Ponto de coleta em Juazeiro realizou quase 200 testes rápidos para novo coronavírus

0
Foto: Ascom

Em atividade a pouco mais de dois meses, o ponto de coleta da covid-19 instalado na Escola Municipal Judite Leal Costa, no bairro Maria Gorete já realizou o teste rápido para o novo coronavírus em 199 pessoas. Todas foram notificadas pelas Unidades Básicas de Saúde ou pelo Call Center, estavam no 10º dia de início dos sintomas e há pelo menos 3 dias sem apresentar nenhum sintoma como febre, coriza, entre outros sinais que direcionam à suspeita da covid-19.

Dos 199 testes realizados, 10 pessoas testaram positivas para o novo coronavírus e todos estes dados já constam no boletim diário divulgado pela Secretaria de Saúde do município. O ponto de coleta não é serviço de porta aberta, todos os pacientes notificados têm seu agendamento realizado pela equipe da Vigilância em Saúde e só devem ir ao local os pacientes agendados nos dias e horários marcados. Essa medida foi adotada para evitar aglomerações no ambiente.

De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, Klynger Farias, através da testagem rápida é possível diagnóstico mais imediato. “Juazeiro foi a primeira cidade na Bahia a adotar medidas de prevenção ao novo coronavírus. A partir dessas medidas que o Prefeito Paulo Bomfim implantou é possível verificarmos que na cidade há um crescimento lento e de não agravo nos pacientes confirmados. Com o teste rápido estamos conseguindo descartar mais casos que testam negativo e, apesar de ser realizado somente no décimo dia, o resultado é imediato”, pontuou.

O ponto de coleta funciona de segunda a sexta-feira, exceto feriados, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h. Os pacientes só podem se dirigir à unidade do ponto de coleta no dia e horário agendado. A SESAU ressalta ainda que precisa estar notificado pelo posto de saúde que é responsável pelo monitoramento e acompanhamento dos pacientes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome