Petrolina tem cobertura em Saúde da Família maior que Recife e Caruaru, segundo prefeitura

9

posto de saúde Loteamento_640x480Mesmo com as denúncias envolvendo as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Petrolina – como a falta de médicos, materiais de limpeza e até receituários -, a Secretaria municipal de Saúde divulgou hoje (14), durante audiência pública para apresentação dos indicadores estaduais do ‘Pacto pela Saúde’, que o município tem uma cobertura em Saúde da Família maior do que as cidades do Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes e também de Caruaru, sede da 2ª Macrorregião do Estado.

De acordo com a diretora de Atenção Básica à Saúde, Sátira Cavalcanti, o programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF) tem como objetivo estabelecer vínculos entre a equipe e seus usuários. No entanto, o atendimento médico nem existe em algumas unidades, a exemplo do bairro Rio Corrente, que estaria sem esse profissional há três meses.

“O modelo de ESF busca favorecer a aproximação da unidade de saúde com as famílias, promover o acesso aos serviços, dar continuidade ao cuidado e aumentar, por meio da corresponsabilização da atenção, a capacidade de resolutividade dos problemas de saúde mais comuns, produzindo maior impacto na situação de saúde local”, declara.

A Saúde da Família é entendida como uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais nas UBS. Estas equipes são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias e atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.

9 COMENTÁRIOS

  1. PAGOU QUANTO PARA FALAR ESSA MENTIRA? EITA PETROLINA QUE SÓ CONTA VANTAGEM. SÓ ENGANAM OS BESTAS. SE MOSTRASSE A REALIDADE PETROLINA SERIA A PIOR NO MUNDO. COM ESSE PREFEITO QUE NÃO FAZ NADA E ESSA TAL SECRETARIA DEU CERTO. EITA CASAL PERFEITO. IMAGINE ISSO COMO GOVERNADOR? QUE DEUS NOS LIVRE. AMÉM.

  2. O Ministério da Saúde avalia pelos dados que a prefeitura manda. E a prefeitura de Petrolina falsifica dados e manda. Por isso que está tão bem na fita, Mas a realidade é outra, bem diferente. Quem quiser confirmar é só visitar uma unidade de saúde de petrolina e vai ver que isso é verdade.

  3. Talvez tenha mesmo, mas não funcionando como se deve, e sim todos aos trancos e barrancos. Este mesmo da foto é do Loteamento Recife onde não tem dentista há muito tempo e quando tem não funciona como reza o programa que é com carga horaria de oito horas DIÀRIAS e não semanal como acontecia antes quando tinha uma .A profissional só atendia dois dias na semana e em um só turno. Desse jeito pode-se ter várias equipes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome