Petrolina lança sistema digital para monitorar dados da alfabetização

por Carlos Britto // 11 de junho de 2024 às 14:00

Foto: Ascom PMP/SEDUCE divulgação

Por meio de uma live no YouTube, a Prefeitura de Petrolina lançou a plataforma SIMalfa – um sistema digital de migração e monitoramento de dados da alfabetização. De acordo com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE), todos os professores de Língua Portuguesa da rede municipal terão acesso a essa plataforma, que será um instrumento para o diagnóstico anual e contínuo de avaliação de alfabetização.

Durante o ano os docentes irão avaliar os estudantes de 1º a 9º ano, quanto aos níveis de leitura, escrita e alfabetização em cinco momentos distintos. Isso será feito através de avaliações, dando resultados em tempo real para a SEDUCE atuar de maneira pedagógica, identificando os estudantes que tenham dificuldades e informatizando os dados que, anteriormente, estavam no papel para a plataforma digital.

Também será possível a inserção de novos resultados obtidos e migração dos anos e aplicações anteriores. Essa iniciativa irá permitir ações mais rápidas das equipes para ampliar ainda mais os níveis de alfabetização e garantir que todos os estudantes tenham o cuidado e verificação de aprendizagem quanto aos indicadores.

Investimentos

O SIMalfa faz parte dos investimentos da atual gestão na implantação das plataformas digitais e vai garantir resultados em tempo real, diagnóstico por escola e por estudante, e vai promover a alfabetização e a interação com a tecnologia para monitorar o nível de alfabetização, a leitura, escrita e o resultado das produções textuais. De acordo com a pasta, o evento online com a participação de professores, gestores e coordenadores foi um momento rico de trocas para esclarecer dúvidas e conhecer a correta inserção dos dados no sistema, que vai melhorar a migração de dados e o acompanhamento da alfabetização no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Últimos Comentários

  1. O empresário Josival Amorim, mencionado nos comentários do jornalista como estrategista, na verdade puxa o tapete de seu parente, Odacy…