Petrolina sedia evento que discute fortalecimento da Rede PEBA

0
Foto: Nayara Sales/ Divulgação

Petrolina foi sede entre esta quinta e sexta-feira (24) da 1ª Oficina para fortalecimento da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA). De acordo com a secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque, trata-se de um projeto pioneiro do Ministério da Saúde, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde.

Magnilde explica que o projeto é importante para a cidade porque busca equacionar recursos, fazer um retrato da região e pensar políticas públicas que atendam às necessidades da população petrolinense. “É um trabalho que servirá de modelo para o Brasil inteiro. A ideia do projeto não é estabelecer como as coisas devem funcionar, mas construir caminhos em conjunto com os municípios e a partir dessas discussões, formular diretrizes para a regionalização”, afirma.

O projeto prevê a assessoria aos municípios que compõem a macrorregião de saúde para potencializar o protagonismo municipal no processo de construção do planejamento regional da Rede de Atenção à Saúde. A assessoria se dará pela atuação de técnicos junto aos municípios que compõem a Rede PEBA até o final de 2020. O projeto atuará em seis macrorregiões de Saúde – sendo uma nas regiões Norte, Sul, Sudeste e Centro-Oeste e duas no Nordeste.

DEIXE UMA RESPOSTA

Comentar
Seu nome