Política migratória de Trump vira crise diplomática na América Latina

por Carlos Britto // 27 de janeiro de 2025 às 10:12

Foto: Casa Branca/divulgação

A política de Donald Trump contra imigrantes nos Estados Unidos intensificou-se no último fim de semana e impactou as relações com países da América Latina. No sábado (25), brasileiros deportados pelo governo Trump chegaram ao Brasil algemados e amarrados. As cenas repercutiram internacionalmente, e os presidentes do México e da Colômbia se negaram a receber aviões com passageiros na mesma condição.

Como retaliação, Trump impôs sanções econômicas à Colômbia. A pressão surtiu efeito e, horas depois, o governo colombiano recuou e anunciou que receberia os deportados. A Casa Branca informou que, diante do acordo, as sanções seriam suspensas.

Além disso, autorizou operação para deter imigrantes na cidade de Chicago. O perfil oficial da Casa Branca nas redes sociais ainda listou casos de imigrantes latinos retidos com antecedentes criminais, sugerindo associação entre imigração e criminalidade.

A escalada chegou ao ponto de a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) convocar reunião de última hora para o próximo dia 30 de janeiro. A chefe de Estado de Honduras, Xiomara Castro, que é a presidente pro tempore da Celac, anunciou o compromisso em suas redes sociais. Entre os tópicos que serão discutidos na reunião extraordinária com presidentes, estão migração, meio ambiente e unidade latino-americano e caribenha.

Impacto no Brasil

Ainda não está clara a proporção do reflexo desta crise no Brasil. O governo brasileiro desautorizou o uso de algemas e correntes nos deportados brasileiros. O Ministério dos Direitos Humanos prepara relatório sobre as denúncias de agressões contra brasileiros dentro do avião militar americano.

No caso da Colômbia, o respingo foi imediato. O presidente colombiano, Gustavo Petro, não aceitou receber aviões militares com deportados e exigiu transporte digno. Trump, então, suspendeu a emissão de vistos e determinou taxação de 25% de produtos da Colômbia. Em resposta, Petro chegou a ameaçar taxar os produtos americanos em 50%. Ele escreveu um longo comunicado criticando o autoritarismo do governo americano e exaltando a América Latina. “Derrube-me, e as Américas responderão”, escreveu no texto em que fala de resistência contra Trump.

Na madrugada, um acordo teria sido selado, e as sanções acabaram suspensas, sob a condição de a Colômbia receber os deportados. No meio dessa confusão, o perfil oficial da Casa Branca no X publicou várias fotos de imigrantes latinos que cometeram crimes. A publicação passa a ideia de que imigrantes são criminosos e que o trabalho da agência de controle de fronteiras é proteger as comunidades estadunidenses de “estupradores de crianças a suspeitos de terrorismo do ISIS”.

Ao mesmo tempo em que fortalece a deportação de imigrantes, o governo Trump tenta acabar com a cidadania americana por nascença no país. Ele ainda quer retomar a ideia de cidadania por laço consanguíneo, como era antes da abolição da escravatura nos Estados Unidos.

Dessa maneira, Trump assinou decreto proibindo o direito à cidadania a filhos de imigrantes nascidos nos Estados Unidos. A medida foi suspensa pelo Judiciário e está sendo questionada juridicamente, mas o atual presidente dos EUA quer mantê-la. (Fonte: Metrópoles)

Política migratória de Trump vira crise diplomática na América Latina

  1. Lucas do PL disse:

    Cadê o povo de Direita aí agora? Teve gente (brasileiros) que defende e votou em Trump que teve a ousadia de dizer que está com medo de ser deportado… Pessoal, entenda, o brasileiro tem que olhar pro Brasil, se fossemos industrializado, não estaríamos passando por isso, e a culpa é da esquerda. Mas a culpa também é da direita por plantar sentimentos americanos logo em brasileiros. A ideologia política do Brasil está falida.

  2. Sempre Atento disse:

    Colômbia e México 2 países que só tratam seus a habitantes como lixos,só tem corruptos nos poderes aí depois vem o Brasil querendo dá uma de João sem braço, esses presidentes não tem moral nem uma.

  3. Detetive sigiloso disse:

    Bolsonaristas vivem gritando que tem de ter governo de linha dura, e agora não sei como estão sentindo os direitas extremas, voltando para o Brasil algemados, sem direito aos seus bens no estrangeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários