Postos de saúde em Pernambuco passam a ofertar vacina contra 4 tipos de meningite para adolescentes entre 11 e 12 anos

por Carlos Britto // 04 de maio de 2020 às 17:34

Foto: divulgação

A partir desta segunda-feira (4), Pernambuco disponibiliza em suas salas de vacinação um novo imunizante para os adolescentes entre 11 e 12 anos. Trata-se da vacina meningocócica ACWY (conjugada), que, nesta faixa etária substituirá a meningocócica C, indicada agora apenas para crianças menores de 5 anos. A dose única vai beneficiar 341.828 jovens no Estado. A meta do Ministério da Saúde é imunizar, no mínimo, 80% dessa população. Até o momento, mais de 60 mil doses já foram encaminhadas aos municípios para a ação.

A nova vacina passa a fazer parte do calendário nacional de vacinação e será ofertada na rotina dos postos de saúde. A dose deve ser aplicada nos adolescentes, independente deles terem feito anteriormente a vacina meningocócica C.

“Essa nova dose trará proteção contra outros sorogrupos da doença meningocócica, ampliando a proteção para os nossos jovens. É importante que os pais ou responsáveis fique atentos à caderneta de vacinação dos adolescentes, pois essa proteção pode evitar quadros graves da doença, com complicações neurológicas e perda de membros e audição, por exemplo, além do próprio óbito”, afirma a superintendente de Imunizações da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), Ana Catarina de Melo.

Se houver outras doses em atraso, os adolescentes podem aproveitar a ida ao posto de saúde e regularizar sua caderneta de vacinas. “Na rotina, esses jovens podem ser imunizados contra o HPV, hepatite B, febre amarela, difteria e tétano, sarampo, rubéola e caxumba. É importante aproveitar essa ida aos postos para atualizar a caderneta de vacinação, documento que deve ser levado para que os profissionais possam avaliar as doses que precisam ser feitas”, destaca Ana Catarina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários