse:

    Bom a praça era um sonho de todos avia muito tempo que todos sonhavam com uma praça livre e que principalmente as crianças podessem se sentir seguras e felizes. Mas quando a praça foi construída começou aver discórdias . São crianças sendo apontadas no rosto , são crianças sendo xingadas, Dizendo que elas não tem pai e nem mãe . Em relação aos cadeados eu acho isso orrivel pois antes de 23:00 os cadeados ja estão colocados . alguns equipamentos de ginastica ficam trancado o dia todo ou seja tem que ir la na casa dela pedir pra ela abrir . Por que vc faz isso com as crianças elas nao tem culpa de nada . Que direito vc tem de chamar elas de cão , “esses merdas”? Palavras assim as machucam . lugar público é de todos !!

  47. Moradora da paz disse:

    Desculpe “havia”

  48. Criança Indiginada disse:

    Ontem mesmo nos estavamos brincando com bola ela acusou agente de ter jogado a bola no canteiro e ainda chingou a nos isso pode?Dava Muito Bem ter botado 1 espaço para agente e os canteiros.

  49. sei de tudo inocente disse:

    Do jeito que tem adulto usando os brinquedos, tem adulto se passando por criança aqui nos comentários, kkkkkkkkkk… É mundiçaaaaaa

  50. chassis de borboleta disse:

    O que eu não entendo mesmo foi a escolha desse nome pra praça “João Vitorino.” Lembro-me muito bem quando eu era criança brincando no campinho que hoje é a praça, quando a bola caía na casa de Sr. João (pai de Lúcia) só voltava os pedaços.

  51. chassis de borboleta disse:

    Brincar no balanço NÃO PODE!
    escultar som alto do bar PODE!

  52. EUPEIDO6CHEIRA disse:

    PRAÇA LIXO!!! não tem mais como jogar bola nessa budega, preferia quando era o campo de terra, essa praça só trouxe desunião entre os moradores que se conhece a muito tempo, rua José Francisco da gama não é mais a mesma, se achar que estou mentindo pergunte a qualquer morador da rua, VTNC!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários