Polêmica sem fim: Concurso da Prefeitura de Petrolina para professor alfabetizador gera novo questionamento

por Carlos Britto // 27 de maio de 2016 às 17:33

Prefeitura2O concurso para preenchimento de vagas de professor alfabetizador, realizado pela Prefeitura de Petrolina, gerou mais um polêmico questionamento. De acordo com uma leitora deste Blog, o edital do certame especifica que as vagas são para graduados em Pedagogia, mas na convocação dos aprovados a prefeitura está solicitando “formação em nível médio”.

Confiram:

Mais uma vez recorro à capacidade que tem esses espaços de comunicação que nunca nos faltou. Agradeço a sua imparcialidade e peço a Deus que te ilumine cada dia mais.

Hoje mais uma vez minha crítica vai para o concurso público realizado pela Prefeitura de Petrolina para provimento das vagas de professor alfabetizador. E que cada dia apresenta uma patuscada pior que a outra. Dessa vez a prefeitura convoca os aprovados nas vagas, e na relação de documentos solicitados a exigência da formação de nível médio. Oras como pode, se no edital de abertura tem lá o critério de graduação em Pedagogia? Britto, quanta sabotagem!!!

Um verdadeiro samba de crioulo doido esses concursos e seleções municipais. E o que mais nos deixa indignados é que o Ministério Público não demonstra nenhuma atitude em prol do público.

Prestei concurso e desde a correção da prova eu já estava insatisfeita. Sinto vergonha de muita coisa que vejo hoje neste país: pobreza, miséria, injustiça política, educação e etc. Mas acredito que a maior vergonha que tenho trazido durante esse 26 anos que moro em Petrolina é ver, pois, a política local manipulando tudo e a todos. Inclusive a justiça!

Meu pai sempre diz: minha filha, manda quem pode e obedece quem tem juízo. Mais isso está indo além de comando e comandados.

Polêmica sem fim: Concurso da Prefeitura de Petrolina para professor alfabetizador gera novo questionamento

  1. João Vitor disse:

    Pura covardia do município que pediu curso de pedagogia para o concurso de professor alfabetizador e agora solicita histórico de nível médio completo.

    1. Débora Freire disse:

      Credo!!!
      Fico da com meus botões: cadê o MP???
      Mais nesse caso, os concuseiros que prestaram o concurso em referência teem que se manifestarem. Procurem seus direitos gente. Não fiquem de braços abertos. De mão do edital recorram a um advogado.
      Boa sorte !!!

  2. juce disse:

    Concordo com a leitora acima quando ela diz que o concurso exigia graduação em Pedagogia no seu edital e a convocação pede nível médio. É muito estranho mesmo! Será muita coincidência mesmo uma série de erros cometidos em todo esse processo? Primeiro uma seleção antes mesmo de nomearem os aprovados no concurso, depois datas erradas nas convocações… e agora essa de diploma de Ensino Médio! A população petrolinense está atenta a esses desmandos e por isso aclamamos por justiça. Chega de abusos! Uma hora a casa cai prefeito Júlio Rossio e “coronel” Leite… Estamos de olho!!!!

  3. Flavia disse:

    Terra de Coronel, estamos vivendo dias de angústias e dores, temos que aceitar calados e oprimidos, Por Deus, alguém se manifeste a nosso favor… tristes dias devorando os nossos espiritos, o que nos faltam acontecer, repressão, ameaças eliminações…
    Mais nada me surpreende, não tenho mais condições psicologicas pra estudar, para outras profissões, não sei mais qual será meu fim!
    Desolada, sem rumo, diante de tanta falta de respeito para com o profissional da educação!
    Ainda exigem de nós estrutura pra ensinar e desenvolver aprendizagem pra os nossos alunos…

  4. leandro disse:

    Meu Deus! Será que precisa mais uma atrocidade para que o MP entre em ação? Quanta coisa errada em tão pouco tempo! Que política suja essa de PETROLINA! E em pleno ano de eleições… O POVO ESTÁ ESPERTO, por isso não nos subestime prefeito!

  5. Francisco Cruz disse:

    Qualquer concurseiro sabe, e mais ainda o MP, que o Edital é a lei do certame, que deve ser observado do início ao fim do concurso. Agora é pedir judicialmente a nulidade do ítem/cláusula,ou do ato do administrador que inovou no momento da convocação. É bom lembrar que a inércia de membros do MP pode ser denunciada à Corregedoria do MP ou ao Conselho Nacional do Ministério Público, ou seja, não estão acima do ordenamento jurídico pátrio.

  6. Josias disse:

    PREFEITURA X FACAPE = A MUTRETA! AI TEM AS ESCOLHAS DE ” CORONEL,PREFEITURA E PEDRO NOBERTO VIVEM TRANCADOS NUMA SALA NA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESCOLHENDO QUE ELES BEM QUEREM.

  7. Luzinete De Souza Tavares disse:

    Vergonha sem tamanho! Prefeito? Respeite seus eleitores e também os que não são, afinal, são eles que pagam seu generoso salário! Acorda povo!

  8. Politizado disse:

    Tem que haver um posicionamento do Tribunal de Contas e do MP soberano estas denúncias.

  9. Ricardo Rodrigues disse:

    Inacreditável !!!! Cadê o MP de Pernambuco. Aberração administrativa…

  10. Cristineide disse:

    Simplesmente não tem razão de existir, pois a exigência no edital era de nível superior em Pedagogia. Então eles têm que solicitar o certificado de acordo com o edital. Devemos realmente nos mobilizarmos. Será que a intenção deles é de paga-nos somente com um salário de nível médio? Não duvido nada.

  11. jose disse:

    Realmente é muito estranho pedir somente o ensino médio, visto que, até título foi exigido na 2° etapa do concurso. Sou um dos concursados e acredito que todos os convocados deveriam se articular e reivindicar esclarecimentos sobre esse fato. Acho prudente fazer isso o quanto antes. Fica a dica!

  12. josianebonfim disse:

    O concurso publico para professor alfabetizador tem no seu edital, que os aprovados deveriam apresentar o diploma de pedagogia mas, na lista do diário oficial eles pedem somente histórico de conclusão do ensino médio. Por caso, o edital não é o documento oficial de um concurso publico?

  13. Esperando a convocação disse:

    Gente do céu, foi um erro de digitação, eles copiaram e colaram a lista de exames e os documentos necessários dos aprovados para o cargo de secretário escolar, só isto. Eu compreendo a luta e a tristeza das pessoas que não passaram mas daqui a pouco vão estar reclamado até das vírgulas.

  14. Esperando a convocação disse:

    Os anexos dos dois concursos era exatamente o mesmo, logo fizeram o ctrl c e ctrl v pra ganhar tempo sei lá, tanto é que muita gente assim que saiu a lista dos convocados para secretário correu pra adiantar seus exames pq se imaginava que seriam os mesmos, fui uma das.
    Sinceramente, nessa luta por um emprego e das tantas vezes que obtive um resultado negativo eu tinha meus dias de luto mas sempre reerguia minha cabeça e seguia em frente, vamos reivindicar com coerência galera e seguir em frente pq outros concursos virão.

  15. josianebonfim disse:

    Hoje mesmo, denunciei no ministério publico todas as irregularidades deste concurso e da seleção. Aguarde senhor prefeito Júlio Lossio e verá o ministério publico nas suas costas.

  16. Idalice Araquam disse:

    Além dessa falha que foi citada no blog. Tem a de abrir vaga paraprofessor alfabetizador na seleção sem ao menos chamar os classificados no concurso. Eu fiz esse concurso e me senti prejudicada. Pois sou pedagoga desde 2010 e pagando pós-graduação para ficar desempregada, enquanto outros sem ao menos ter curso superior, ter seu emprego garantido no município.

  17. Rosenilda Nunes dos Santos disse:

    Baseada, no Art. 67, I da Lei nº 9394/1996 – os sistemas de ensinos promoverão a valorização dos profissionais da educação assegurando-lhes, inclusive nos termos dos Estatutos dos Planos de Carreiras do magistério publico.
    No Art. 5º da CF, nos Princípios da Isonomia e da Igualdade, no Art. 206, V da CF. A valorização dos profissionais da Educação Escolar, garantidos na forma da Lei, Planos de Carreiras com ingressos na Rede Pública por meio de Provas e Títulos.
    Discordei do item 5.4 do Edital nº 01/2015-Professor Alfabetizador de convocar para entrega de Títulos. Apenas os primeiros trezentos classificados
    Cadê a valorização dos profissionais com maior pontuação dos títulos como diz o Edital?

  18. Rafael disse:

    Vão logo se preparando, depois que a terceirização das atividades fins chegar, o arrocho vai ser grande! É nível superior e salário mínimo! Qualquer besteirinha é olho da rua!

  19. João Vitor disse:

    Fico pensando em quanto descaso do prefeito Júlio Lossio para os professores municipais de Petrolina, primeiro criou um cargo que não existia, o de professor alfabetizador que restringe a atuação do pedagogo e mesmo assim, teve a aprovação da maioria dos vereadores de Petrolina. Realmente fico pensando, será que sabemos votar?
    O prefeito foi “esperto”, criou a lei na “sacanagem” porque este concurso público na verdade era para séries iniciais. Aí criou a lei de professor alfabetizador, para fazer a seleção e arrecadar mais dinheiro, algo que se torna ilícito, ou seja, cobrou duas vezes das mesmas pessoas.Cadê as vagas que existem senhor prefeito?
    Até quando enrolara os professores que tanto luta para que o município de Petrolina fique entre os melhores na educação?
    Esperamos respostas concretas e não mentiras que vocês tanto falam.

  20. ana disse:

    Gente, essa lista é a mesma da convocação dos Secretários. O que muda é apenas o requisito da escolaridade.

  21. Marcos Macedo disse:

    Pergunto onde dorme o MP, o que diz o TCE ou talvez o MEC já que é diretriz nacional bancada com recursos públicos da UNIÃO, onde estão todos? JAZEM NA absolescência.

  22. Marisete disse:

    Estou para cai em depressão com tanto descaso com essa educação de Petrolina,se ainda o Lóssio, vai lançar esse Coronel Leite como candidato a prefeito.Votei nesse mentiroso as duas eleições dele e fiz campanha de graça para ele,mas nessa eleição vou fazer campanha contra e se ele apoiasse até o meu pai para prefeito, o meu pai perderia o meu voto, pois sei fazer campanha, sei fazer política e e tenho uma posição de conhecimento e admiração gratuita que tirarei muito voto desse partido.Sei fazer campanha e formar opiniões, não sou como aquele seu povinho chula da secretaria de educação que pensa que fazer política é apenas passar o dia no meio do sol colando adesivo no peito do povo na frente da prefeitura,coitados .O cargo que esse povo de SEDUC ocupa era para trazer votos para o partido e não repelir votos, pois é isso que eles fazem todas as vezes que entram em contato com a gente, principalmente se for contratado. Eu posso está com os dias contatos para ficar desempregada, mas vcs tbém vão aprender a trabalhar e sair das suas salas refrigeradas e trabalhar no meio do sol. Apoiarei qualquer candidato que esteja disposto a voltar aquelas desumanas da educação para o seus cargos de origem. A mudança era para ter começado por lá, onde só tem pessoas descapacitadas.

  23. Marisete disse:

    Só outras colocações: Cadê os vereadores que era para ser a nosso favor? Cadê Lóssio, que segundo ele tem uma admiração por nós professores? Cadê o respeito a mãe dele , que segundo ele, ela era da educação? Estamos falando de gente, lhe dando com vidas humanas, e o pior, estamos lhes dando com o psicológico de crianças que amam os seus professores, e que já estão apreensivos, em saberem que perderão os mesmos no segundo semestre. Na escola que leciono, todos estamos tristes e sem entender, o porquê dessa humilhação com a gente, já que nós nos esforçamos o máximo para dá esse resultado que a cidade tem hoje, e como agradecimento, é isso que ele nos dá?! Sinceramente, não dá pra entender! Odeio a baixeza e sarcasmo desse prefeito, é a gente sofrendo e ele postando vídeos junto com o opressor do coronel na maior alegria. Que falta de respeito. Gente, vamos dá o troco nas urnas e mostrar para ele que nós realmente somos formadoras de opinião e que fazemos a diferença e que ele vai fazer minoria na câmara de vereadores e não fará o seu prefeito para haver uma dedetização na SEDUC e tirar todos aqueles animais irracionais que lá estão. Amo ser professora, mas fico indignada e estarrecida e essas humilhações com essa classe tão importante para a nossa sociedade.

  24. jose disse:

    Quanta coisa estranha aconteceu esse ano referente ao concurso e a seleção!!! Como um prefeito e secretário de educação podem ter respaldo jurídico para criar um inacreditável cargo de professor alfabetizador? Será que eles não têm assessoria pedagógica para auxiliá-los? Onde estão os pedagogos desse grupo da secretaria de educação? Cursamos Pedagogia ( vale ressaltar é um excelente curso), onde aprendemos a magia e arte de ensinar, os métodos e inúmeras teorias para enriquecer a nossa prática assim como reconhecer que não somos os detentores do saber, para chegar um gestor que sem respaldo algum, limita a atuação desse profissional que tem em seu histórico adquirido toda capacidade e conhecimento para trabalhar em turmas de 1° ao 5° ano. Querem também interferir e mudar os critérios formadores e grade curricular do curso? Quanta ousadia e cara de pau, hein gestores! Que vergonha e retrocesso para a educação de Petrolina, “a cidade que educa”

  25. Mariana disse:

    Ministério Público de Petrolina assiste a tudo isso em silêncio! Lamentável! Corregedoria e Conselho Nacional aí vamos nós!!! Isso não pode ficar assim!!

    1. Patricia disse:

      É triste e revoltante tamanha falta de respeito com os candidatos que realizaram de maneira honesta e seguindo os requisitos exigidos nos tramites do concurso, agora ao final da etapa, serem surpreendidos com uma situação dessa: para ingressar basta apenas conclusão de ensino médio? Magistério?
      Há anos fora criada nova lei onde o professor paea atuar precisava de graduação em Pedagogia. Não é somente aqui, mas no Bras il inteirooo!!!
      Por que será então que Petrolina quer quebrar essa regra?
      Senhor prefeito, ministério público, camos agir com coerência.
      Sejamos corretos! !

    2. Patricia disse:

      Eu não realizei o concurso porque não concluí a faculdade ainda…..e agoea vendo qie vocês não pedem graduação, deveria ter me inscrito e inscrito também a diarisra aqui de casa, meu vizinho e a mãe deles, ambos somente com nível médio e algum conhecimento de magistério , já que para exercer a função de professor, vocês não estão exigindo muito.
      Ah, e não posso deixar de lembrar de dona Teresa, a lavadeira, ela com certeza estaeia preparada de acordo com as solicitações de vocês!!
      Que educação é essa? ?? Aonde Petrolina quer chegar com isso??

    3. Otávio disse:

      Se a Secretaria de educação assiste a tudo isso calada, juntamente com o prefeito, levem para instâncias judiciais.
      Não fiquem parados!!!
      As eleições também vêm aí, vejam quais candidatos ajudarão a resolver essw problema e quais ficarão quietos.
      É a hora de separar os homens dos meninos!!!

    4. Otávio disse:

      A secretaria de educação pode ter os melhores advogados, mas nenhum juiz entenderá como certo que em um concurso para vagas imediatas e cadastro, eles não chamem os demais e sim abram um novo concurso paea contratos! !!
      Inadmissível! !!!
      A corregedoria já vai saber!!!
      Se possível levaremos para a mídia nacional!!!!

  26. Elisângela disse:

    Enquanto a gente sofre com tudo isso, eles estão lá articulando o São João da Seduc,num lugar que o o próprio Emerson,diga-se de passagem irmão do dono Elysson do Pega Leve, citou para uma amiga minha que no São João do ano passado a prefeitura não entrou com nada, pois até o buffet,nós professores pagamos ao comprarmos nosso ingresso por quinze reais. Sem contar que lá é um absurdo, ano passado a cerveja super quente, Itaipava, latinha por cinco reais e refrigerante tbém. Troca de interesses!Tira o nosso recesso, faz um concurso e seleção cheio de irregularidades, sem contar que na própria prova existiam erros de digitação, o gabarito definitivo que deveria sair antes do resultado vai sai junto com o resultado.Gente,eles não estão nem aí para nós, só precisam da gente na época de eleição,época essa que eu espero que a gente não esqueça de fazer com eles a mesma coisa que estão fazendo conosco. Tirei uma pontuação boa e devo não ficar desempregada, mas estarei do lado das que vão ficar sem seu emprego.E não se preocupem que eu não vou nunca ceder e nem ser manipulada por aquela nova secretária da educação

    1. Débora Freire disse:

      Nao acredito que o Ato Oficial de convocação de um concurso publico possa ser precedido de um simples control V control C. Assim sendo e vendo a atrocidades que temos presenciado nos ultimos dias, nossas cidade está de fato maquiando uma situacao com objetivos isolados. Em que tempos estamos, que teremos de ver apos tanta luta pra estar aprovado em um concurso com tantas exigencias, tantas manobras infortunias estejam sendo aplicadas para beneficiar um pequeno grupo. O edital tem de ser cumprido passo a passo. Os criterios respeitados. Alias respeito e uma coisa que tem de ter nao so com quem fez o concurso, mais tambem com o publico alvo que serāo os mais prejudicados com tantas mudancas trajadas. O que podemos esperar da política se ela se mostra cada dia mais repugnante e pretensa a beneficiar aos seus??? como deveria ser a educacao de uma cidade responsável que almeja aos seus contribuites dignidade e respeito ao próximo ???. A cidade que educa esta brincando de derrotar de vez a visão de uma Cultura de: LEI FICOU PRA SER CUMPRIDA DOA EM QUEM DOER. Para “DAÍ A CÉSAR O QUE É DECESAR E AO DIABO O QUE DO DIABO!!!

      1. Marcos disse:

        Colega, dá a César o que é de César, ao diabo o que é do diabo e a Lossio o que é de Lossio, kkkkkkkkkkkkk…. Pense num homem para criar tantas leis municipais desnecessária foi esse cabra, criou leis para alcança apenas os objetivos dele. Sei que os ” Coelhos” está tbém num cenário meio duvidoso, mas devemos reconhecer que quem tornou Petrolina uma cidade reconhecida mundialmente foram eles, da mesma forma que trouxeram vários pontos turísticos. Fernando Bezerra mesmo foi prefeito de obras audaciosas, então independente de apoiarmos, votarmos ou não, mas temos que reconhecer o sobre nome Coelho, das duas facções: Fernando Bezerra e Osvaldo Coelho. Aí chegam esses preás querendo ser Coelho, eles deviam se envergonhar e eternamente respeitá-los. Atualmente tenho nojo dessa política baixa daqui,os Coelhos construíram e os preás querem destruir.
        Fora Lóssio, Fora coronel, renovação já naquela Secretaria de Educação.

  27. Esperando a convocação disse:

    Eles vão fazer retificação do anexo e pronto!
    Ontem fui até a prefeitura pegar minha carta de convocação e lá era bem claro! Certificado de conclusão de curso de pedagogia, documento necessário para se apresentar no ato da posse. Então, mais uma falha de tantas feitas pela Facape e prefeitura em concursos públicos, não foi a primeira e nem será a última.
    Quanto aos processos que irão sofrer alguém da SEDUC disse que não se importam, que tem advogados competentes para defender a prefeitura.

  28. Carla disse:

    Realmente eles não tem medo de processos mesmo não, pois sempre o prefeito Lóssio dá um jeitinho de resolver a situação, se ele tivesse medo não teria tantos processos. Esse foi o prefeito que o povo, a população mais abriu processo e em todos o Lossio ganhou… gente isso é no mínimo estranho aos olhos de quem realmente é um pouquinho politizado! Olhe o que o povo da SEDUC diz a respeito dos processos que a prefeitura tem: A prefeitura tem advogados competentes para nos defender… Viu Carlos Britto como elas são metidas a jumentas e dão coices em todo mundo?! Desaforadas!!!

  29. Liliane Melo disse:

    Qual o link dessa lista de convocados?

  30. maria helena disse:

    BOA TARDE GOSTARIA DE SABER SE TEM ALGUM CONCURSANDO QUE FICOU CLASSIFICADO EM QUALQUER COLOCAÇÃO ESTÃO ENTRANDO NA JUSTIÇA, POR FAVOR MIM DER UMA RESPOSTA QUEM SOUBER, FICO, GRATA , CARAS COLEGAS. Helena

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários