A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE), por meio da 167ª Delegacia de Polícia de Afogados da Ingazeira (20ª DESEC), no Sertão do Pajeú, deflagrou na manhã da sexta-feira (23) a Operação de Intervenção Tática “Themyscira”. O objetivo foi reprimir o tráfico de drogas e desarticular pontos estratégicos de armazenagem e distribuição de entorpecentes no município de Afogados da Ingazeira.
A ação, que teve o apoio 23º Batalhão da Polícia Militar (BPM) contou com uma equipe de 12 policiais civis e 19 militares, que cumpriram cinco mandados de busca e apreensão expedidos pelo juízo da 1ª Vara Criminal da comarca local.
Durante a operação, duas mulheres foram presas em flagrante, sendo apreendidos em sua residência 20 invólucros de maconha – totalizando aproximadamente 510 gramas, além de quatro aparelhos celulares e a quantia de R$ 220,00 em espécie. As substâncias estavam prontas para revenda.
No decorrer da operação, as equipes também localizaram um imóvel desabitado, utilizado exclusivamente como depósito de entorpecentes, onde foram apreendidos aproximadamente 29,7 kg de maconha, além de duas balanças de precisão, bobinas de filme PVC e um tambor plástico, configurando um importante ponto de armazenamento e preparação para o tráfico. Nos demais alvos, foram apreendidos três aparelhos celulares e porções adicionais de maconha.
Investigações
A Operação Themyscira resultou na desarticulação de núcleos logísticos do tráfico de drogas no Sertão do Pajeú, com impacto significativo no fornecimento local de entorpecentes, especialmente pela apreensão de grande volume de droga pronta para comercialização. As investigações continuam com o objetivo de identificar e responsabilizar outros envolvidos, inclusive com foco em possíveis conexões interestaduais da atividade criminosa.