PPPs avançam em Petrolina e Prefeitura aguarda autorização do TCE-PE para lançar editais

por Carlos Britto // 23 de novembro de 2018 às 09:30

Foto: Jonas Santos/PMP divulgação

O plano de entregar a gestão de serviços municipais às mãos da iniciativa privada está avançando em Petrolina. A prefeitura só aguarda a aprovação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para publicar editais de Parcerias Público-Privadas (PPP’s) para a administração do matadouro e para a construção do parque de energia solar que vai abastecer os prédios públicos da cidade. E, nesta semana, avançou em mais duas PPPs: a da iluminação e a do saneamento.

Queremos lançar ainda este ano os editais do matadouro e da energia. Em fevereiro, devemos lançar o do saneamento. E, no fim do primeiro semestre do ano que vem, o da iluminação pública”, revelou o prefeito Miguel Coelho. Ele explicou que os dois primeiros editais já estão prontos e que os demais estão em andamento. Nesta quinta-feira (22), por exemplo, o prefeito assinou um contrato para elaborar o plano de saneamento que vai subsidiar a PPP de água e esgoto. No mesmo dia, o Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES) confirmou a “prestação de suporte técnico” à estruturação da PPP de iluminação pública.

O corpo técnico do BNDES, que reúne os maiores realizadores de parceria público-privada do Brasil, vai fazer o estudo de viabilidade técnica e nos auxiliar na formação do edital da iluminação pública”, explicou Miguel, contando que este projeto ainda terá consultoria técnica da multinacional de tecnologia Accenture. “Todo esse suporte vai criar ainda mais segurança e atratividade para o edital, que prevê a colocação de lâmpadas em LED em todos os 35 mil postes da cidade, além de câmeras de monitoramento e internet wi-fi em alguns deles”, contou o prefeito. Ele ainda disse já ter recebido ligações de empresas interessadas no projeto, que prevê a remuneração do capital privado através de um percentual da contribuição da iluminação pública.

Saneamento

Já a PPP do saneamento tem apoio técnico da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A instituição está fazendo os estudos de viabilidade do projeto, enquanto a prefeitura elabora o plano de saneamento da cidade. Segundo o prefeito, a ideia é buscar uma parceira que amplie os investimentos nas redes de água e esgoto da cidade, pois, para o prefeito, os aportes da Compesa não têm sido suficientes. A questão gerou até um imbróglio com a Compesa, mas a companhia estadual já informou que vai concorrer com as outras empresas no edital da prefeitura para continuar com a gestão do saneamento de Petrolina.

A PPP do matadouro busca uma administradora para o equipamento, que está sendo reformado pela prefeitura com um investimento de R$ 2 milhões. E o da energia solar prevê a construção de um parque com capacidade de 5 megawatts (MW) que forneça uma parte da energia consumida pela prefeitura, reduzindo, assim, a conta que a administração municipal paga à Celpe. (Fonte: Folha de PE)

PPPs avançam em Petrolina e Prefeitura aguarda autorização do TCE-PE para lançar editais

  1. Welton jairo de souza disse:

    Eu quero saber o dia q o prefeito vai olhar para o bairro Pedro Raimundo em relação a pavimentação das ruas

  2. Jair pereira disse:

    Em tempos de tantos absurdos de desvios da verba pública ( dinheiro da contribuição do povo ), diga-se e deixe -se bem claro, que o TCU, CGU + polícia Federal, desde já, comecem a ficar de olho nessas manobras. Não que esse governo seja conivente com o restante dos governos atuais, porém é melhor prevenir do remediar.

  3. Wellington disse:

    Acorda povo JÁ a iniciativa de instalar energia solar nas redes públicas vai diminuir os custo e vai beneficiar a população. Se o povo fiscalizar , acionar e denunciar PERNAMBUCO VAI CRESCER E AVANÇAR. 0800 MPF, TCE/PE, OAB e PF JÁ acorda Nordeste já fora partidos e partdos corruptos e omissos já.

  4. Wellington disse:

    Se a população quiser ver PERNAMBUCO sair desde crise tem que se unir e denunciar os corruptos e omissos já. 0800 di JPG, TCE/PE e PF JÁ ACORDA POVO JÁ.

  5. Wellington disse:

    O governo do estado e os gestores devem ser fiscalizados pela população. o povo deve cobrar a construção das barragens, e o investimentos em energia solar, vias rodovias e BR 101 ACORDA POVO JÁ SE UNIR E DENUNCIAR JÁ.

  6. Wellington disse:

    O povo deve cobrar más do governo federal e dos gestores estaduais que desviam as verbas públicas. INVESTIR NO AGRESTE E SERTÃO. INVESTIR NA PECUÁRIA, AGRICULTURA E INDÚSTRIAS DIMINUIR OS IMPOSTOS PARA SER TER AVANÇO E PROGRESSO. ACORDA POVO PERNAMBUCANO JÁ 0800 DO MPF, TCE/PE e PF JÁ.

  7. Edilberto disse:

    Prefeitos e governadores preferem construir AME’s enfeitadas sem médicos pra atender, carnaval, São João e outras festas populares isso chama mais atenção e trás mais retorno político. Em relação as necessidades básicas, saúde, empregos, educação isso não dar Status, só quando existe reclamação pública, embora seja direito do cidadão e obrigação dos gestores e poderes executivos.

  8. tô de ôlho disse:

    Já se tentou privatizar a água e saneamento de Petrolina. Resta saber se os serviços vão melhorar e os preços cobrados vão baixar. Duvido muito que os serviços melhores e os preços baixem, pois isso deixa de ser um serviço público sem fins lucratícios e passa a ser um negócio. A propósito, é um negócio negociado.

  9. Sânzio Renato disse:

    A insolvência do poder publico, hoje, exige essas medidas administrativas. Petrolina é uma cidade com perfil adequado para esse modelo de gestão. Acredito que será bom para o povo. Cabe agora à prefeitura criar uma estrutura regulatória compatível, uma vez que são muitos serviços a serem concedidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários