Petrolina inicia cadastro para emissão da Carteira do Idoso

por Carlos Britto // 31 de janeiro de 2009 às 08:00

Começa nesta segunda-feira (03) o cadastro de pessoas com mais de 60 anos para emissão da Carteira do Idoso intermunicipais e deficientes físicos. Só terá direito ao beneficio o idoso com renda individual mensal igual ou inferior a dois salários mínimos e sem meios de comprovação de renda. O Estatuto do Idoso prevê, no sistema de transporte coletivo interestadual ou intermunicipal, a reserva de duas vagas gratuitas por veículo ou desconto de 50% no valor das passagens para as vagas excedidas. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SEDESC) de Petrolina, os idosos que comprovam renda bastam apresentar a Carteira de Trabalho e Previdência Social, com anotações atualizadas, ou contracheque de pagamento ou documento expedido pelo empregador, carnê de contribuição para o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), extrato de pagamento de beneficio ou declaração fornecida pelo INSS ou outro regime de previdência social público ou privado.

Segundo Waldina Vasconcelos, diretora municipal de Benefícios Eventuais, aqueles que não possuem meios de comprovar a renda devem comparecer a SEDESC para solicitar a carteira. Em seguida haverá a inscrição ou revalidação cadastral da família do beneficiado. “O cadastro de quem mora sozinho ou em domicílios coletivos tais como abrigos, casas-lares ou repúblicas, será avaliado da mesma forma como analisamos o de uma família com maior número de integrantes. E  quem tiver acima de 64 anos não precisa mais fazer o cadastro”, explicou. Após o preenchimento das fichas, a Secretaria enviará cadastro para ser avaliado pela Empresa Petrolinense de Trânsito e Transporte Coletivo (EPTTC), e este sendo aprovado, o idoso deve procurar o local que fez o procedimento para ter acesso à carteira.

Documentos Necessários para deficientes:

Xérox do CPF, Carteira de Identidade (dos familiares que residem na mesma casa), comprovante de renda também dos familiares, atestado médico atual com CID, comprovantes de residência, tipo sanguino(fator RH), declaração escolar e 2 fotos 3×4.

Documentos Necessários para idoso entre 60 a 64 anos:

Xérox do CPF, Carteira de Identidade dos familiares, comprovante de residência e renda familiar.

Petrolina inicia cadastro para emissão da Carteira do Idoso

  1. cristina disse:

    pretendo fazer minha carteira,sou deficiente,mais nao sei se ainda dá pra fazer por causa da data,vocês fazem ainda?desde já agradeço a vocês…

  2. Jadson de Souza Nogueira Borges disse:

    Oi meu nome é jadson tenho 31 ano,sou deficiente por causa da tireoide tambem tenho atestado original com o nome cid 03,tem como você mem ajuda-se por favor,tenho segundo grau completo´meu maior sonho é fazer um estagio do inss.

  3. zeneida cavalcanti gomes disse:

    levei uma multa ai em Petrolina no schop e até hoje não consegui resolver e nem consegui a carteira de idoso,peço esclarecimento……pois nasci em 15/10/1946.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.