Petrolina sediará 8° Seminário internacional da Manga do Vale do São Francisco

3

9 - Logomarca Mango BoardO Vale do São Francisco vai sediar mais uma vez, nesta quarta (23) e quinta-feira (24), o 8° Workshop da instituição americana National Mango Board (NMB), em parceria com a Valexport. O evento, que acontecerá no Quality Hotel (orla 2), começa às 8h30 nas salas Cabernet e Sauvignon e é direcionado à cadeia produtiva da manga, incluindo produtores (pequenos, médios e grandes), exportadores, instituições, associações, cooperativas e prestadores de serviço.

A NMB, organização responsável pelo programa de marketing do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, trabalha com o objetivo de aumentar o consumo de manga fresca neste país, investindo em promoção e pesquisas voltadas para o setor, com o intuito de expandir o mercado.

Durante todo o dia – incluindo almoço oferecido pela NMB – representantes de várias entidades, a exemplo da Valexport, Embrapa e consultores do Inifap e LLC (México), vão interagir com o público, buscando a melhor abordagem para o gerenciamento de fatores que afetam a qualidade e a consistência das frutas frescas, visando a melhorias de produção e mercado. Logo na abertura o diretor de Marketing da Valexport, Caio Coelho, e a diretora de Relações Setoriais da NMB, Kristine Concepcion, darão as boas vindas aos participantes.

Em seguida, Kristine e o diretor de Pesquisa da NMB, Leonardo Ortega, falam da promoção da manga nos Estados Unidos. O pesquisador em pós-colheita e segurança alimentar do Inifap México, Jorge Osuna, apresentará, às 9h45, uma palestra sobre danos ocasionados pelo resfriamento do fruto nas principais variedades de mangas comercializadas nos EUA.

Após um breve coffee break, o público poderá conferir também com Jorge Osuna o tema: Danos ocasionados pelo tratamento quarentenário das mangas em água quente (tratamento hidrotérmico).

No início da tarde (14h), o workshop promete chamar a atenção para o tema ‘Gestão de floração da mangueira nas variedades Ataulfo e Tommy Atkins’, que será apresentado pela consultora do Inifap, Maria Hilda Perez Barraza. Na sequência, ela também falará sobre Partenocarpia em mangas Ataulfo – possíveis causas e técnicas para reduzir a sua presença. Encerrando a programação técnica, a pesquisadora da Embrapa Semiárido, Beatriz Jordão Paranhos, ministra a palestra ‘Estratégias para o manejo integrado de Moscas-das-Frutas no Vale do São Francisco’. Em seguida o gerente executivo da Valexport, Tássio Lustoza, finaliza o evento juntamente com a diretora de Relações Setoriais da NMB.

Abertura

A programação da quinta-feira começa às 8h30 na Sala Cabernet, com o minicurso sobre capacitação técnica em Segurança Alimentar. Com espaço para 50 participantes, o evento será ministrado pelo especialista em Ciências dos Alimentos e Segurança Alimentar do LLC/México, Sergio Nieto Montenegro, e deverá ser concluído até às 12h30. Também no mesmo horário será oferecido na sala Sauvignon outro minicurso, ‘Interpretação de análise de solo e recomendação de adubação’, com o instrutor Magnus Deon. Ele é pesquisador da Embrapa Semiárido e especialista em fertilidade do solo e adubação. (Fonte: CLAS Comunicação)

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome