Poeta e cantador petrolinense Aldy Carvalho lança novo single nas plataformas digitais

0
Foto: divulgação

O cantador, violeiro, poeta e cordelista pernambucano Aldy Carvalho  está sempre com sua oficina de criação artística  fumaçando. Natural de Petrolina e radicado em São Paulo, ‘3²’ foi lançado oficialmente na última sexta-feira (23) no programa de TV Ceará DiVerso, da TV Verde Vale de Juazeiro do Norte (CE), e fará parte de EP que Aldy lançará em breve nas mídias digitais.

Gravada no Pro-Studio SP com produção de Cássio Martin e Lenir  do Vale Carvalho, tem na ficha técnica: Aldy Carvalho (violão e voz); Tony Marshall (violão e arranjos); Tapioca (baixo); JB (zabumba, triângulo, bloco sonoro); e Olivinho (acordeon). “É uma música  dançante com harmonias bem características, que caem no gosto popular com a nossa essência verdadeira, e  nos remete ao xote e ao baião. Uma canção alegre  que mantém  suas peculiaridades na linha Gonzagueana, com toda alegria em tempos de reclusão social”, observa o compositor.

Desde que se mudou para São Paulo nos anos 80, Aldy fez um pacto para realizar seus sonhos através da arte, sem perder as raízes com o universo sertanejo e com as águas do Rio São Francisco, onde pescou e se banhou bastante na infância.

A versatilidade e o trânsito livre nos campos da música e literatura, há anos, asfaltam a trajetória artística do poeta e cantador que carrega na bagagem trabalhos primorosos a exemplo de ‘Redemoinho’ (LP de1984 e CD de 2000), ‘Alforje’ (2011), Cantos d’Algibeira (2014) e SerTão Andante (2018), além de música original para o filme/documentário Memórias da Boca, (São Paulo, 2015); e da música original para o filme Danças e Cantigas do Sertão, do diretor Luciano Peixinho (de Petrolina).

Na bagagem literária, Aldy assina livros de diversos estilos como o de contos ‘Memórias de Alforje: 5 Contos do Cantador’, e os cordéis ‘A História das Copas do Mundo em Cordel’ (produção coletiva), ‘A Ganância de um Preguiçoso’ e ‘No Reino dos Imbuzeiros’ – este último premiado em concurso nacional do Ministério da Cultura. Em parceria com o poeta João Gomes de Sá publicou o livro, ‘Via Sacra, O Caminho da Luz’ – também em cordel. Seu poema\música ‘Giralume’ foi inserido na obra Língua Portuguesa, Geografia e História, 4º Ano, Global Editora, 2016.

Menção Honrosa

Além disso, o poeta recebeu Menção Honrosa no 21º Concurso de Contos Paulo Leminski (2010), com ‘José e Chico: os dois vaqueiros’ e no 25º Concurso de Contos Paulo Leminski (2014) com ‘A Peleja (Memórias de alforje)’.

Além do EP a ser lançado em breve, Aldy revela que está no prelo, a ser lançado pela Editora Nova Alexandria (São Paulo), o livro ‘O Cavaleiro das Léguas’, em verso com a cantiga de mesmo nome e partitura ao final, com QRCode para o leitor  ouvir a música. Também está pronto e será lançado no segundo semestre de 2021 o seu mais recente Cordel, ‘O Menino Encantado’.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome

20 − quinze =