Polo de Ensino Superior a Distância de Juazeiro consolida-se como um dos melhores do país

0
Foto: Ascom PMJ/divulgação

O Polo de Ensino Superior a distância de Juazeiro (BA) obteve a primeira colocação na Bahia, a segunda no Nordeste e a quarta no Brasil, no “Prêmio Polo EaD UAB em Ação”, promovido pela Coordenação e Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O Prêmio tem como objetivo valorizar as atividades e iniciativas criadas e executadas pelos Polos UAB – Universidade Aberta do Brasil.

De acordo com a coordenadora do Polo UAB Juazeiro, Rose Cunha, no total são 777 polos ativos em todo território brasileiro. Entre os participantes do Prêmio, o de Juazeiro é um dos melhores do país. “O Polo de Juazeiro, ao longo de sete anos de implantação, tem oferecido acesso ao ensino superior público de qualidade, através da oferta de cursos de graduação e pós-graduação na modalidade a distância, através das universidades parceiras a exemplo da Univasf, Uneb, UFBA, UFPI e IFBA”, afirmou. Rose destacou ainda a parceria com a Secretaria de Educação e Juventude (Seduc) e a Escola de Formação de Educadores (EFEJ) como “muito importante” para o fortalecimento do ensino superior na região.

O Prêmio analisou documentos comprobatórios de realização das atividades organizadas pelo Polo durante os sete anos de implantação. Foram avaliados nove critérios, a exemplo da participação em trabalho voluntário, de atividades comunitárias, associações de bairros, brigadas de incêndio, associações escolares e da realização de eventos técnico-científicos no Polo. O Polo UAB Juazeiro funciona na EFEJ, no bairro São Geraldo.

Sistema UAB

Instituído pelo Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006, o Sistema UAB tem como prioridade contribuir para a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação. Por isso, as vagas são prioritariamente voltadas à formação inicial de professores da educação básica. Os Polos UAB estão presentes em todos os estados do país, além do Distrito Federal. O sistema tem cerca de 170 mil estudantes, matriculados em cursos tecnológicos, de bacharelado, licenciatura e especialização oferecidos por 133 instituições públicas de ensino superior.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome