Ex-secretário Plinio Amorim: “Petrolina merece respeito”

por Carlos Britto // 13 de julho de 2012 às 16:21

O ex-secretário de Educação de Petrolina e Juazeiro, professor Plinio Amorim, considerou desrespeitosas as últimas declarações do prefeito Júlio Lóssio (PMDB), o qual chamou o governador de “Reizinho” e fez outras duras críticas.

Leiam o seu artigo enviado ao Blog:

Petrolina merece respeito

Causou insegurança a forma irresponsável e debochada com que o prefeito Júlio Lóssio tratou o governador Eduardo Campos em artigo escrito para um Blog do Recife.

Prefeito e governador representam as autoridades maiores em suas esferas de poder. Independente de opção partidária, é dever da autoridade zelar pela dignidade do cargo que ocupa.

O prefeito, ao agredir com grosserias o governador Eduardo Campos, não soube honrar a tradição de civilidade que fez dos governantes e líderes políticos de Petrolina serem respeitados no plano estadual e nacional.

O momento de crescimento econômico e social que vive Pernambuco, a partir da gestão Eduardo Campos, exige, mais do que nunca, a união entre as autoridades do Poder Municipal e Estadual.

O tratamento respeitoso, antes de ser qualificado como um ato de subserviência, reflete um compromisso solidário e maior com o bem comum.

O ex-governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, acaba de dar um exemplo de civilidade ao reconhecer no seu adversário de recente pleito eleitoral, Eduardo Campos, a figura de líder maior do Estado.

O que Petrolina tem a ganhar com a figura de um prefeito fanfarrão e debochado, que se acha no direito de quebrar o protocolo da civilidade e agredir a figura de um governador de Estado?

Divergir em torno de ideias e propostas é uma prática democrática e que deve ser incentivada. Agredir de forma chula e desrespeitosa é uma prática que não faz parte do jeito de ser petrolinense.

Todos nós sabemos a forma de se comportar e trabalhar do governador Eduardo Campos que, independente de picuinhas partidárias, tanto está fazendo pela nossa cidade e região. O reconhecimento e aprovação à forma de governar de Eduardo Campos foram confirmados por 89,7% dos eleitores de Petrolina no último pleito.

Petrolina precisa de união para garantir novas conquistas para o bem do seu povo.

Sr. Prefeito, Petrolina merece respeito.

Plínio Amorim/Professor universitário, ex-secretário de Educação de Petrolina e Juazeiro

Ex-secretário Plinio Amorim: “Petrolina merece respeito”

  1. Marcos disse:

    Plinio sempre do lado dos mais ricos! abandonou Odacy, que sempre foi fiel a ele, e o principal responsavel por seu crescimento, para Fernando Bezerra.

    1. Pedro Souza disse:

      Fiel? Vc sabe o que é fidelidade?
      Fica na tua! Vc não sabe de nada.
      Odacy não é (ninguém na terra é), o santo que tenta ser.

      1. Esperança disse:

        Pedro Sousa, eu é que pergunto, o que voce é? chamar Odacy de ninguem, significa dizer que voce é 20 milhões de vezes niguem do que ele. Alguem que se juga como voce se jugou, não tem censo algum. Meu irmanzinho, todos nos somos iguais independente de poderes aquisitivo ou quais quer que seja, todos nós tevemos a oportunidade dada por Deus de nascer-mos e viver, mais todos nós só temos um destino no final, que é a morte. Então para quer querer-mos jugar tanto os outros.
        Um grande abraço para todos que postaram comentarios neste noticiário e pense nisso!!!

    2. Naja disse:

      Levei muita carreira dele quando o mesmo era gerente do Centro da Juventude… só porque agente pulava o muro para tomar banho na piscina…kkkk

      1. Naja disse:

        isso nos anos 86, 87, são tantas lembranças de guri, mas ele nunca me pegou, outros não tiveram a mesma sorte kkkk.

    3. João José disse:

      Interessante, ao mesmo tempo que ele pede respeite ele desrespeita o prefeito dizendo “um prefeito fanfarrão e debochado”. Foi no mínimo contraditório.

      1. Maria disse:

        Mas é como o prefeito está se colocando: como um fanfarrão e debochado, indigno de estar numa posição de prefeito. Ele tem muito o que aprender!
        Que vergonha sr. júlio lóssio! (está no minúsculo mesmo para mostrar o quanto é pequeno)

  2. Cidadã disse:

    Parabéns Prof. Plínio. Belas palavras que representam muito bem a indignação de muitos petrolinenses e de cidadãos que, mesmo de outras cidades, adotaram Petrolina como cidade de origem. Além de sábias palavras, muito bem foi colocada a questão apartidária que se impõe nas relações de respeito, também com os cidadãos de um modo geral, que também muito deixa a desejar.

    1. João José disse:

      “apartidária” kkkkkkkkkkkkkkkk, essa foi boa, mereceu o prêmio pela a piada do dia.

      1. Maria disse:

        As Instituições e hierarquia tem que ser respeitadas, as leis tem que ser respeitada, doa em que doer e o sr. júlio lóssio não está acima disso não!

        1. Josy disse:

          Por favor! Tenha dó! Não acredito que exista gente nesse mundo que dê crédito a esse tipo de gente. Gente que abre a boca pra falar besteira e esquece de pôr a mão na massa. Dona Maria, acho que a Sra. acharia coisa melhor pra fazer que ficar defendendo esse bando de demagogo barato.

  3. Gerson disse:

    Porra Plínio!! Concordo com você que não se deve tratar um governador ou quem quer que seja dessa maneira. Mas você vim aqui dizer; “Eduardo Campos que, independente de picuinhas partidárias, tanto está fazendo pela nossa cidade e região.” , é de uma “partidariedade” desmedida. Todos sabem de esforços do atual governo em embagar algumas benfeitorias para cidade de Petrolina, como por exemplo uma UPA.

    1. josy disse:

      Concordo com vc Gerson. Esses dias mesmo, vi uma palhaçada, a câmara de vereadores reclamando do prefeito, pois ele teve de entrar com uma petição na Justiça para poder viajar. A Justiça além de dar o direito de viajar, pediu que a câmara se explicasse, o por que de não autorizarem. O que a câmara fez?! Falou a um jornal daquí que se sentia injustiçada. Disse ainda, que o prefeito nao enviu com antecedência o pedido, afinal, estavam muito ocupados para dar uma autorizaçãozinha. Ora bolas, injustiça é o que a gente recebe todos os dias que olhamos pra Tv e vemos a baixaria que a política é. O povo sabe viu! O povo não é mais cego! Enquanto vocês jogam suas demagogias ao vento, nós anotamos tudo para cobrarmos depois.

    2. João José disse:

      Parabéns Gerson, não tenho nada a acrescentar, você disse tudo.

    3. Maria disse:

      A UPAe está perto de ser inaugurada, você não lê as notícias não?

  4. JOSE ANTUNES disse:

    Se prefeito e governador representam as autoridades maiores em suas esferas de poder, por que o Sr. Plínio rotula o prefeito Júlio Lóssio de fanfarrão e debochado? Isso é falta de educação e respeito.

  5. herbety matos, disse:

    valeu professor. é isso ai mesmo.

  6. amaury disse:

    Professor Plínio,o sr.tem brilho próprio.Não tem a necessidade de se portar dessa forma a favor ou contra a quem quer que seja.Continuo sendo seu admirador.

  7. Roberto Carlos disse:

    Eu até que tinha uma admiração pelo ex secretário, mas depois desta materia fiquei decepcionado, defender o Governador é um direito agora querer tapá o sol com peneira ai é danado, a não ser que o Plinio não more aqui na região, Gerson falou só da UPA e grande COMPESA como fica? acho que o prefeito ainda foi bonzeinho chamando de Reizinho

  8. josy disse:

    Concordo com vc Gerson. Esses dias mesmo, vi uma palhaçada, a câmara de vereadores reclamando do prefeito, pois ele teve de entrar com uma petição na justiça para poder viajar. A justiça além de dar o direito de viajar, pediu que a câmara se explicasse, o por que de não autorizarem. O que a câmara fez?! Falou a um jornal daquí que se sentia injustiçada. Disse ainda, que o prefeito nao enviu com antecedência o pedido, afinal, estavam muito ocupados para dar uma autorização. Ora bolas, vejo o que o prefeito faz, ele é bom sim, ele só precisa de apoio, é um grande homem que sempre embargaram.

  9. IVAN MENDES disse:

    Concordo plenamente com o professor Plínio esse prefeito quer ser o Hugo Chavez tupiniquim, chega a ser ridículo.
    Ei amigo Gerson o governador está construindo em Petrolina a maior UPA do estado de Pernambuco, é logo alí vizinho ao Centro Social Urbano, ´vai lá dar uma olhadinha.

    1. ana disse:

      Professor concordo com o senhor sem tirar uma virgula. Fique tranquilo porque as críticas sempre aparecem por parte dos hipócritas que não trabalhão, vivendo das migalhas deste prefeito. Pucha sacos! Seus dias estão contados. até outubro, para chorem a perda do peito.

  10. Assim não disse:

    Plínio, sabio homem, pessoa referencia e ogulho do nosso vale. mais, nesse assunto não entre, pois é de uma insustentabilidade sem tamanho, não duvido amanhã que Júlio esteja abraçado com Eduardo em um palanque, TEMOS O EXEMPLO AQUI, QUEM IMAGINAVA GONZAGA PATRIOTA NO PALAQUE DE COELHO. Meu caro, na politica não existe respeito mesmo,mais sim conviniencia, quem era inimigo agora é amigo! Sua observação é a mesma de quem se mete em briga de marido e mulher. sai dessa!

    1. "justiça seja feita" disse:

      POXA VIDA! VOCÊ FALOU EXATAMENTE O QUE EU PRETENDIA DIZER AO SR. PLÍNIO AMORIM. A POLÍTICA FUNCIONA POR CONVENIÊNCIA.AGORA,QUE O PREFEITO ESTÁ SE ACHANDO,ISSO ESTÁ.SERÁ QUE ELE CONTINUA NA ENGANAÇÃO QUE SERÁ REELEITO? AGORA TE DIGO AINDA MAIS, EU AINDA VEJO NUM FUTURO PROXIMO: JULIO.EDUARDO,GONZAGA ,COELHOS E ETC., TODOS EM UM SÓ PALANQUE.
      “ISSO É BRASIL MEU CAMARADA”

  11. luisa disse:

    Como e facil achar culpados

    Essa farsa de Julio Lost ta começando a ruir.
    Como sabe atirar em tudo que se move. E a própria palmatoria do mundo.
    Quero e ver quando ele tiver que ser exposto no guia, pra explicar suas ações. Quero e ver quando ele tiver que dizer o que fez dos seus 4 anos de governo na televisão eim?
    Será que vai culpar sempre os outros? E Eduardo e Fernando e Odacy.
    Po será a que esse cara não se enxerga nunca.
    Não tem o famoso SIMANCOL de saber que Petrolina não fui construída em 4 anos.
    Se aqui era tão ruim antes dele o que veio fazer aqui ???
    Por que não ficou lá pras terras do Ceara?

  12. Luiz disse:

    Parabens professor. Esse Julio Lossio nao perde uma oportunidade de ficar calado. Eduardo nas ultimas eleiçoes foi o mais bem votado (89%), ja julio lossio, nao ganha mais uma eleição.

    Ta achando que vai me enrolar com essa história de Viva Petrolina e Novo Shopping (INVESTIMENTO PARTICULAR). PENSE NUM PREFEITO FRACO ESSE. Nao aguento mais ouvi falar nesse nova semente(SÓ TEM ISSO PRA FALAR)

    1. falasério! disse:

      Enquanto você que é da cidade não dá valor ao Nova Semente, o nosso prefeito está em Portugal como convidado para falar sobre o projeto.

      1. maria disse:

        o projeto não autoria do prefeito, mais sim da irmã dourado. vc não sabe .pricisa se informa da verdade.sim irmã estive viva era outra administração dela competença. já mais estava nessa bagunça.ela nunca pedi nada em troca as mães pagar taxas, ajuda que ela tinha vinha dos irmões da italia, outros pais.tudo foi contruido ali ,não foi dá prefeitura.de petrolina.agora o prefeito quer ganha em cima do projeto outra pessoa isso muito feio porque deus sabe todas coisas a verdade.

  13. nina disse:

    Jarbas reconheceu foi?
    Estou esperando esse crescimento econômico e social!!!!!

  14. ANTONIO NUNES disse:

    PLÍNIO, AO TRATAR O PREFEITO COM PALAVRAS DESELEGANTES VOCÊ SE COLOCA NO MESMO PATAMAR.

  15. deomiro alves disse:

    OLHA AÍ O PROFESSOR PLINIO SERVINDO DE RECADEIRO DO PSB

  16. Bom senso... disse:

    É a política ex-secretário !
    Por favor, para de insultar a inteligência alheia…Uma democracia eleitoreira como a nossa vc vem falar de respeito !!!!!!!!!! Tá morando onde ? na Suiça ??????????

  17. Maria disse:

    Ex- secretário Plinio Amorim como é que um governador que teve envolvimento com precatórios no governo de Miguel Arraes merece respeito deixemos hipocrisia.

  18. Pacato cidadão disse:

    Foi falando o que não devia e também de sapato alto,quando
    chegou a 67%, que Gonzaga ruiu e caiu para Júlio em 2008.
    Agora, em 2012, em situação idêntica,o prefeito começa a cometer
    os mesmos erros. Marqueteiros não apagam falas ditas fora da
    cartilha.

  19. Façam o que eu digo... disse:

    Admiro Plínio há muitos anos e reconheço nele uma ótima pessoa. Mas ele prega a necessidade de respeito entre as autoridades e qualifica o prefeito de fanfarrão e debochado. Se ele questiona a falta de respeito, também deveria respeitar. Plínio, por favor, não empreste o seu bom nome para politicagem, tem muita gente ao seu lado que poderia fazer esse papel pequeno.

  20. Etelvino Lins disse:

    O Prof. Plínio perdeu uma boa oportunidade. Ele fala que o texto gerou “insegurança”. Para quem? Insegurança é ver que o “pacto pela vida” já não produz os mesmos resultados.
    Insegurança é ver todo o dinheiro de investimento do estado indo para a região metropolitana.
    Insegurança é nossa delegacia central entregue às moscas.
    insegurança é a rodoviária, humilhante para quem lá trafega.
    Insegurança é a compesa que continua a humilhar e desrespeitar toda a população do Petrolina, ao tempo que arrecada milhões.
    O prefeito nada mais fez do que manter a sua coerência com a postura apresentada até agora, de desafiar o governador a realmente fazer algo por Petrolina.

  21. robson amorim disse:

    Professor Prinio Amorim abandonou o homem que mais ajudou ele Odacy Amorim, na hora que Odacy precisava da família alguns dele caíram fora, mais o povo vai dar o troco.

  22. Um Petrolinense disse:

    Em uma coisa concordo com Plinio. Petrolina merece respeito sim. Merece que o governador tenha mais respeito com seu povo e com sua gente. Nunca fez nada por nossa cidade. Só por fazer parte do grupo de oposição ao prefeito Julio Lossio, esquece petrolina e ainda faz de tudo pra que as coisas nao acontecam por aqui. Como, por exemplo, o recurso para UPA que foi devolvido e que se não fosse o prefeito para ir atras junto ao GOV FEDERAL, estariamos sem mais esse beneficio. Sem falar na COMPESA, que o nobre governador insiste em dizer que faz um bom trabalho em Petrolina, quando mais de 80% da população nao aprova.

  23. Detetive secreto disse:

    Figuras como Fernando Bezerra e Odacy não andam perdendo a linha ética. Nos bastidores podem até diz coisas terríveis em desabafo, publicamente eles são recatados, preservam sempre o respeito aos cargos. Esta tática de rasgar a roupa no meio da rua pra ganhar noriedade é totalmente equivocado, principalmente quando se ocupa um cargo público. A liturgia do cargo não permite postura menor.
    É bom lembrar de que, porque se trata de momento de campanha, não se permite tudo. O povão hoje tende a repudiar o rasga roupa no meio da rua. E quando isto parte de autoridades causa uma certa indignidade nas pessoas. Pensem nisto!

  24. Detetive secreto disse:

    corrigindo:
    noridade = notoriedade
    indignidade = indignação

  25. ESTAMOS DE OLGOS BEM ABERTOS disse:

    ESSA POLÍTCA AGRESSIVA É COISA DO PASSADO,NÓS QUEREMOS AGORA É TRABALHO E A PREFEITURA MOSTRE PRA QUE VEIO,PORQUE SÓ MOSTRAR TRABALHO EM ANO DE ELEIÇÃO TAMBÉM NÃO NOS CONVENCE POIS SOMOS UM POVO SÁBIO.

    1. nina disse:

      4-1=3 anos de descaso; não justifica isso. Apoia quem não sabe fazer conta…Como não gosto disso e sei contar….

  26. Tsts disse:

    Tenha Educacao e respeito pelo prefeito. Afinal ‘e a maior autoridade do município.

  27. Nilo Manoel de Sá disse:

    Todos os Governos demográticos e honestos são constituidos sob um modelo divinos, pois Deus instituiu o lívre-arbitrio para conceder às pessoas a liberdade de escolha. O Sr. Prefeito de Petrolina foi eleito através das prerrogativas desse sistema. É dever de um governante dessa magnitude fazer jus ao respeito e admiração que são inerentes ao cargo que ocupa.
    A intervenção do professor Plínio é bastante oportuna, pois o executivo municipal de nossa cidade aparece sempre como o Dr. “Aurélio”.
    A humildade e o respeito é sempre uma virtude que todos podemos desenvolve-la.
    Parabéns professor Plínio.

  28. observador disse:

    Fiquei triste por vc ter feito a escolha de ficar com Fernandinho, é deixar Odacy Amorim , que sempre foi fiel a vc afinal foi ele que te descobriu para te indicar na Educação e de repente vc deixou ele de lado mas tudo bem , tudo passa, veja Gonzaga e Fernando era Água e Fogo não estão junto. Lembre se que Odacy Amorim foi o responsável por seu crescimento, mesmo sabendo de sua competência.

  29. GDA disse:

    prof. eu sou pro. do municipio de petrolina mais não voto no seu candidato fbcf. meu voto é de Odacy seu primo, que era a onde vc divia está. mais o denheiro vala mais.

    1. Simone Almeida disse:

      Vc “GDA”, que escreve RUIM desse jeito é PROFESSORRRR!!!!!!!!!!!!!??????? Meu Deus… que país é esse? Garanto, que ainda faz greve por um salário melhor. Eu hein…

  30. falasério! disse:

    Sr. EX-secretário, nossa cidade e nosso povo merecem respeito sim. E se agir com civilidade é ser subserviente a um governo que não atende a nossas expectativas, então o prefeito tem o nosso aval para descer a madeira.

  31. JOÃO disse:

    QUEM OUVI AS RÁDIOS LOCAIS , SABE QUE O PREFEITO DE PETROLINA É CHEGANDO A IRÔNIA , DEBOCHE , É UM TREMENDO BARRAQUEIRO . DEMAGÔGO E EXTREMAMENTE CÍNICO .

  32. Petrolina disse:

    Vlw Professor Plínio.
    Admiro muito Plínio e acho ele uma pessoa maravilhosa. Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar.

  33. PROF. UOSTON LUIZ DE SOUZA disse:

    CARO AMIGO PLINIO.

    Você foi, é, e sempre será um grande líder de uma comunidade acadêmica pensante,culta e intelectual que forma A UNIVERSIDADE DEPERNAMBUCO campus Petrolina. Quem te conhece como eu te conheço sabe e avalia com maior independência e precisão as suas criticas veladas!. Por isto que vivemos e cultuamos a liberdade de expressão.
    O que você escreveu milhares e milhares de outras pessoas gostariam de fazer o mesmo. Um abraço, irmão.

  34. Andressa disse:

    ISSO É INVEJA PORQUE A EDUCAÇÃO EM PETROLINA HOJE CONTA COM LOUSA DIGITAL NAS SALAS DE AULA, ALUNOS COM NETBOOKS, LANCHA ESCOLAR, LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA ETC. PLINIO, PETROLINA NÃO QUER VOLTAR ATRÁS!

  35. João disse:

    SE PLINIO FOSSE BOM MESMO ESTARIA EM BRASILIA NO MINISTERIO DA EDUCAÇÃO.

  36. Mário disse:

    PLINIO, POR QUE VOCÊ NÃO ACEITOU O CONVITE DE JULIO LOSSIO PARA SER SECRETARIO DE EDUCACAO?

  37. Simone Almeida disse:

    Parabéns Plínio! Esse prefeito pré-fabricado (Júlio Lóssio), tem que voltar pro consultório dele, de onde, ele nunca deveria ter saído. Acabou com nossa cidade. Petrolina tá passando por coisas (destruição) que nunca havia passado antes. As praças e canteiros só tem bares e restaurantes de 5ª categoria, sem a mínima condição de higiene e “enfeiando” ainda mais a cidade. CAI FORA, JÚLIO LÓSSIO!!!!!

  38. Franco Cardoso disse:

    Tão tudo com dor de cotovelo !
    Já sabem que vão ter que esperar mais quatro anos !
    Outra coisa, vê se se unem, senão vão perder pro cadidato que Dr. Júlio indicar,certo?
    Queremos Dr. Júlio é como governador do estado de Pernambuco, pois a sua capacidade é ímpar, e os seus projetos são futuristas, com uma visão de melhora e perspectiva de vida qualitativa.
    Sinto muito, mais essa vocês já perderam, e não adianta ficar colocando matérias sensacionalistas: A IMAGEM DE DR. JULIO É BLINDADA,LEVE,SOLTA E DIGNA !

    Até 2016,..se unam viu, lembrem-se disso, vou falar novamente:
    SE UNAM ,…SE UNAM,…SE UNAM…ATÉ. 2016!

  39. MARA disse:

    A quem interessar possa:
    Petrolina não foi a única beneficiada por essa verba federal para educação. O seu prefeito Sr. Lóssio, não fez mais que sua obrigação. Esta verba foi destinada para modernizaçõa das escolas em todo país, é um projeto nacional. Ele não está inovando nada, caso ele não destine a verba para educação enviada pelo governo, não será beneficiados no próximos projetos.
    Trabalhar com seriedade com o dinheiro dos outros, e sem deboche
    e ironia Sr prefeito. É uma obrigação. O povo não é tão ignorante. Fique ligado. A urna será o seu juizo final.

  40. Débora disse:

    Esta vai pra Andressa, que elogia as superficialidades de Julio Lossio para educação de Petrolina. Acorda garota, que essas maravilhas tecnológicas não substituem um diretor presente. O governo desse prefeito vai deixar como herança a lembrança de uma educação precária, pois essa tal nucleação, em que os diretores são responsáveis por 3 escolas, não traz qualquer benefício, é uma economia que, na verdade, é tiro no pé.

  41. Ana Cristina disse:

    Ah e tem mais o que fez mesmo o governador de PE?, tenho uma irma professora do estado que recebe menos do que eu como contratada do municipio, temos mesmo é que abrir os olhos , eleitores pensem bem ,Plinio um intelectual uma pessoa que acreditavámos entrou nesse jogo é pq deve ser mt bom o lado de lá, os interesses.É professor vc tá perdendo em muito a admiração que tinhamos em vc.

  42. mara disse:

    Sr. prefeito Lúcio A Criatura)
    Nossas escolas estão num desmando que faz dó, isso com uma diretora presente em cada escola. Imagino o futuro dessas crianças numa educação que se diz modernizada (nucleação). Só faltava inventar mais essa. É o jeitinho do político desonesto desviar verba. Nenhum professor em sã consciência é favorável a essa falta de espaço para quem já é tão mal remunerado.
    Com o nosso futuro Secretário Plínio Amorim, tenham certeza, cada escola terá o seu diretor.
    A urna será seu juízo final.

  43. Petrolinense disse:

    Professor Plinio Amorim. Parabens pelo seu comentario, vc tem luz propria, tem raizes profundas, pode falar, é uma pessoa humilde, e tem argomento para fazer qualquer comentário. Voce segue o exemplo de seu avô que foi vereador sem receber salario. Você tomou o caminho certo, Odacy, traiu FBC, que o colocou no mundo Politico, e hoje esta falando mal do mesmo.Este Prefeito que aí esta, que caiu de para-quedas, é fanfarão com o dinheiro do pobre, é debochador, é teatrologo, (quem esteve na abertura da FENAGRE, viu a palhaçada que o mesmo fez, foi mas teatro do que uma saudação aos visitantes). Vendeu os terrenos nobre de Petrolina, e só não vendeu o Estadio Paulo Coêlho, por intervensão da Camara de Vereadores. Cadê a ARENA multuso. Prefeitinho seus dias estão contados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *