Plano de navegabilidade do Rio São Francisco será apresentado ao ministro dos Transportes nesta quarta

0

Secretário-Carlos-Costa-e-Ministro-dos-Transporte-Carlos-Costa-300x336_300x336Uma comissão de empresários e representantes dos Governos da Bahia e Minas Gerais, liderada pelo secretário extraordinário da Indústria Naval e Portuária do governo baiano, Carlos Costa (SEINP), apresentará nesta quarta (12) em Brasília, ao ministro dos Transportes, César Borges, os resultados obtidos num workshop sobre o Plano Hidroviário Estratégico (PHE), realizado recentemente em Juazeiro e que tratou das questões referentes à navegabilidade da Hidrovia do Rio São Francisco.

De acordo com Costa, a intenção é duplicar as estradas, fazendo um acesso direto das cidades de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras, a Ibotirama, seguindo através da hidrovia até o Porto de Juazeiro.

Essa logística, segundo ele, será capaz de transportar 5 milhões de toneladas/ano de milho, farelo de soja, caroço de algodão, assim como insumos básicos para as indústrias situadas na Região Nordeste. “Isso quer dizer que estamos tirando de circulação 150 mil carretas/ano. O objetivo da ação é diminuir o frete por tonelada e os impactos ambientais trazidos pela circulação dos caminhões”, destacou o secretário, ressaltando que a orientação é do governador Jaques Wagner. O PHE é um documento que contempla as medidas necessárias para ampliar a participação do modal hidroviário para o Rio São Francisco na matriz de transporte brasileira. (Fonte/foto: SEINP-BA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome