Petrolina ratifica compromisso com idosos em mais uma conferência municipal

por Carlos Britto // 01 de junho de 2025 às 18:21

Foto: Ayrton Latapiat/Ascom PMP

Com o tema ‘Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação’, Petrolina realizou nessa semana a 6ª Conferência municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O encontro, que aconteceu no auditório da Facape, reuniu cerca de 200 idosos dos Centros de Convivência, representantes do poder público, sociedade civil e profissionais da área, em um momento de escuta, construção coletiva e reafirmação de compromissos com a dignidade na velhice.

Promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), a conferência teve caráter deliberativo e foi marcada por apresentações culturais, debates em grupos temáticos e eleição de seis delegados que representarão o município na etapa estadual. Com cinco eixos centrais, que incluem financiamento, saúde, proteção, participação e fortalecimento dos conselhos, o evento buscou direcionar ações concretas e urgentes para o envelhecimento saudável, inclusivo e respeitoso.

A abertura foi conduzida com afeto e identidade cultural, com a tradicional ‘Dança da Peneira’, apresentada pelos idosos do Centro de Convivência Mimi Cruz. A programação também contou com apresentações da Associação Social de Acolhimento Dr. Geraldo Coelho/Centro Social Urbano, e do Sesc, refletindo a pluralidade e vitalidade da terceira idade petrolinense. “Participar de um momento como esse é muito importante pra gente. Aqui a gente não só é lembrada, mas tem voz. Estamos ajudando a construir um futuro melhor para todos os idosos da cidade“, afirmou dona Petronila Cordeiro, 75 anos.

Ao final do encontro, a Conferência reforçou a urgência de políticas públicas voltadas à equidade e à cidadania plena das pessoas idosas, com foco na escuta ativa, na participação social e na construção de um futuro que respeite as histórias e os direitos daqueles que abriram caminhos para tantas gerações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários